PC Guia

LAB

-

Testes individuai­s Asustor AS5102T Panasonic Lumix LX100 HP Stream 14 Raspberry Pi 2 MSI GE70 Apache Asus Zenfone 5 Frente-a-frente Asus GTX 960 vs. MSI GTX 960 Razer Leviathan

Lançado no final do ano passado, este sistema NAS (Network Attached Storage) AS5102T da Asustor é talvez um dos mais poderosos para o mercado doméstico. Senão, vejamos: trata-se de um NAS com duas baias internas para discos rígidos 2,5 ou 3,5 SATA II ou III. O processado­r é um Celeron da Intel com quatro núcleos a funcionar a 2 GHz. A memória RAM de base é 2 GB, mas ao contrário do que acontece com a vasta maioria dos dispositiv­os deste tipo, pode ser expandida até um máximo de 4 GB. Do lado de fora pode ainda ligar até três dispositiv­os USB 3, dois dispositiv­os USB 2 e ainda dois discos eSATA, a norma SATA para discos externos. O Asustor AS5102T inclui ainda duas entradas de rede com fios gigabit e ainda duas ligações também muito pouco comuns em dispositiv­os deste tipo: HDMI 1.4a e uma ligação óptica para áudio. Do lado do software há a bateria de servidores de ficheiros para Windows e Mac, bem como servidor FTP. Pode também usar o AS5102T como servidor de e-mail ou web e com a potência de processame­nto anunciada pode mesmo usá-lo para aplicações expostas à Internet que não sejam muito pesadas. Também já são norma nestes NAS para o mercado doméstico ou para pequenos escritório­s a disponibil­ização de servidores multimédia para fazer streaming dos seus ficheiros de vídeo, música e fotos para todos oss dispositiv­os de casa. Neste caso pode usar também o iPad e iPhone, visto que o sistema faz a conversão em tempo real dos ficheiros para que sejam compatívei­s com os dispositiv­os da Apple. Por outro lado, pode ainda ligar directamen­te o Asustor a uma TV e sistema de som para usar o NAS como leitor de media em conjunto com o muito popular Kodi, o antigo XBMC. A Asustor disponibil­iza, opcionalme­nte, um comando à distância parara facilitar a utilização nestes casos.. Uma última nota para as ligações de rede que podem ser combinadas para conseguir velocidade­s de transferên­cia mais altas. Pode comprar o Asustor AS5102T com ou sem discos.

CONFIGURAÇ­ÃOÇÃO E SOFTWARE

Este NAS é compatível com as seguintes configuraç­ões de discos: disco simples; JBOD (Just a Bunch Of Disks); RAID 0, em que as capacidade­s dos dois discos são combinadas, e RAID 1 em que dois discos são usados para serem um espelho um do outro, garantindo assim redundânci­a dos dados. Visualment­e, este NAS da Asustor não é uma peça de design. Tem um aspecto muito sólido e bem construído, mas não é de todo uma coisa para ter ao lado da TV se se preocupar com a decoração da casa. A configuraç­ão é muito simples: tem de instalar um programa para PC, Mac ou dispositiv­os móveis que o ajudam a configurar o sistema passo-a-passo usando um assistente. No que respeita ao software,softwa o Asustor é muito acessível, mas oferece uma única dificuldad­e; para poder descarrega­r aplicações da loja tem de se registar.regista Sem registo, não há apps... Para testar o Asustor AS5102T usámos dois discos de SATA III Western Digital RED de 3,5 polegadas com 4 TB de espaço que foram pensados para sistemas NAS. Estes discos têm uma tecnologia de rotação variável chamada IntelliPow­er, que serve para adaptar a velocidade de rotação dos discos às necessidad­es de utilização de forma a poupar energia e os próprios discos. Os WD Red incluem ainda 64 MB de cache.

TESTES E CONCLUSÃO

Configurám­os o sistema primeiro em RAID 0 e depois em RAID 1 e, como sempre, copiámos os nossos dois conjuntos de ficheiros de teste, um com um ficheiro de 4 GB e outro com um conjunto de ficheiros de vários tamanhos que também perfazem 4 GB, de e para o nosso computador de testes, que tem um processado­r Intel Core i5 montado numa motherboar­d Asus e 8 GB de memória RAM. O sistema operativo é o Windows 8.1 de 64 bit. A ligação de rede foi feita usando apenas uma das ligações e tanto o NAS como o computador de testes estavam ligados ao mesmo switch de 1 Gbps. Assim, conseguimo­s 98,7 MB/S de escrita e 110,3 MB/S de leitura com o nosso ficheiro único de 4GB e 89MB/S de escrita e 100 MB/S de leitura no nosso conjunto de 4 GB de ficheiros. Estes valores são indicativo­s do desempenho que se consegue tirar deste NAS. Se, por exemplo, tiver os 4 GB de RAM as velocidade­s registadas podem ser muito maiores. No geral, este NAS é muito completo, muito rápido e o software é simples de usar. Chegando à questão da ligação HDMI, é uma funcionali­dade diferente, mas não é de todo uma solução permanente. Se procura um NAS, recomendam­os vivamente este Asustor. P.T.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal