PC Guia

7 DICAS PARA ARRANCAR E GERIR O SEU BLOGUE

Criar um blogue a partir do zero não é pêra doce. É preciso ganhar lastro, credibilid­ade, seguidores, ter sorte e fazer com que algo se torne viral. As redes sociais também estão cá para ajudar. Se já tem o seu blogue criado chegou a altura de saber como

-

Fazer crescer um blogue e fazer a sua gestão é comparável a cuidar de um bonsai. É verdade que estas pequenas árvores japonesas já estão “crescidas” quando nos vêm parar à mão, mas a nossa mestria com a tesoura e com a quantidade de água e Sol que vai apanhar é determinan­te para o seu desenvolvi­mento. Assim é um blogue. Se não o alimentarm­os de forma recorrente, corremos o risco de desaparece­r da Web (o motor de busca Google adora blogues sempre actualizad­os); se não o editarmos da forma certa, folhas amarelas vão crescer: posts sem interesse e que não captam a atenção dos visitantes.

1 ASSUNTO

A primeira coisa a definir muito bem é a temática sobre a qual vai escrever. Faça uma pesquisa pelos principais serviços de blogues para ver exemplos de artigos e temas. Mas pode sempre tudo partir de ideias originais. Por que não um blogue sobre uma actividade que faz todas as semanas, como recuperar mobiliário antigo ou natação? Há sempre os temas mais fáceis, como a tecnologia, a moda ou a culinária. Contudo, tenha em atenção que estes são dos mais esgotados na blogosfera. Crie um blogue original, onde possa colocar conteúdo seu e coisas a que tenha fácil acesso. O título, que muitas vezes correspond­e ao endereço, é outra coisa que vai ter de pensar muito bem. Títulos muito óbvios de certeza que já estarão escolhidos. Tente dar a volta e acrescenta­r uma palavra inesperada ao título, que poderá ser também a sua imagem de marca.

2 ESCRITA

É importante conhecer algumas diferenças entre o Português oral e o escrito, como as elisões de palavras que fazemos quando falamos com alguém. Instale um corrector automático omático no seu browser (o Chrome e o Firefox têm esta função disponível) ou escreva sempre forara da área de gestão do blogue para evitar publicaçõe­s inadvertid­as e com erros. Depois de escrever, afaste-se um pouco do computador e volte uns minutos depois. Leia novamente o que escreveu e veja se tem algum erro ou alguma coisa que ficasse melhor de outra forma. A isto chama-se ‘Edição’. Além da escrita, terá também de ser o editor do seu blogue.

3 DESIGN

Como “os olhos também comem”, o design é muito importante para compor o seu blogue. Quer o Wordpress quer o Blogger já trazem temas que pode aplicar de forma gratuita à sua página. Se quiser um design mais abstracto, escolha um tema simples, sem grandes artifícios: muitas vezes só têm o título e permitem fazer o upload de um logótipo, embora possa apenas apostar no lettering e na mudança da cor/ imagem de fundo. Ambos os serviços permitem aplicar temas sem os activar completame­nte, dando a oportunida­de de fazer um preview de como o blogue vai ficar. Há outros temas que permitem ainda fazer upload de uma imagem de e topo que transmita algo sobre a sua página.

4 ESCREVER NO BLOGUE COM REGRAS BÁSICAS DE SEO

O SEO é a regra mais importante que um blogue em fase de arranque deve respeitar. Há múltiplas páginas na Web que falam sobre as regras do Search Engine Optimizati­on, ou seja, da optimizaçã­o (do texto) para os motores de busca. Muito resumidame­nte, os motores de busca como o Google ou o Bing têm um algoritmo que analisa o máximo de páginas Web que existem. Quando fazem isto, procuram pelas que têm mais palavras chave que se referem a um tema e que contêm as expressões que as pessoas procuram quando recorrem a estes serviços de busca. A Google teve durante muitos anos uma ferramenta (Keyword Tool) que nos dava a quantidade de buscas relativas a um termo de pesquisa: pode experiment­ar fazer isto em keywordtoo­l.io e no renovado google.pt/trends, que sucedeu à Keyword Tool. O interessan­te destes dois sites é que pode ver de que forma concreta é que as pessoas procuram pelos termos que interessam à linha editorial do seu site. A escrita para a Web não obedece às mesmas regras que para o papel. Na Internet tem de puxar mais pelos termos-chave do post sobre o qual escreve, além de dividir as frases por parágrafos, o que facilita a leitura. Cada um destes parágrafos deve ter, pelo menos, uma referência à palavras chave e/ou incorporar um termo de pesquisa que viu no google.pt/trends ou no keywordtoo­l. io. Use bolds para destacar expressões fortes ou os tais termos chave. O título deve ser forte e incluir obrigatori­amente uma palavra-chave ou, por que não, uma frase de pesquisa que as pessoas usam nos motores de busca. Uma das outras coisas que o Google adora são sites que têm links para fontes credíveis, como sites de informação ou de instituiçõ­es. Não coloque links para sites de spam ou que tenham problemas de segurança, pois isso vai afectar a visibilida­de do seu blogue. O contrário também é válido: links para o seu blogue valorizam-no, pois dizem ao Google que o seu endereço é de confiança. Mexa uns cordelinho­s e peça a amigos que já têm blogues para o ajudarem com alguma promoção ou, sempre que escreverem sobre os seus temas, que incluam nos textos um link ou dois para um artigo (ou artigos) seus.

5 CADÊNCIA DE POSTS

Os motores de busca e os seus algoritmos odeiam sites inactivos. Se não consegue ter assunto para escrever todos os dias, organize e pesquise temas sobre os quais gostasse de falar e crie um calendário de publicação. Isto vai ajudar a ter regras e a trabalhar para o seu blogue como se fosse a sua nanoempres­a. É também muito bom alternar o tipo de artigos que publica: use muito o vídeo, que está agora a ser uma tendência, de preferênci­a gravado por si. Faça várias experiênci­as para ver a adesão desão das visitas: comece por fazer três posts por semana, depois passe para um diário ou dois por dia. Há seguidores que exigem posts a cada hora, outros que se contentam com dois ou três semanais.

6 NAS PARTILHAR POSTS REDES SOCIAIS

Para um blogger é impensável não ter as principais redes sociais para partilhar posts. Quer o Wordpress quer o Blogger permitem ligar as contas do Facebook, Twitter e Google+ para que todos os artigos se espalhem pela Internet. Estas redes são constantem­ente a ser vistas por milhões de pessoas que procuram conteúdos e pessoas para seguir. Ao “disparar” os seus posts para o Twitter, vai cedo começar a receber pessoas que fazem retweet dos mesmos ou que os marcam como favoritos. A rede do Google pode, a princípio, não ser atractiva para disponibil­izar conteúdo, mas lembre-se de uma coisa: é a rede social do Google e, por isso, muito valiosa em termos de SEO. Além disso, é o Google+ que vai fazer com que a sua foto de perfil apareça junto de posts que escreveu,u, o que contribui para dar credibilid­ade ao que escreve. No seu perfil do Google+, verifique o e-mail e ligue a sua conta ao blogue onde escreve.

7 FOTOGRAFIA­S

Há vários blogues que só vivem de texto, mas os que têm imagem são muito mais atractivos. O principal alerta que temos para lhe dar tem que ver com a forma como faz o upload da imagem para o blogue. Não o faça quando a retirar directamen­te do smartphone ou da máquina fotográfic­a, pois as fotografia­s hoje já são muito pesadas para a Web. A solução é instalar um software de edição de imagem que permita redimensio­nar a foto e, se quiser ir um pouco mais longe, tratá-la (leia o artigo Idea, na página 76 desta edição). Existem programas gratuitos como o GIMP que fazem um trabalho semelhante ao Photoshop e bastante aceitável. A imagem deve manter a qualidade, mas não coloque nada acima de 400/500 KB a não ser que seja estritamen­te necessário. . Lembre-se de que os blogues gratuitos têm um limite de armazename­nto baixo.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal