PC Guia

BOOT

- POR GUSTAVO DIAS

Overclock à placa gráfica Faça overclock à sua placa gráfica e mantenha-a a funcionar durante mais tempo.

Por mais dinheiro que gaste na compra de uma placa gráfica nova, há sempre uma verdade absoluta: mais cedo ou mais tarde será lançado um jogo que a irá “envergonha­r”, obrigando-o a ter de reduzir nos efeitos gráficos para conseguir tornar o jogo “jogável”. Isto, porém, não significa que esteja na altura de atirar a sua placa gráfica para o lixo, bem pelo contrário. Está, sim, na altura de explorar todas as suas capacidade­s através do overclock. Tal como o nome indica, overclock significa colocar o componente a funcionar a uma velocidade acima daquela para que foi originalme­nte criada. Este processo pode ser feito de forma fácil e segura, desde que siga os passos indicados pela PCGUIA. Naturalmen­te que isto não é, propriamen­te, o elixir da eterna juventude, pois chegará o dia em que terá de a substituir por um modelo mais recente e potente.

1 FAÇA ALGUMA PESQUISA

Antes de se aventurar, recomendam­os sempre que faça alguma pesquisa sobre a sua placa gráfica, para a conhecer um pouco melhor. Esta pesquisa deverá ter como objectivo detectar qual a capacidade de overclock da mesma: ver se existem alguns truques ou dicas para se maximizar a capacidade de overclock e quais as vantagens desse processo. Existem diversos fóruns de entusiasta­s (como o zwame.pt ou o overclock.net) que podem servir de ponto de partida para a sua pesquisa. Desta forma vai poder determinar quais as capacidade­s de overclock da sua placa gráfica. Tenha sempre em atenção que nenhuma placa gráfica é igual à outra, portanto os resultados poderão variar bastante, mas já dará para ficar com uma ideia.

2 EQUIPE-SE CORRECTAME­NTE

Ao contrário do processo de overclock ao processado­r do seu computador, o overclock da placa gráfica poderá ser feito totalmente a partir de aplicações bastante simples e intuitivas, que funcionam no ambiente de trabalho do Windows. Antes de começar já a aventurar-se, garanta que tem instalada a última versão dos controlado­res da sua placa gráfica, nos sites oficiais da Nvidia (nvidia.com) e da AMD (amd.com). De seguida, descarregu­e aplicações para comprovar a estabilida­de do sistema: o 3DMark (futuremark.com), o Heaven Benchmark (uningine.com) e as aplicações indicadas para poder dar início às suas incursões no mundo do overclock. Por norma, cada fabricante tem a sua aplicação específica: Asus GPU Tweak e MSI Afterburne­r; já a Gigabyte tem o OC Guru II e Sapphire conta com o TriXX.

3 DÊ INÍCIO AO PROCESSO

Sabendo à partida qual o tipo de capacidade de overclock que esperar da sua placa gráfica, está na altura de dar início ao processo. Neste caso em particular, utilizámos uma AMD Radeon R9 285 2 GB, que utiliza por defeito o GPU a 918 MHz e as memórias a 5,5 GHz. Utilizando o Asus GPU Tweak, atingimos uma velocidade estável de utilização quotidiana de 1050 MHz no GPU e 6,25 GHz nas memórias, um aumento de 14% no GPU e nas memórias. Este aumento permitiu atingir um ganho de 6% nos testes do 3DMark. Contudo, para poder atingir estes valores recomendam­os que vá efectuando pequenas passagens na velocidade, comom aumentos de apenas 10 MHz por passo, mantendo o Heaven Benchmark aberto (sem estar emm ecrã completo). Deve ainda ter as definições bastante e elevadas, como o Tessellati­on e Antialiasi­ng em 8x, para garantir que a placa está estável e que não aparecem erros na imagem (artefactos nas texturas). Poderá ocorrer o caso de o computador bloquear, fruto de excesso na velocidade do GPU, sendo recomendáv­el que, após reiniciar o PC, volte à descoberta das capacidade­s de overclock do mesmo. Desta vez utilize uma velocidade de 10 MHz inferior à utilizada durante o bloqueio do PC e realize um benchmark no Heaven Benchmark para garantir que o sistema está estabiliza­do.

4 TESTES A SÉRIO

Correr um ou outro teste não é sinónimo de uma placa gráfica estável com overclock k para o dia-a-dia, especialme­nte nesta altura do ano em que as temperatur­as ambiente estão propícias para estas aventuras. Como tal é recomendáv­el determinar r se a placa gráfica está, efectivame­nte, estável para uma utilização quotidiana. Para tal, pode voltar a utilizar o Heaven Benchmark e deixá-lo, desta vez com o ecrã total, a correr durante várias horas. Em alternativ­a poderá usar o FurMark (ozone3d.net/benchmarks/fur), uma aplicação que não terá qualquer problema em levar a sua placa gráfica aos limites. Caso consiga garantir que a placa correu sem falhas na imagem e não bloqueou, parabéns! Acabou de fazer um overclock à sua placa gráfica de forma segura e garantiu mais uns meses de vida útil à mesma… isto até que a Electronic Arts se lembre de lançar Crysis 4!

ANTES DE COMEÇAR A PUXAR PELA SUA PLACA GRÁFICA, GARANTA QUE A CAIXA DO SEU PC ESTÁ BEM VENTILADA

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal