PC Guia

FULLTURAMA – Guia de Stencil

Este mês mostramos um guia de uma das técnicas de decoração utilizadas nesta caixa de PC, o stencil.

- POR LUÍS ALVES

STENCIL

O princípio de funcioname­nto da técnica é simples: vão necessitar de um material fino, recortado com as formas que querem manter das camadas anteriores da pintura. No caso descrito foi utilizada fita de pintor/fita de papel, mas pode ser substituíd­a por vinil, acetatos ou outros materiais que se consigam recortar, que sejam de baixa espessura e que tenham, se possível, alguma adesão à superfície.

PREPARAÇÃO

A primeira fase, descrita na edição anterior da PCGuia, é escolher onde será colocado cada desenho. No caso da fita de papel foram aplicadas várias camadas com uma ligeira sobreposiç­ão; antes limpámos a superfície de possíveis gorduras e impurezas.

DESENHO

Passo seguinte: desenhar a lápis, com ajuda de réguas ou em estilo livre, cada uma das propostas de desenho, procurando equilibrar ao máximo as dimensões para coincidire­m com o planeado em 3D. Para esta fase podem recorrer também a técnicas de decalque como papel químico e imprimir o desenho numa gráfica. Quando estiverem contentes com o visual a lápis, refaçam, com caneta, uma linha fina final que ajudará muito no processo de corte.

CORTE

As linhas a caneta, por si só, não indicam nada sobre que zona fica com a tinta da camada anterior e que zona levará com a nova cor, daí ser importante identifica­rem de forma clara estas zonas, com um preenchime­nto ou cor mais berrante. No caso dos nossos desenhos o stencil foi feito sobre as superfície­s que iriam manter a cor-base preta e não ser afetadas pelo azul, vermelho ou bege posteriorm­ente aplicados. Depois de delimitada­s as zonas, devemos proceder ao corte com um x-acto e, zona a zona, remover a fita de papel que está a mais. Se o vosso método de stencil for o vinil ou os acetatos, o processo muda ligeiramen­te. Não será necessário recortar no caso do vinil; já no caso dos acetatos será comum

a existência de zonas “ponte”, que unem alguns elementos, devido ao facto de o material não ser adesivo.

ETAPA FINAL

Depois de aplicar todas as camadas de tinta e de deixar secar, temos de remover com cuidado todas as camadas de stencil para revelar o desenho final. Qualquer pequena “invasão” de tinta deve ser corrigida com um pincel pequeno ou um marcador permanente de qualidade que tenha cor equivalent­e.

 ??  ?? Três dos quatro personagen­s já recortados.
O logo do Planet Express a meio do stencil.
A Leela em fase de linha a caneta.
Três dos quatro personagen­s já recortados. O logo do Planet Express a meio do stencil. A Leela em fase de linha a caneta.
 ??  ?? A pintura em azul dos componente­s exteriores.
Toda a caixa desmontada para iniciar a pintura.
A pintura em azul dos componente­s exteriores. Toda a caixa desmontada para iniciar a pintura.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal