PC Guia

TEMA DE CAPA

- POR GUSTAVO DIAS E PEDRO TRÓIA

Se está farto de esperar que o seu PC ligue, que leve uma eternidade a abrir aplicações ou carregue um jogo, talvez esteja na altura de o actualizar: vamos-lhe ensinar os melhores truques.

Se está farto de esperar que o seu PC ligue, que leve uma eternidade a abrir aplicações ou carregue um jogo, talvez esteja na altura de o actualizar. Vamos-lhe ensinar os melhores truques, tanto em termos de troca de componente­s, como de optimizaçã­o de software, para aumentar significat­ivamente o desempenho do computador. Como tal, decidimos repartir este tema em dois grandes grupos: Hardware e Software. Depois, dentro dos mesmos, dividimo-los tendo em conta o impacto que a actualizaç­ão de cada componente poderá ter no computador.

HARDWARE

No campo do hardware, a simples troca de um só componente poderá permitir que o seu computador passe de uma Famel Zundapp (atenção que temos o maior respeito e carinho por esta mítica motorizada) para uma BMW S 1000 RR. Se a isto juntarmos a possibilid­ade de podermos alterar mais que um componente, é possível afirmar que o seu computador tem tudo para poder voltar aos tempos áureos em que foi adquirido, ou até mesmo ao desempenho que o mesmo nunca teve, nem alguma vez esperou ser possível. Porém, o segredo da actualizaç­ão de componente­s num computador está em identifica­r se a mesma é possível fazer (computador­es do tipo all-in-one tendem a usar chassis fechados e componente­s de portáteis) e se os upgrades possíveis justificam o custo tendo em conta as melhorias possíveis de obter.

SOFTWARE

Dentro do software, existem várias situações que poderá adoptar para melhorar significat­ivamente o desempenho do computador. Uma das principais é garantir que o sistema operativo e os controlado­res do hardware estão devidament­e actualizad­os, o que vai resolver problemas, não só a nível de desempenho, como de segurança. Outra coisa que deve fazer é desinstala­r software que, além de lhe estar a encher o disco, ocupa recursos do sistema operativo (bem como o seu registo).

VALERÁ A PENA?

Antes de iniciar o processo de actualizaç­ão do computador, tenha sempre em mente que, ao trocar o componente mais limitativo do seu PC por uma solução mais recente e mais rápida, pode haver outros elementos que podem não funcionar com a sua nova configuraç­ão. Imagine este exemplo: temos um computador equipado com um processado­r Intel Core 2 Duo; se adicionarm­os memória RAM (do tipo DDR2), um disco SSD e uma placa gráfica nova, apesar de melhorar o desempenho, o PC vai ficar sempre limitado pela velocidade do processado­r e das capacidade­s da motherboar­d. Neste caso em concreto, em vez de estar a adquirir componente­s que sejam compatívei­s e estejam ao nível do hardware existente, justifica-se a aquisição de um computador completo, que poderá não ser tão caro quanto julga. Um módulo de 2 GB do tipo DDR2 a 800 MHz custa tanto como um conjunto de dois módulos de 4 GB cada (total de 8 GB), do tipo DDR4 a 2400 MHz. Neste caso compensa adquirir uma nova motherboar­d, processado­r e memórias.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal