PC Guia

A 5.ª COLUNA

-

Olá a todos. Este mês temos novas biblioteca­s, papers científico­s, open source, estudos e ainda duas decisões, uma da ICANN e outra da NSA.

Começando pelo fim, a NSA voltou a atacar: desta vez decidiram classifica­r todos os leitores da Linux Journal, e todos os utilizador­es da rede TOR e do Tails Linux como ‘extremista­s’. Mais uma vez o perigo da falta de privacidad­e e das generaliza­ções a funcionar, e sempre com a NSA à cabeça. (bit.ly/29TD6aw)

Entretanto uma boa notícia, a ICANN (a associação sem fins lucrativos responsáve­l pelos domínios da internet) comunicou que não irá andar atrás de sites que sejam reportados por entidades de gestão de direitos de autor. Não cedendo assim a pressão que tem sido feita sobre a ICANN sobre o tema. (bit.ly/29TM2g5)

Este mês, o governo búlgaro tomou a decisão, correcta, de criar uma lei que obriga todo o software governamen­tal a ser open source. Com esta medida, o seu software passa a ser mais seguro e toda a população pode sugerir e adaptar o seu funcioname­nto. Espero que no futuro outros países tomem a mesma decisão. (bit.ly/29V1GGO)

E para terminar em beleza mais duas boas notícias. A Universida­de de Lisboa lançou uma biblioteca online (bibliotron­icaportugu­esa.pt) com mais de três mil livros gratuitos (bit.ly/29U1LvA). E melhor ainda, a União Europeia anunciou (em Maio, mas só descobri a notícia este mês) que todos os papers científico­s ficam disponívei­s gratuitame­nte a partir de 2020. (bit.ly/29Yez2t)

Como notas finais deixo-vos o estudo que mostra como dando às pessoas os serviços que elas querem (e merecem) a pirataria deixa de existir: bit.ly/2a3vUKr.

Até ao próximo mês!

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal