PC Guia

O futuro sob forma de uma máquina de venda inteligent­e e de um estádio de futebol “vivo”

É adepto de futebol? Gosta de ficar a saber as estatístic­as todas sobre um jogo e os jogadores? Então, vai gostar de conhecer as capacidade­s da nova versão da plataforma HANA, da SAP.

- POR RICARDO DURAND, EM PARIS

Numa visita ao Centro de Inovação da marca, em Paris, a SAP mostrou de que forma é que a tecnologia nos pode dar, em tempo real, quantos quilómetro­s é que um jogador está a fazer, os remates, a sua evolução posicional no campo e até prever trajectóri­as da bola. Segundo Olivier Schmitt, Innovation Ambassador da SAP, esta tecnologia, em complement­o com outros recursos aplicados ao treino, foi a grande responsáve­l pela conquista do título inglês pelo Leicester City, em 2016. A presença da SAP no universo desportivo alarga-se à Bundesliga, com um trabalho feito em parceria com o Bayern de Munique e à NBA, onde a estatístic­a é rainha. Sobre a aplicação destas tecnologia­s em clubes nacionais, Olivier Schmitt confirma contactos com alguns emblemas, mas ainda sem pedidos de implementa­ção.

A MÁQUINA QUE SABE O QUE QUEREMOS

A outra tecnologia que nos prendeu a atenção durante esta visita a Paris, a convite da SAP, foi uma máquina de venda automática capaz de prever necessidad­es dos utilizador­es. Com várias configuraç­ões e capaz de se adaptar a locais de comércio distintos (por exemplo, com artigos de natação, em piscinas), cada utilizador tem um perfil que depois é tido em conta pelo sistema para fazer sugestões. Por exemplo, se comprarmos bilhetes para o cinema, a máquina sugere: «Porque não um pacote de pipocas ou uma bebida com gás?». Como não poderia deixar de ser, este tipo de solução está ligado à Internet, numa aplicação muito bem conseguida daquilo a que se chama ‘a Internet das coisas’ (IoT). O sistema tem ainda uma componente de entretenim­ento e pode oferecer alguns jogos casuais ao utilizador; muito inteligent­e é a parte de comunicaçã­o de stock, que envia um aviso para os fornecedor­es quando os produtos estiverem perto de acabar. A SAP demonstrou ainda outras tecnologia­s que conseguem tornar as cidades mais inteligent­es em vários domínios: apps de turismo com realidade aumentada, controlo e análise de trânsito, virtualiza­ção para auxiliar urbanistas e manutenção de mobiliário urbano são algumas das tecnologia­s que já estão a ser aplicadas a várias metrópoles europeias.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal