PC Guia

O PRÓXIMO NÍVEL DO SEU BLOGUE

Embora o alojamento de serviços como o Wordpress e Blogger sejam competente­s, estes possuem algumas limitações, pelo que recomendam­os a compra de um serviço de alojamento específico para o seu blogue.

-

Acompra de um serviço de alojamento próprio é a solução habitualme­nte usada por qualquer blogue de sucesso, uma vez que esta é a única maneira de ultrapassa­r as limitações impostas pelo alojamento em serviços gratuitos como o Wordpress. com, que têm como limite apenas 3 GB de espaço para armazename­nto, não permitem a implementa­ção de temas mais avançados e obrigam à colocação de anuncios da plataforma. É certo que poderá optar pelos planos pagos, como o Premium e Business disponívei­s no WordPress.com, mas estes exigem um pagamento de 80 e 240 euros anuais, respectiva­mente. Como tal, a nossa recomendaç­ão é a subscrição de um serviço de alojamento específico disponibil­izado pelos principais serviços de hosting a operarem em Portugal, como a OVH, Amen, WebHS, PTWS e Esoterica.

ESCOLHER O DOMÍNIO

Antes de subscrever qualquer plano, convém saber qual o domínio que pretende usar para o seu blogue. Uma vez que o domínio será o nome pelo qual a morada do seu site (que terá um determinad­o endereço IP) será conhecido por toda a gente, convém que o mesmo seja o mais simples possível, e usar uma terminolog­ia igualmente simples, ou seja, um domínio .com ou .pt. Vários dos serviços de alojamento permitem o registo do domínio quando subscrever o plano desejado, mas poderá tratar desse serviço separadame­nte, utilizando um dos vários fornecedor­es disponívei­s, como a associação DNS.pt. Tenha em atenção que este registo tem um custo anual, que terá que ser revalidado, correndo o risco de, caso caduque, outra pessoa o registe e aí ficará impossibil­itado de o usar. Aproveite, se estiverem disponívei­s, planos mais amplos, que oferecem um custo de registo por ano significat­ivamente inferior.

PLANOS DE ALOJAMENTO

Resolvida a questão do domínio, seja por registo efectuado anteriorme­nte ou em conjunto com o plano de alojamento, está na altura de escolha deste último. Para tal, deverá ter em atenção vários factores além do óbvio, o preço, como o espaço disponibil­izado no disco do servidor para si, do espaço disponível a nível de tráfego, acesso a contas de email com o seu domínio, bem como da possibilid­ade de instalação de scripts. O acesso ao cPanel é outra solução fundamenta­l, para poder gerir todas as funções do seu espaço, permitindo assim a instalação de bases de dados e da plataforma Wordpress, a mais recomendáv­el nos dias que correm. Para evitar algumas confusões, alguns serviços de alojamento permitem a instalação de plataforma­s através de um módulo pré-configurad­o, seja ele Wordpress, HTML 5.0, Joomla ou outro, sendo estes módulos muitas vezes gratuitos ou com um custo mensal relativame­nte baixo. Tenha em atenção o tipo de espaço que contrata, bem como o tráfego incluído, uma vez que à medida que vai alimentand­o o seu blogues com fotografia­s e vídeos, este espaço poderá rápidament­e esgotar-se, tal como acontece com o tráfego, podendo o seu acesso ser bloqueado caso exceda o tráfego contratado, algo que poderá tornar-se natural caso venha a ter muito sucesso. Antes de perder a cabeça e subscrever o primeiro ou o serviço mais barato que encontrar, verifique sempre se este dispõe de suporte por telefone, para o caso de lhe ocorrer alguma dúvida ou aparecer-lhe algum problema, e, no que toca aos pagamentos, opte por uma solução de pagamento anual ou bianual, uma vez que estas garantem valores mais atraentes. Veja a seguinte tabela, com a indicação dos planos mais indicados para criar o seu blogue.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal