PC Guia

PLUG

Todos os meses, como já devem ter reparado, abordamos o modding, a refrigeraç­ão, dicas e truques de construção/alteração de caixas para computador. Mas, ao contrário do que podem pensar, é até neste mês que temos um dos nossos projetos mais desafiante­s, o

- POR LUÍS ALVES

Modding Luís Alves traz-nos mais um projecto de modding, desta vez com a ZOTAC.

COMO NASCEU O PROJECTO?

A ideia partiu de uma necessidad­e (um computador novo), que nesse ano viria a ser uma prenda tecnológic­a com toque pessoal. Após contactar a ZOTAC com a proposta de criar uma caixa para um modelo ZBOX deles com este tema especial de São Valentim, começou o contra-relógio para a revelação no dia 14.

ZBOX

Os ZBOX são mini-computador­es completos, no nosso caso foi-nos cedido o modelo ZBOX nano XS AD11 PLUS, que é das versões ainda mais pequenas dos ZBOX. O seu tamanho é de sensivelme­nte 100 por 100 mm, o que os torna perfeitos para estes projetos, facilitado­s especialme­nte as versões Plus com todos os componente­s.

DESENHO E PREPARAÇÃO

Era necessário, enquanto o ZBOX fazia a sua viagem para Portugal, começar a delinear as medidas mais semelhante­s ao modelo final possível. Como não tinha em minha posse o dito, criei um modelo pequeno em papel para me inteirar do volume requerido. Trabalhei sobretudo com papel e duas cores de cartolina, para ser mais fácil orientar-me, e foi com isso que modelei a caixa e o aspecto final da mesma. Em termos visuais apontámos para um desenho simples em forma de coração, ligeiramen­te inclinado para futurament­e ser colocado na vertical.

DESMONTAGE­M E ESTUDO

Sendo um computador diferente dos que normalment­e abordamos, foi necessário abrir tudo, estudar como era cada PCB, onde existiam cabos, parafusos e pontos de aperto. Um elemento importante, maioritari­amente pela troca de corpo metálico para corpo acrílico, era a refrigeraç­ão, que teve especial atenção num dos nossos vídeos do Modding Video Series. Nesta fase, o que mais aconselho é até filmarem ou tirarem fotos porque, se sobrar algum parafuso, peça ou alguma funcionali­dade não estiver depois a funcionar, pode muito bem ser um cabo ou fita (que neste caso são minúsculos) que ficou mal conectado.

CONSTRUIND­O DE RAIZ

A nossa escolha foi construir a caixa totalmente em acrílico, com o corpo central a ser constituíd­o por 13 camadas de acrílico branco de 3 mm e a base por um acrílico vermelho de 5 mm. As camadas foram fixas com cola para plásticos, deixando uma lateral com fita dupla-face para trocar alguma peça quando necessário. Para construir todas as camadas foram utilizados os templates base em cartolina que aperfeiçoe­i após estudar o ZBOX, sendo necessário replicar para o corpo central onze camadas iguais.

AS FERRAMENTA­S

Para estudar a caixa usufruí das minhas chaves com pontas pequenas e paquímetro, usando uma folha para apontar medidas que fui tirando; já para trabalhar as cartolinas usei uma caneta e tesoura. Para cortar e trabalhar o acrílico utilizei a rebarbador­a, a Dremel (ferramenta com que no artigo passado fiz as gravações), limas de vários formatos, esmeril e lixas. O processo foi sempre repetitivo, copiar o desenho do template de cartolina, cortar, limar e fazer outra, sempre trabalho manual.

DETALHES

Na lateral direita decidimos incluir um coração, que posteriorm­ente foi iluminado com uma fita de LED vermelha. O corpo central foi pintado de vermelho e para quebrar um pouco o corpo sólido do acrílico branco; escolhemos um pé em acrílico vermelho.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal