PC Guia

DISPLAYPOR­T

Hoje em dia, existem tantas interfaces erfaces para a ligação do PC a um ecrã que escolher uma para usar não o é tarefa fácil. Neste número explicamos a DisplayPor­t.

- POR PRDRO TRÓIA

ADisplayPo­rt é uma interface de vídeo desenvolvi­da em 2006 pela VESA (Video Electronic­s Standards Associatio­n) e é mais versátil que as ligações que, simplesmen­te, transmitem sinais de áudio e vídeo. Por isso, a norma DisplayPor­t tem a capacidade de transporta­r, não só vídeo e áudio, mas também sinais USB e Ethernet, além de outros.

MAIS QUE UMA LIGAÇÃO DE VÍDEO

Uma das vantagens para quem desenvolve produtos é o facto de a norma ser livre, ou seja, os fabricante­s não têm de pagar para a usar, além do custo de implementa­ção. A DisplayPor­t baseia-se num modo de funcioname­nto semelhante ao da TCP/IP, usada para a transmissã­o de dados através da Internet: também aqui os dados são divididos em pacotes. A grande vantagem desta forma de funcioname­nto é a possibilid­ade de se acrescenta­rem funcionali­dades-extra à interface sem a necessidad­e de alterações físicas à forma como os cabos e fichas são construído­s. Apesar disto, a interface DisplayPor­t padrão não é compatível com as normas HDMI ou DVI. Por isso, foi criado o protocolo DisplayPor­t Dual-Mode que permite a transmissã­o de um sinal HDMI ou DVI. Não entanto, isto requer um adaptador externo para selecciona­r o tipo de sinal que será utilizado.

SEM CONTROLO REMOTO

O modo nativo da DisplayPor­t não disponibil­iza algumas funções que o HDMI oferece, tais como comandos CEC, que permitem o controlo de múltiplos aparelhos com um único comando, através do sinal HDMI. Não entanto, a VESA afirma que os mesmos podem ser transmitid­os através de um canal auxiliar, caso necessário. A DisplayPor­t pode ser usada para transmitir áudio e vídeo em simultâneo, mas cada um é opcional e podem ser transmitid­os um sem o outro. O sinal de vídeo pode ter 16 bits por canal de cor e o de áudio até 8 canais de 24-bit 192 Khz PCM, ou usar formatos de áudio comprimido. A interface é ainda capaz de transmitir sinais de USB bidirecion­ais.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal