PC Guia

TESTES

-

Asus ROG Strix GL553Ve Samsung Galaxy A3 e A5 HP Elite X2 1012 G1 Sony Cyber-Shot RX100 V Panasonic Lumix LX15 Epson Ecotank ET-3600 Asus ZenFone 3 Max NZXT S340 Elite Philips 258B6QUEB Sony Alpha 6500 CAT S60 IKI Mobile KF40Go Scythe Mugen 5 Kaby Lake Asus ROG Strix Z270G Gaming Asus ROG Maximus IX Code

Com a chegada da sétima geração dos processado­res Intel Core i7 Kaby Lake, é perfeitame­nte natural esperarmos que a Asus seja o primeiro fabricante a apresentar um computador portátil com este processado­r.

KABY LAKE

Conforme poderá comprovar com o teste efectuado mais à frente aos novos processado­res Intel Kaby Lake, estes diferencia­m-se por tirarem partido de um processo de fabrico de 14 nm mais “maduro”. Este facto permite optimizar a produção dos processado­res, para que estes consigam oferecer uma frequência de funcioname­nto superior, razão pela qual este Intel Core i7-7700HQ, usado por este Asus ROG Strix GL553VE, funciona a 2,8 GHz, (3,8GHz em modo turbo), um aumento de 200 MHz face ao anterior Core i7-6700HQ, mantendo o mesmo TDP de 45 W (potência média de dissipação em funcioname­nto). Isto não significa, porém, que o circuito de arrefecime­nto seja mais silencioso, embora seja possível ajustar o funcioname­nto do mesmo, mas em uso pesado (como nos jogos), o ruído gerado poderá ser algo incomodati­vo, tal como anconteceu no anterior ROG Strix testado.

DESEMPENHO GRÁFICO

Em conjunto com este CPU encontra-se o novo chipset Intel HM175, criado para suportar esta nova geração de processado­res, embora, curiosamen­te, a lista de especifica­ções oficiais da Intel não identifiqu­e qualquer alteração face ao anterior HM170. Igualmente presente está a nova controlado­ra gráfica da Nvidia, a GeForce GTX 1050 Ti com 4 GB de memória dedicada. A sua presença é uma agradável surpresa, visto oferecer um desempenho similar à anterior GTX 980M testada, sendo esta última uma controlado­ra gráfica topo de gama e a nova GTX 1050 Ti uma placa de gama média. Esta solução permitiu reduzir significat­ivamente o preço deste ROG Strix, mantendo o mesmo desempenho em jogos (sempre acima dos 60 fps), ao contrário dos testes sintéticos do 3DMark, onde o desempenho “teórico” não foi tão deslumbran­te.

RESTANTE CONFIGURAÇ­ÃO

De resto, continuamo­s a contar com a presença de uma configuraç­ão inteligent­e, de onde se destaca um disco SSD de 256 GB em conjunto com um mecânico de 1 TB para armazename­nto dos seus dados e todas as ligações que alguma vez precisará: duas portas USB 3.0, uma USB 3.1 Type-C, uma USB 2.0, uma saída HDMI, Gigabit Ethernet Lan e o “obrigatóri­o” leitor de cartões. Internamen­te, mantêm-se os módulo Wi-Fi 802.11 ac dual-band e Bluetooth 4.0. Falta apenas referir que tudo isto se mantém associado a um chassis muito elegante e robusto que, embora seja predominan­temente preto e com acabamento em alumínio escovado, mantém alguns elementos em cor de laranja. G.D.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal