15 di­cas pa­ra usar o Mac OS X

En­ca­re­mos a re­a­li­da­de: pro­va­vel­men­te não sa­be tan­to so­bre o seu Mac, co­mo de­via. Mas na­da te­ma: exis­te es­pe­ran­ça, que che­ga com a PCGuia. Jun­tá­mos al­gu­mas di­cas e tru­ques que po­dem aju­dar a pou­par tem­po du­ran­te a uti­li­za­ção de um Mac, des­de apro­vei­tar a c

PC Guia - - ÍNDICE -

Jun­tá­mos di­cas e tru­ques que aju­dam a pou­par tem­po na uti­li­za­ção do Mac.

1 TI­RE UM SCREENSHOT RE­COR­TA­DO Es­tá can­sa­do de ti­rar scre­ensho­ots que apa­nham o ecrã in­tei­ro? Exis­te uma com­bi­na­ção de te­clas que lhe vai per­mi­tir co­pi­ar a zo­na do ecrã que qui­ser. Pres­si­o­ne em si­mul­tâ­neo ‘Cmd’ + ‘Shift’ +‘4’ e ve­rá o cur­sor do ra­to trans­for­mar-se em mi­ra. Uma vez de­li­mi­ta­do o con­tor­no do que quer cap­tar, só tem de sol­tar o botão do ra­to e o screenshot se­rá guar­da­do no desk­top.

2 ES­CON­DA A DOCK Se a sua dock es­tá no meio do ca­mi­nho e atra­pa­lha o tra­ba­lho que es­tá a fa­zer, pres­si­o­ne ‘Cmd’ + ‘Op­ti­on’ + ‘D’. Se qui­ser re­cu­pe­rar a dock só tem de re­pe­tir a com­bi­na­ção de te­clas.

3 EN­VIE OU RE­CE­BA SMS NO MAC Quan­do al­guém en­via uma SMS pa­ra o seu iPho­ne, es­ta apa­re­ce num ba­lão ver­de em vez de num azul, co­mo acon­te­ce­ria se es­ta vi­es­se por iMes­sa­ge. Ago­ra já po­de re­ce­ber as SMS no seu Mac ou nou­tro dis­po­si­ti­vo iOS, por is­so tam­bém po­de res­pon­der atra­vés do com­pu­ta­dor. Pa­ra is­so, o seu iPho­ne tem de es­tar a usar pe­lo me­nos o iOS 8.1. Uma vez fei­to o lo­gin na con­ta iMes­sa­ge, no seu iPho­ne, ligue a op­ção ‘Text Mes­sa­ge Forwar­ding’ em ‘Set­tings’ > ‘Mes­sa­ges’. 4 TI­RE MAIS PAR­TI­DO DA BAR­RA DE PES­QUI­SA DO SPO­TLIGHT Com a com­bi­na­ção ‘Cmd’ + ‘Es­pa­ço’ lan­ça a ja­ne­la de pes­qui­sa do Spo­tlight. Além de pro­cu­rar fa­cil­men­te do­cu­men­tos e apli­ca­ções, tam­bém po­de uti­li­zar es­ta fun­ci­o­na­li­da­de pa­ra pes­qui­sar na In­ter­net, in­cluin­do na Wikipedia. Mas o ver­da­dei­ro se­gre­do é ou­tro: o Spo­tlight tam­bém ser­ve pa­ra fa­zer cálculos ma­te­má­ti­cos sim­ples. Por is­so, se pre­ci­sar de sa­ber o re­sul­ta­do de uma mul­ti­pli­ca­ção ou di­vi­são, só pre­ci­sa de a es­cre­ver na bar­ra de pes­qui­sa. O mes­mo pro­ces­so é vá­li­do pa­ra con­ver­são de uni­da­des e mo­e­das.

5 GES­TÃO RÁ­PI­DA DE APLI­CA­ÇÕES Se tem de­ma­si­a­das apli­ca­ções a cor­rer e pre­ci­sa de se ver li­vre de al­gu­mas, man­te­nha pres­si­o­na­da a te­cla ‘Cmd’ e use o ‘Tab’ pa­ra sal­tar en­tre apli­ca­ções. Car­re­gue em ‘Q’ pa­ra sair de qual­quer uma das apli­ca­ções ou ‘H’ pa­ra mi­ni­mi­zar.

6 AGRU­PE FI­CHEI­ROS FA­CIL­MEN­TE Pa­ra aque­les com um Am­bi­en­te de Tra­ba­lho de­sor­ga­ni­za­do, um ata­lho po­de per­mi­tir a ar­ru­ma­ção de ar­qui­vos nu­ma pas­ta, num pis­car de olhos. Es­co­lha os fi­chei­ros que quer agru­par, cli­que com o botão di­rei­to do ra­to e es­co­lha ‘New Fol­der with Se­lec­ti­on’. 7 EX­PE­RI­MEN­TE O EXPOSÉ EM C­MA­RA LEN­TA A fer­ra­men­ta Exposé per­mi­te uma pas­sa­gem fá­cil en­tre as apli­ca­ções aber­tas e po­de ser ma­ni­pu­la­da pa­ra fun­ci­o­nar em câ­ma­ra len­ta. O se­gre­do pas­sa por pres­si­o­nar ‘Shift’ en­quan­to car­re­ga na te­cla do Exposé (nor­mal­men­te F9, F10 ou F11). Uti­li­ze

es­te tru­que pa­ra al­ter­nar en­tre ja­ne­las de for­ma me­nos abrup­ta.

8 AR­RAS­TE ÍCO­NES PA­RA GUAR­DAR Quan­do guar­dar um do­cu­men­to Word, Pa­ges ou PowerPoint (as­sim co­mo a mai­o­ria dos ti­pos de do­cu­men­tos), apa­re­ce um pe­que­no íco­ne no to­po da bar­ra de fer­ra­men­tas, ao la­do do no­me do do­cu­men­to. Po­de tra­tar es­te íco­ne co­mo qual­quer ou­tro e ar­ras­tá-lo pa­ra on­de qui­ser, o que tam­bém vai mo­ver o fi­chei­ro. 9 NA­VE­GUE EN­TRE SE­PA­RA­DO­RES DE IN­TER­NET SEM USAR O RA­TO Pa­ra al­ter­nar ra­pi­da­men­te en­tre os se­pa­ra­do­res do na­ve­ga­dor, pres­si­o­ne a te­cla ‘Ctrl’ ao mes­mo tem­po que car­re­ga em ‘Tab’ de for­ma a sal­tar pa­ra o se­pa­ra­dor se­guin­te.

10 USE O ÍCO­NE DA AP­PLE Po­de cri­ar um íco­ne Ap­ple em qual­quer com­pu­ta­dor da mar­ca, com ape­nas du­as te­clas: Alt + 1. O íco­ne tem es­te as­pec­to:

11 FUN­DIR PAS­TAS

Po­de fun­dir fa­cil­men­te os con­teú­dos de du­as pas­tas com no­mes iguais, mas se ar­ras­tar uma pa­ra a ou­tra, vai apa­re­cer uma men­sa­gem a su­ge­rir a subs­ti­tui­ção. O tru­que pa­ra fun­dir as du­as pas­tas é uti­li­zar a te­cla ‘Op­ti­on’ en­quan­to as ar­ras­ta. Is­to tam­bém vai fa­zer apa­re­cer uma men­sa­gem de diá­lo­go, mas des­ta vez com mais uma op­ção: ‘Mer­ge’. Se cli­car nes­ta op­ção vai fi­car com uma pas­ta úni­ca, mas com os con­teú­dos de am­bas.

12 AS­SI­NE FI­CHEI­ROS PDF NO E-MAIL Po­de­mos es­tar no sé­cu­lo XXI e ter avan­ça­do mui­to tec­no­lo­gi­ca­men­te, mas ain­da uti­li­za­mos ra­bis­cos num pa­pel pa­ra for­ma­li­zar acor­dos, en­co­men­das, con­tra­tos, en­tre ou­tros. Se re­ce­ber um fi­chei­ro PDF e ti­ver de o as­si­nar, vai pas­sar pe­lo cha­to pro­ces­so de im­pri­mir o do­cu­men­to, as­si­ná-lo e de se­gui­da di­gi­ta­li­zá-lo pa­ra en­vi­ar de vol­ta. Mas no Mac, po­de as­si­nar o do­cu­men­to di­rec­ta­men­te no e-mail. Pa­ra is­so, ar­ras­te o PDF pa­ra o e-mail que vai en­vi­ar, pas­se o ra­to so­bre o fi­chei­ro e, em se­gui­da, no can­to su­pe­ri­or di­rei­to apa­re­ce­rá um pe­que­no botão. Cli­que aqui pa­ra abrir uma co­lec­ção de mar­ca­ções, in­cluin­do uma pa­ra as­si­nar do­cu­men­tos. O me­lhor de tu­do é que po­de adi­ci­o­nar a sua as­si­na­tu­ra à co­lec­ção, ape­nas se­gu­ran­do um pe­da­ço de pa­pel as­si­na­do em fren­te à web­cam do Mac. O com­pu­ta­dor até re­cor­ta a as­si­na­tu­ra pa­ra não fi­car com o pa­pel de fun­do.

13 USE CA­RAC­TE­RES EXÓ­TI­COS Além das le­tras e sím­bo­los que vê no te­cla­do, tam­bém po­de di­gi­tar uma vas­ta gama de ca­rac­te­res es­pe­ci­ais, co­mo os emo­ti­cons. Pa­ra is­so, man­te­nha pres­si­o­ne Ctrl + Cmd + Es­pa­ço. A ja­ne­la com a lis­ta de ca­rac­te­res apa­re­ce or­ga­ni­za­da por ti­po.

14 TESTE O DI­TA­DO DO MAC A fun­ci­o­na­li­da­de de trans­for­mar dis­cur­so em tex­to fun­ci­o­na bas­tan­te bem no Mac OS. Po­de con­ver­ter o que diz pa­ra tex­to, pres­si­o­nan­do a te­cla ‘Fun­ção’ (fn) du­as ve­zes e co­me­çan­do a fa­lar. A sua voz é con­ver­ti­da pa­ra tex­to quan­do vol­ta a pres­si­o­nar a te­cla ‘fn’. 15 TU­DO À DIS­TÂN­CIA DE UMA… OU DU­AS TE­CLAS Os ata­lhos dos te­cla­dos são óp­ti­mos pa­ra pou­par tem­po de uti­li­za­ção, mas não es­tá li­mi­ta­do ape­nas aos já exis­ten­tes, po­de de­fi­nir ata­lhos pa­ra pra­ti­ca­men­te tu­do. Vá a ‘Sys­tem Pre­fe­ren­ces > Key­bo­ard > Ap­pli­ca­ti­on Short­cuts’ e cli­que no botão ‘+’ pa­ra adi­ci­o­nar um no­vo ata­lho. No me­nu drop­down po­de es­co­lher a que app o que apli­car, mas tem de sa­ber o no­me exac­to do co­man­do de me­nu pa­ra es­cre­ver na O TRU­QUE PA­RA FUN­DIR AS DU­AS PAS­TAS É UTI­LI­ZAR A TE­CLA ‘OP­TI­ON’ EN­QUAN­TO AR­RAS­TA A PAS­TAS.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.