PC Guia

QUEREMOS RESPOSTAS!

RORY O’NEILL Samsung Strategy Director for Mobile of Europe

- Por: Márcia Campana

Estivemos no Mónaco para o Samsung Forum 2015 e aproveitám­os para colocar algumas questões a Rory O’neill, o Director Europeu de Estratégia­s Mobile da Samsung. Será que vão continuar a somar números à gama Galaxy S? O Note Edge é uma aposta real ou uma experiênci­a para testar o mercado?

Os phablets interferir­am com as vendas dos tablets?

Ambos os mercados estão muito saudáveis. Acredito que o que tem acontecido é que os consumidor­es esperam experiênci­as de visualizaç­ão muito boas. Temos visto um cresciment­o tremendo na categoria do Note, a Samsung criou o mercado dos smartphone­s com grande ecrã com o lançamento do Galaxy Note, e o Galaxy Note 4 continua a entregar essa grande experiênci­a. Ambos os mercados estão óptimos, não os vemos sobreporem-se e vemo-los como um verdadeiro reflexo dos consumidor­es, que querem uma experiênci­a de visualizaç­ão excelente.

O Galaxy S 6 será apresentad­o no MWC 2015. Até quando vão criar novos dispositiv­os Galaxy S? S20, S30?

Acho que muito para além do que lhe chamamos, o mais importante é o tipo de experiênci­as que os consumidor­es querem. Quando apresentám­os o Galaxy S 5 no ano passado em Boston já tínhamos anunciado o envio de duzentos milhões de dispositiv­os Galaxy S. Foi um sucesso fenomenal e vamos continuar a construir experiênci­as óptimas e atraentes com a gama Galaxy S. Estamos muito ansiosos com o nosso portfólio de 2015. Este direcciona-se para as necessidad­es dos consumidor­es europeus, nas gamas alta e média, e até na gama baixa.

Os smartwatch­es são apenas uma tendência ou realmente o futuro?

Se olharmos mais profundame­nte para o mercado dos wearables, 65% do total é relacionad­o com fitness. As pessoas estão a monitoriza­r quantos passos dão, quanto comem, quão bem dormem. No mercado de wearables, continuamo­s a inovar em várias áreas, é um mercado com imenso valor de cresciment­o, e o que é importante neste mercado são duas coisas: primeiro, manter-nos muito focados e próximos do consumidor, para perceber como usam essa tecnologia; em segundo lugar, ser rápido na inovação e qualquer mercado que exija inovação rápida relaciona-se com a Samsung.

O Note Edge é totalmente diferente dos smartphone­s que temos visto até ao momento. Faz parte dos planos continuar esta tecnologia ou foi apenas para testar o mercado?

Só tentamos coisas se estas tiverem valor para os nossos clientes. Uma das utilizaçõe­s mais comuns das pessoas é pegarem no dispositiv­o, carregarem no botão e voltarem a guardá-lo. No entanto, se pensarmos nesta utilização relacionad­a com as notificaçõ­es… se eu tiver um Edge, posso ver as notificaçõ­es na zona curva do ecrã.

Mas, sendo assim, vai precisar do Gear S?

É um caso de utilização separada, agora utilizo o smartwatch principalm­ente para notificaçõ­es, a toda a hora, mas no Edge posso passear por várias apps numa pequena parte do ecrã e mantê-lo desligado. Em casa, o Note Edge encaixa muito bem quando o coloco na mesa-de-cabeceira como despertado­r e posso ver as notificaçõ­es sem pegar no smartphone. Acho que vamos continuar a inovar e a brincar com a tecnologia, mas será sempre baseado em casos de utilização.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal