PC Guia

CES 2017

As melhores 10 ideias que vimos no Consumer Electronic­s Show deste ano.

- POR CÁTIA ROCHA

No ano em que comemorou cinquenta primaveras, o Consumer Electronic­s Show não entrou na velhice e continuou a ser um local para ver aquilo que vamos querer usar nos próximos anos. As televisões estiveram em destaque, os robôs também e há até ideias de portáteis com três ecrãs. Como é impossível falarmos de todos os produtos e protótipos que brilharam no CES, aqui ficam dez das ideias que levam o ouro.

INTEL COMPUTE CARD

É um computador do tamanho de um cartão: mede 94,5 x 55 x 5 milímetros e pode ser integrado, por exemplo, em sistemas de videovigil­ância ou em dispositiv­os de Internet das Coisas (IoT). Em tão pouco espaço, tem um processado­r, memória RAM, armazename­nto, conectivid­ade USB-C Plus, Wi-Fi e Bluetooth. Quem também participa neste projecto são a Dell, HP, a Lenovo e a Sharp. Tudo aponta para que este Compute Card esteja disponível no próximo Verão.

RAZER PROJECT ARIANA

Já aqui falámos sobre protótipos da Razer, mas houve mais um projecto da marca a chamar a atenção. O Project Ariana quer transforma­r qualquer divisão numa ‘gaming cave’: trata-se de um conceito do projector Chroma, que vai permitir ter uma projecção com um ângulo mais alargado daquilo que está a jogar, em tempo real. Assim, mesmo que esteja a jogar num ecrã de pequenas dimensões, vai parecer que está quase dentro do jogo. Quando não estiver a jogar, vai funcionar como um projector de 4K. A Razer espera que o Project Ariana chegue ao mercado no próximo ano.

RAZER PROJECT VALERIE

Esta novidade da Razer foi apresentad­a como um protótipo: um computador portátil com três ecrãs, para aquilo que a marca defende como uma experiênci­a de jogo mais imersiva, em qualquer lugar. Cada um dos ecrãs terá 17,3 polegadas, com resolução 4K. Os dois ecrãs “extra”, dígamos assim, vão ter um sistema automático de posicionam­ento. A Razer defende que, no total, o utilizador vai ter um espaço de visualizaç­ão de 11 520 x 2160. Claro que se isto conseguir chegar ao mercado vai ter um preço nada meiguinho.

LG HUB

São cada vez mais as marcas a apostar em assistente­s inteligent­es para ajudar a simplifica­r a vida do utilizador. Pelo menos na teoria. A Alexa da Amazon já é um gadget conhecido – afinal, até tem direito a figurar em séries de televisão. A novidade da LG chama-se ‘Hub’ e tem um ar simpático, ligeiramen­te parecido com o Jibo (um assistente do género). O LG Hub tem câmara, o reconhecim­ento de voz da Alexa e pode controlar equipament­os inteligent­es de domótica.

SAMSUNG LIFESTYLE TV

Arrecadou o prémio de Melhor Inovação no Best of CES 2017 e tem uma ideia fácil de entender: é uma televisão que quer ser uma obra de arte lá de casa. Parece um quadro e conta com um ecrã que está sempre ligado – para manter as aparências. A marca descreve isto como uma forma de «transforma­r a TV em arte». Não há indicação de preços, mas a Samsung garante que chegará ao mercado ainda este ano.

WOOHOO

Este gadget da SmartBeing­s tem uma missão: dominar a smart home, como indicou a empresa que o produz. Este gadget quer ir além da simplicida­de de um assistente pessoal e juntar também funções como câmara de segurança, dominar os dispositiv­os inteligent­es que tenha em casa e até servir de telefone. Por enquanto, ainda está em crowdfundi­ng no Kickstarte­r, com o ambicioso prazo de chegada ao mercado para o Verão de 2017.

TELEVISOR LG OLED W7

Se há coisa que costuma ser um chamariz no CES são as televisões. A LG apresentou um modelo OLED W7 que pode bem ser a maior televisão mais fina do mundo. Confuso? Com 65 polegadas, esta LG tem 2,57 milímetros – mais ou menos a espessura de uma caneta, por exemplo. A ideia é que possa ficar numa parede, quase como se fizesse parte dela. A LG não revelou preços, mas tendo em conta que a G6, lançada no ano passado, também com 65 polegadas, tinha um preço inicial de oito mil dólares (cerca de 7500 euros), é de esperar algo perto deste valor.

CONTROLADO­R VR 3DRUDDER

Há quem diga que o futuro dos jogos pode passar pela realidade virtual. A 3dRudder apanhou o comboio e apresentou este dispositiv­o: basicament­e, é uma espécie de comando para jogos que pode controlar com os pés e usar também para jogos VR. A marca diz que assim pode estar mais concentrad­o nas restantes tarefas dos jogos, sejam elas disparar,, escalar e por aí fora. Pode escolher entre diferentes­entes modos (teclado, rato, joystick), perfis e atribuir diferentes funções aos movimentos. Custa 179 euros e tem uma app especial para treinar.

DELLDE ULTRASHARP ULTRA HD 8K

Pod Podem nem existir conteúdos para hav haver a necessidad­e de ter um mo monitor 8K, mas isso não parece ser gra grande entrave para a Dell. A marca apr aproveitou o CES para apresentar opo primeiro monitor 8K com uma res resolução de 7680 x 4320 e 33,2 mil milhões de pixéis. Com 32 polegadas, ama marca diz que o UP3218K vai ter 1,07 mil milhões de cores distintas, ma mais ou menos 64 vezes mais que um monitor normal da marca. Vai cus custar é 4700 euros…

O6

Este pequeno dispositiv­o esteve em destaque entre o conjunto dos melhores produtos para tornar os veículos mais inteligent­es. A ideia é colocá-lo no volante do carro e controlar tudo, sem ter de desviar os olhos da estrada. O O6 responde ao toque, à voz e a gestos, para poder receber chamadas, controlar o Spotify, o Apple Music, ver tweets, encontrar podcasts e muito mais. Além de auxiliar a condução, pode também ser usado como um controlo remoto para a máquina fotográfic­a. Por enquanto, apenas funciona com o iOS, custa 100 dólares (cerca de 94 euros) e o utilizador ainda pode acrescenta­r acessórios.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal