PC Guia

MSI NVIDIA GEFORCE GTX 960 VS ASUS GEFORCE GTX 960

-

As placas gráficas dentro da casa dos 200 a 250 euros tendem a ser as mais apetecívei­s, por serem as que oferecem melhor relação preço/desempenho.

Nvidia acaba de lançar um novo modelo dentro desta gama, a nova GeForce GTX 960, que tem tudo para ser o modelo ideal para quem pretende jogar em resoluções FullHD 1080p.

GPU GM206

Este GPU esteve para ser lançado antes do Natal, recorrendo a um novo processo de fabrico de 20 nm, mas, devido a questões de custos, acabaram por optar pela utilização de uma versão optimizada do GM204 utilizado pelas GeForce GTX 980. Utilizando um processo de fabrico de 28 nm, o GM206 utilizado pela GTX 960 é praticamen­te metade do GPU da GTX 980, uma vez que tem 1024 processado­res CUDA, bus de memória de 128 bits e 2 GB de memória, face aos 2048, 256 bit e 4 GB do modelo de topo. Ainda assim, as velocidade­s utilizadas garantem que o seu desempenho seja mais do que suficiente para quem pretenda jogar em resoluções FullHD (1920 por 1080 píxeis).

AS CONCORRENT­ES

Para testar este GPU recebemos duas placas gráficas com overclock de origem, a Asus GeForce GTX 960 Strix e a MSI GeForce GTX 960 Gaming OC. Uma vez que ambas funcionam a uma velocidade superior ao anunciado pela Nvidia, ambas vêm equipadas com as suas soluções de arrefecime­nto de alto desempenho, como o sistema DirectCU II da Asus e o TwinFrozr da MSI, sendo ambos compostos por uma base em cobre, sistema de heatpipes e zona de dissipação de calor de grandes dimensões, sendo utilizadas ventoinhas de baixo ruído para um arrefecime­nto optimizado. O resultado é que em ambos os modelos o ruído gerado pelas mesmas foi insignific­ante, mesmo quando forçada a velocidade das ventoinhas ao máximo. Curiosamen­te, o modelo da MSI é significat­ivamente maior que o da Asus, embora não exista propriamen­te uma razão para tal além do facto de garantir uma cobertura por inteiro ao sistema de arrefecime­nto TwinFrozr. Ambas as placas requerem uma alimentaçã­o externa PCI-Express (8 pins na MSI e 6 pins na Asus), suportam ligação SLI para múltiplas placas em funcioname­nto conjunto e têm como saídas uma DVI-I, uma HDMI 2.0 e três saídas DisplayPor­t 1.2. No que toca a velocidade­s de funcioname­nto, a MSI utiliza o GPU a 1216 MHz (1279 MHz em modo Boost), estando a Asus programada para trabalhar a 1253 MHz (1317 MHz em Boost). Também a nível da velocidade das memórias a MSI foi mais conservado­ra, mantendo-as nos 7000 MHz, estando as memórias da Asus configurad­as para os 7200 MHz.

DESEMPENHO

Estas ligeiras diferenças nas velocidade­s de fábrica são na realidade a única razão pela qual existem diferenças de desempenho entre os modelos, uma vez que em tudo o resto são semelhante­s. Os testes realizados demonstram serem ambas placas perfeitame­nte capazes de lidar com qualquer jogo na resolução 1920x1080 píxeis, mesmo forçando alguns dos filtros para melhoria da qualidade de imagem. Porém, é nas suas capacidade­s de overclock que ambas se distinguem e acabam por se tornar produtos bem mais interessan­tes, tendo ambas conseguido funcionar, de forma perfeitame­nte estável, a 1387 MHz (1450 MHz em Boost) no GPU e 7800 MHz nas memórias, embora tenhamos elevado ligeiramen­te a alimentaçã­o do GPU para 1178 mv, garantindo assim total estabilida­de. O aumento no desempenho foi significat­ivo, tendo o teste FireStrike do 3DMark subido dos 6579 pontos no caso da Asus para os 7100 pontos. Resumindo e concluindo, seja qual for o modelo por que optar, são ambos modelos de grandee qualidade de construção, silencioso­s, e com uma interessan­te capacidade de overclock. Tendo em conta queue ambos possuem o mesmo preço, ço, talvez o modelo da Asus acabe e por ser mais aliciante, mas issoo não retira qualquer mérito ao modelo da MSI, uma vez que a diferença real no desempenho ho é insignific­ante. G.D.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal