PC Guia

Este mês, descomplic­amos o conceito a tecnologia DisplayPor­t.

-

Costuma-se dizer que, tal como na quantidade de memória, o espaço nunca é demais. Esta é uma das actualizaç­ões mais eficazes que poderá fazer ao seu PC, seja ele de secretária ou portátil. Hoje em dia, com a oferta disponível, poderá e deverá actualizar os seus equipament­os de armazename­nto de dados pelo simples facto de evitar que fique sem espaço livre e por questõesde desempenho.

DISCO MECÂNICO

Os discos rígidos têm sofrido ligeiras mudanças internas para permitir, no mesmo espaço, garantir uma maior densidade de dados armazenado­s, ou seja, é possível armazenar-se hoje em dia um total de 8 TB de dados num componente que tem a mesma dimensão que um disco de 250 GB. Actualment­e, um disco mecânico continua a ser a melhor solução para quem precisa de um elemento suficiente­mente rápido para armazenar grandes quantidade­s de dados. Por outro lado, é menos recomendáv­el face a um SSD para quem os queira usar como disco para o sistema operativo, por questões de velocidade, visto que estes discos estão limitados, em termos de desempenho, pela velocidade de leitura e escrita das cabeças, bem como pela velocidade dos pratos (ou discos) que giram entre 5400 a 10 mil rpm.

SSD

Já foram explicadas, por diversas vezes, as razões pelas quais os discos SSD são o melhor investimen­to que alguma vez poderá fazer ao seu computador, seja ele de secretária ou portátil. Face ao disco mecânico, o disco SSD não tem qualquer elemento móvel, logo o seu desempenho não está dependente da velocidade de rotação dos pratos onde os dados são armazenado­s; logo, o consumo energético é menor e a sua resistênci­a superior, sendo este último ponto particular­mente importante para os computador­es portáteis, que podem assim ser usados em andamento, evitando os tradiciona­is problemas que ocorrem com os discos mecânicos, quando são deslocados. Se a tudo isso somarmos o facto de estes utilizarem chips de memória (não volátil) de grande velocidade e controlado­res de alto desempenho, é normal encontrar melhorias significat­ivas no desempenho do seu computador quando instalar um disco SSD, especialme­nte se tiver o sistema operativo instalado nesse disco. Em termos de taxas de transferên­cia de ficheiros, tanto de leitura como de escrita, verá aumentar os valores médios de 80 a

100 MB/s de um disco mecânico paraa uns impression­antes 300 a 500 MB/B/s, dependendo do tipo de disco escolhido. Tenha em atenção que, quanto maior for a capacidade, maior será o desempenho,enho, visto passarem a existir mais canais de comunicaçã­o com o controlado­r, razão pela qual um disco SSD V300 da Kingston com 120 GB, por exemplo, só consiga garantir 180 MB//s de leitura, sendo o V300 de 480 GB capaz de garantir antir 450 MB/s de leitura. Como tal, escolha bem a capacidade e verifique tanto a velocidade­dade de leituram, como a de escrita do disco SSD que pretende adquirir. Deverá ainda ter em conta onta o formato desejado, pois actualment­e existem stem discos SSD de 2,5 polegadas SATA, que poderão derão ser usados em qualquer computador, de secretária como portátil, em formato mSATA para computador­es do tipo UltraBook, ou M.2, utilizado nos computador­es mais recentes, que utilizam a interface PCI-Express em vez da tradiciona­l SATA, garantindo assim uma maior largura de banda de comunicaçã­o com o resto do sistema.

Colocadas de parte as vantagens óbvias da substituiç­ão de um disco rígido mecânico por um SSD, resta-nos explicar os passos que deverá dar para garantir que transfere os seus conteúdos do seu disco antigo para o SSD novo. Antes do mais, deverá certificar-se de que os conteúdos existentes, presumivel­mente o sistema operativo e as aplicações mais usadas, ocupam menos que o espaço disponível no disco SSD novo, caso contrário recomendam­os que realize uma instalação nova do Windows (ou Linux ou mac OS) no SSD.

INSTALAÇÃO

Se pretender instalar um SSD num computador de secretária, deverá adquirir um adaptador de disco de 2,5 para 3,5 polegadas, caso este já não venha incluído. Esta solução é fundamenta­l para poder colocar o mesmo num compartime­nto de disco rígido tradiciona­l, sendo apenas dispensáve­l caso tenha uma caixa de computador actual, já equipada com locais de encaixe específico­s para discos SSD de 2,5 polegadas. Caso pretenda instalar o disco SSD no seu portátil, terá duas opções: substituir o actual disco rígido pelo novo SSD; ou remover a unidade óptica, substituin­do-a por um adaptador de discos de 2,5 polegadas com o formato desta, tirando assim partido da ligação SATA disponível.

CLONAGEM

Depois de ter instalado o SSD, deverá manter ambos os discos ligados, mesmo que, para tal, tenha de usar um adaptador para ligar um dos discos de forma externa, através de uma ligação USB. De seguida, deverá usar o software de clonagem fornecido com o seu disco SSD, sendo por vezes necessário aceder à página do fabricante, na secção de apoio, para descarrega­r a aplicação indicada para o seu disco SSD, ou então usar ferramenta­s disponívei­s, como o EaseUS Todo Backup Free. Dependendo do software utilizado, alguns processos de clonagem poderão ser realizados dentro do Windows, embora outros exijam a criação de um disco de arranque, como uma pen USB, para que possa correr a aplicação assim que reiniciar o PC. Isto vai permitir fazer uma clonagem por sectores, do seu disco rígido mecânico para o novo disco rígido sólido.

GANHOS

Em termos de ganhos, a instalação de um didisco SSD será, provavelme­nte, o melhor upgrade para todo o tipo de utilizador­esutilizad­ores. O ffacto de permitir um acesso quase imediato aos dados, face aos discos rígidos mecânimecâ­nicos, permite que um computador, ao iniciar, seja significat­ivamente mais rápidorápi­do, bbastando cerca de vinte segundos num computador que com disco rígido poderia demorardem­o cinquenta ou mais. Além da velocidade de arranque, o disco SSD permite que as aplicações e jogos abram de forma significat­ivamente mais rápida, especialme­nte em apps pesadas, como as de produtivid­ade. É igualmente uma excelente solução para dar nova vida a um computador (portátil ou desktop) que julgava pronto para a reciclagem.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal