PC Guia

Toyota RAV4 Hybrid RENOVADO PARA DOMINAR

Prestes a celebrar vinte anos, o modelo que inaugurou a moda dos SUV recebe uma nova geração, bem como uma motorizaçã­o híbrida oriunda do Lexus NX.

- POR GUSTAVO DIAS

Quando foi apresentad­o em 1994, o pequeno RAV4 (‘4’, de tracção às quatro rodas) foi olhado de lado, fruto de mais uma daquelas típicas situações em que os engenheiro­s japoneses revelarem estar muito à frente, com uma visão do que seria a moda do futuro. Após o lançamento de várias gerações, o RAV 4 atinge, agora, aquela que podemos considerar como a sua derradeira demonstraç­ão do poderio tecnológic­o e engenho japonês, especialme­nte nesta versão híbrida. Ao contrário do modelo a diesel, este é o único que dispõe (nesta geração) de um sistema de tracção às quatro rodas, embora tenha de usar uma solução fora do vulgar: um motor eléctrico colocado no eixo traseiro em vez do recurso ao tradiciona­l veio de transmissã­o. Esta solução é composta por um motor eléctrico de 50 kW (68 cv) no eixo traseiro que, em conjunto com o motor de combustão 2,5 com ciclo Atkinson e o motor eléctrico integrado de 106 kW (145 cv), garante uma potência combinada de 197 cv, a mesma usada pelo (já testado) Lexus NX. O resultado é um SUV muito agradável de usar, silencioso (a CVT foi significat­ivamente melhorada) e bastante suave, mesmo nas transições em que o motor eléctrico entra em acção para auxiliar o motor de combustão. O interior reflecte a qualidade e ergonomia típica de um Toyota. Poderá não ser deslumbran­te como o interior do Lexus NX, mas (quase) tudo está bem posicionad­o e “transpira” qualidade e robustez, como se estivéssem­os perante um interior feito para

durar décadas. Espaço é algo que também não falta, apesar de a colocação do conjunto de baterias retirar alguma área à bagageira, o que impede que os bancos traseiros rebatam na totalidade.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal