CO­MO OP­TI­MI­ZAR O DIS­CO

PC Guia - - CAPA -

Nes­te tu­to­ri­al va­mos usar o Smart De­frag da IOBit. No en­tan­to, o processo é ba­si­ca­men­te o mesmo em to­dos os ou­tros pro­gra­mas des­te ti­po.

De­pois de des­car­re­gar o pro­gra­ma e de o ins­ta­lar, abra-o;

A pri­mei­ra coi­sa a fa­zer é es­co­lher o dis­co que quer op­ti­mi­zar ou desfragmen­tar. De se­gui­da cli­que em ‘Ana­li­sar’;

À me­di­da que o pro­gra­ma ana­li­sa o dis­co, vai cri­an­do um ma­pa que lhe mos­tra as zo­nas ocu­pa­das e li­vres. Pa­ra saber o que cada cor quer di­zer, ve­ja a legenda que es­tá na par­te de bai­xo do re­la­tó­rio.

Uma vez con­cluí­da a aná­li­se, cli­que em ‘Smart De­frag’. Nes­ta al­tu­ra o pro­gra­ma po­de pe­dir-lhe pa­ra apa­gar os fi­chei­ros que es­tão só a ocu­par es­pa­ço, co­mo a ca­che do brow­ser ou fi­chei­ros tem­po­rá­ri­os. Es­te processo é se­gu­ro, por is­so po­de fa­zê-lo sem pro­ble­mas. De­pois, o pro­gra­ma co­me­ça a op­ti­mi­zar o dis­co. Es­te processo po­de de­mo­rar bas­tan­te tem­po. Qu­an­do aca­bar, o pro­gra­ma in­di­ca quan­tos fi­chei­ros fo­ram des­frag­men­ta­dos e qu­an­to es­pa­ço foi re­cu­pe­ra­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.