TU­DO (O QUE SE SA­BE) SO­BRE A NO­VA CON­SO­LA NINTENDO SWITCH

De­pois de um te­a­ser lan­ça­do em Ou­tu­bro e me­ses de es­pe­cu­la­ção, no dia 12 de Ja­nei­ro de 2017, a Nintendo apre­sen­tou em Tó­quio a sua no­va con­so­la hí­bri­da, a Switch. Aqui fi­ca tu­do o que se sa­be so­bre ela até à da­ta.

PC Guia - - PLAY -

MO­DO TV

Qu­an­do quer li­gar a Switch à te­le­vi­são, po­de usar a do­ca in­cluí­da que for­ne­ce ligações de energia e HDMI. Pa­ra con­tro­lar os jo­gos usam-se os co­man­dos Joy-Con, que também po­dem ser con­ver­ti­dos em várias con­fi­gu­ra­ções que des­cre­ve­mos adi­an­te.

MO­DO DE ME­SA

Os co­man­dos Joy-Con po­dem ser re­mo­vi­dos dos la­dos da con­so­la e usa­dos in­di­vi­du­al­men­te, um em cada mão, nu­ma con­fi­gu­ra­ção que faz lem­brar os da Wii. Em mo­do de se­cre­tá­ria, o uti­li­za­dor po­de usar o su­por­te da Switch pa­ra a man­ter di­rei­ta em ci­ma da me­sa e usá-la sem lhe to­car.

CO­MAN­DOS

Os dois Joy-Con têm uma câ­ma­ra de in­fra­ver­me­lhos que con­se­gue de­tec­tar dis­tân­ci­as, mesmo em al­guns movimentos sim­ples das mãos. Um dos co­man­dos tem o bo­tão Ho­me e o ou­tro um bo­tão pa­ra ti­rar scre­enshots e gravar ví­deo. A Nintendo dis­po­ni­bi­li­za­rá também um co­man­do cha­ma­do Nintendo Switch Pro que tem uma con­fi­gu­ra­ção se­me­lhan­te aos da PS4 e Xbox. To­dos os co­man­dos são com­pa­tí­veis com os bo­ne­cos Ami­i­bo que per­mi­tem “trans­por­tar” al­gu­mas per­so­na­gens do mun­do re­al pa­ra den­tro dos jo­gos, atra­vés de tec­no­lo­gia NFC. Pa­ra tal, bas­ta apro­xi­má-los do co­man­do e a per­so­na­gem re­pre­sen­ta­da apa­re­ce no jo­go.

MO­DO POR­TÁ­TIL

Nes­te mo­do, o uti­li­za­dor “pren­de” os Joy-Con a cada um dos la­dos da Switch, trans­for­man­do-a nu­ma con­so­la por­tá­til com uma con­fi­gu­ra­ção se­me­lhan­te à da PS Vi­ta ou mesmo à da Wii U. Nes­ta con­fi­gu­ra­ção, o ta­ma­nho da Switch é se­me­lhan­te ao do co­man­do des­ta con­so­la da Nintendo, em­bo­ra o con­jun­to se­ja subs­tan­ci­al­men­te me­nos vo­lu­mo­so. Tal co­mo acon­te­ce com o co­man­do da Wii U, também o ecrã da Switch é tác­til.

HARDWA­RE

Co­mo é há­bi­to, a Nintendo não di­vul­gou mui­ta in­for­ma­ção acer­ca do hardwa­re. Os úni­cos de­ta­lhes co­nhe­ci­dos e con­fir­ma­dos es­tão re­la­ci­o­na­dos com o SoC, a pe­ça que in­clui o pro­ces­sa­dor, a me­mó­ria RAM e pro­ces­sa­dor gráfico: é fa­bri­ca­do pe­la Nvi­dia e ba­se­a­do no Te­gra, que também faz fun­ci­o­nar a con­so­la Shi­eld.Exis­tem

al­guns ru­mo­res que in­di­cam que o SoC foi ba­se­a­do no Te­gra X2, que in­clui um pro­ces­sa­dor gráfico que usa a ar­qui­tec­tu­ra Pas­cal, pre­sen­te na úl­ti­ma ge­ra­ção de pla­cas grá­fi­cas da sé­rie 1000, co­mo as GTX 1080 e 1070. Ou­tra in­for­ma­ção que es­tá mais ou me­nos con­fir­ma­da é a que fala de uma di­fe­ren­ça de ve­lo­ci­da­de en­tre o mo­do TV e o mo­do por­tá­til da Switch. Se­gun­do es­tes da­dos, qu­an­do a con­so­la es­tá li­ga­da à cor­ren­te atra­vés da do­ca, o sis­te­ma fun­ci­o­na a 768 MHz e, qu­an­do se co­lo­ca em mo­do por­tá­til, pas­sa au­to­ma­ti­ca­men­te pa­ra os 300 - tu­do a bem da vi­da da ba­te­ria. Es­ta po­de ser car­re­ga­da sem recorrer à do­ca, atra­vés de um ca­bo USB Ty­pe-C e, se­gun­do a Nintendo, po­de­rá du­rar en­tre 2,5 e 6,5 ho­ras en­tre car­gas, de­pen­den­do do jo­go. No que res­pei­ta a ar­ma­ze­na­men­to, a Nintendo Switch traz um car­tão mi­croSD com 32 GB que, no en­tan­to, po­de ser subs­ti­tuí­do por ou­tro com mais ca­pa­ci­da­de.

SOFT­WARE

Na Nintendo Switch, os jo­gos são dis­tri­buí­dos em for­ma­to digital ou atra­vés de pe­que­nos car­tu­chos, se­me­lhan­tes aos da Nintendo 3DS. A Nintendo as­se­gu­rou que as con­so­las não têm qual­quer blo­queio re­gi­o­nal, ou se­ja, se com­prar um jo­go nos EUA ou Ja­pão po­de­rá usá-los em qual­quer con­so­la, com­pra­da em qual­quer ou­tra par­te d do mun­do.d Du­ran­te a apre­sen­ta­ção, a Nintendo in­di­cou que, além de­la pró­pria, edi­to­ras co­mo a Bethes­da, Ac­ti­vi­si­on, Ubi­soft, War­ner Bros., Epic, Cap­com, Ko­na­mi, Se­ga, Gras­shop­per Ma­nu­fac­tu­re e a From Soft­ware es­tão a de­sen­vol­ver tí­tu­los pa­ra a Switch.

DIS­PO­NI­BI­LI­DA­DE

A Nintendo con­fir­mou que a Switch es­ta­rá à ven­da em Por­tu­gal a 3 de Mar­ço. P.T

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.