DIS­PLAYPORT

Ho­je em dia, exis­tem tan­tas in­ter­fa­ces er­fa­ces pa­ra a li­ga­ção do PC a um ecrã que es­co­lher uma pa­ra usar não o é ta­re­fa fá­cil. Nes­te número ex­pli­ca­mos a Dis­playPort.

PC Guia - - DESCOMPLIC­ÓMETRO - POR PRDRO TRÓIA

ADis­playPort é uma in­ter­fa­ce de ví­deo de­sen­vol­vi­da em 2006 pe­la VESA (Vi­deo Elec­tro­nics Stan­dards As­so­ci­a­ti­on) e é mais versátil que as ligações que, sim­ples­men­te, trans­mi­tem si­nais de áu­dio e ví­deo. Por is­so, a norma Dis­playPort tem a ca­pa­ci­da­de de trans­por­tar, não só ví­deo e áu­dio, mas também si­nais USB e Ether­net, além de ou­tros.

MAIS QUE UMA LI­GA­ÇÃO DE VÍ­DEO

Uma das van­ta­gens pa­ra quem de­sen­vol­ve pro­du­tos é o fac­to de a norma ser li­vre, ou se­ja, os fa­bri­can­tes não têm de pa­gar pa­ra a usar, além do cus­to de im­ple­men­ta­ção. A Dis­playPort ba­seia-se num mo­do de fun­ci­o­na­men­to se­me­lhan­te ao da TCP/IP, usa­da pa­ra a trans­mis­são de da­dos atra­vés da In­ter­net: também aqui os da­dos são di­vi­di­dos em pa­co­tes. A gran­de van­ta­gem des­ta for­ma de fun­ci­o­na­men­to é a pos­si­bi­li­da­de de se acres­cen­ta­rem fun­ci­o­na­li­da­des-ex­tra à in­ter­fa­ce sem a ne­ces­si­da­de de al­te­ra­ções fí­si­cas à for­ma co­mo os ca­bos e fi­chas são cons­truí­dos. Ape­sar dis­to, a in­ter­fa­ce Dis­playPort pa­drão não é compatível com as nor­mas HDMI ou DVI. Por is­so, foi cri­a­do o pro­to­co­lo Dis­playPort Du­al-Mo­de que permite a trans­mis­são de um si­nal HDMI ou DVI. Não en­tan­to, is­to re­quer um adap­ta­dor ex­ter­no pa­ra se­lec­ci­o­nar o ti­po de si­nal que se­rá uti­li­za­do.

SEM CON­TRO­LO RE­MO­TO

O mo­do na­ti­vo da Dis­playPort não dis­po­ni­bi­li­za al­gu­mas fun­ções que o HDMI ofe­re­ce, tais co­mo co­man­dos CEC, que per­mi­tem o con­tro­lo de múl­ti­plos apa­re­lhos com um úni­co co­man­do, atra­vés do si­nal HDMI. Não en­tan­to, a VESA afir­ma que os mes­mos po­dem ser trans­mi­ti­dos atra­vés de um ca­nal au­xi­li­ar, ca­so necessário. A Dis­playPort po­de ser usa­da pa­ra trans­mi­tir áu­dio e ví­deo em si­mul­tâ­neo, mas cada um é op­ci­o­nal e po­dem ser trans­mi­ti­dos um sem o ou­tro. O si­nal de ví­deo po­de ter 16 bits por ca­nal de cor e o de áu­dio até 8 ca­nais de 24-bit 192 Khz PCM, ou usar for­ma­tos de áu­dio com­pri­mi­do. A in­ter­fa­ce é ain­da ca­paz de trans­mi­tir si­nais de USB bi­di­re­ci­o­nais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.