PC Guia

Canon EOS 5D Mark IV chega a Portugal

Já se encontra disponível no mercado português a muito aguardada Mark IV, o novo membro da família EOS 5D.

- POR GUSTAVO DIAS

Criada para ser a «EOS 5D mais versátil de sempre», esta máquina recorre a um sensor CMOS Full Frame de 30,4 MP equipado com a tecnologia Dual Pixel AF. A nova Canon permite manter o foco contínuo por detecção de fases utilizando o modo Live View, uma novidade numa máquina da marca, com sensor Full Frame, e o obrigatóri­o sensor dedicado para a focagem automática com 61 pontos, 41 do tipo cruzado, oriundo da EOS 1DX Mark II. Este sensor, com uma gama ISO que varia entre os 100 e 32 000 (expansível a 50-102 400) permite, em conjunto com o processado­r DIGIC 6+, captar imagens até sete fotogramas por segundo. Outra das novidades é a compatibil­idade, pela primeira vez, com o novo formato de ficheiro Dual Pixel RAW, que permite afinar posteriorm­ente o ponto de focagem graças à captação de duas imagens com pontos de vista diferentes. Com esta técnica é ainda possível ajustar a nitidez e o efeito bokeh durante a edição das imagens.

GRAVAÇÃO DE VÍDEO 4K

Em termos de vídeo, a EOS 5D Mark IV pode gravar em 4K (4096 x 2160) a 30, 25 e 24 fotogramas por segundo, sendo possível extrair imagens com 8,8 MP a partir destes vídeos. Esta é a função que melhor tira partido do sistema Dual Pixel AF com focagem automática, uma vez que será fundamenta­l para controlar o foco durante a gravação. Isto pode ser feito através do ecrã táctil (fixo) de 3,2 polegadas colocado no painel traseiro de um corpo que mantém a construção em liga de magnésio, mas que recebe um reforço em termos de protecção contra os elementos (salpicos e poeiras).

GPS, WI-FI E NFC

Em termos de ligações, a EOS 5D Mark IV passa a contar com receptor de sinal de GPS interno e um módulo Wi-Fi com NFC para facilitar a comunicaçã­o com dispositiv­os móveis. O utilizador pode ainda recorrer à app Canon Camera Connect como controlo remoto para fazer disparos à distância. Esta EOS 5D chega a Portugal com um preço recomendad­o de 4199 euros (só corpo).

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal