PC Guia

Crie um sistema de armazename­nto semelhante à Fusion Drive da Apple.

Sabia que pode usar um SSD e um disco rígido mecânico para organizar melhor os ficheiros e aplicações num Mac pré-2012?

-

Fusion Drive foi o nome que a Apple deu a uma configuraç­ão de armazename­nto que envolve dois discos, mas que se comporta como se fosse apenas uma unidade. Este modelo de armazename­nto está presente nos computador­es iMac e Mac Mini desde as versões de finais de 2012. Os laptops mais recentes usam apenas drives SSD, pelo que não faz sentido falar em Fusion Drive. Depois de estabeleci­do, este sistema permite ao macOS decidir de forma autónoma que ficheiros são guardados nos dois discos. A informação a que acede de forma mais regular, e que, por isso, influencia mais o desempenho do Mac, será armazenada no disco SSD, juntamente com tudo aquilo que o sistema operativo perceber que é mais usado pelo utilizador. Assim que o disco começar a ficar sem espaço, o macOS vai perceber que ficheiros usa com menos frequência e muda-os para o disco mecânico (HDD). SSD E HDD NUM MAC A parte mais complicada deste processo será mesmo instalar um SSD num Mac e manter o HDD que trouxer de origem, algo que vai ser mesmo impossível se tiver qualquer um dos laptops ou iMac mais recentes da Apple. Nos iMac pré-2012, pode conseguir fazê-lo, mas vai ter de retirar a drive de DVD para incluir um disco SSD. Se o quiser fazer, pode usar kits de instalação como os Data Doubler da OWC (bit. ly/2iLTle8). A forma mais fácil de configurar uma Fusion Drive num iMac ou Mac Mini pré-2012 é ligar um disco externo SSD por Thunderbol­t ou USB 3, para garantir as velocidade­s de acesso mais rápidas possíveis. Aqui, pode por exemplo, optar pelos modelos T1 da Samsung com 250 GB (cerca de 175 euros) ou os Extreme 900 da Sandisk (a partir de 200 euros, com várias versões à escolha). COMPRA ACERTADA Se o seu HDD tiver um espaço generoso (entre 500 GB e 1 TB), não será necessário adquirir um SSD com muito armazename­nto, uma vez que aqui só vão ficar mesmo os ficheiros que vai usar mais. Os preços destas unidades ainda são um pouco elevados, por isso o melhor é mesmo ficar-se por opções de 250 GB ou menos, para que o rombo no seu orçamento não seja muito “doloroso”. Assim que tiver o SSD do seu lado, ligue-o ao Mac e está pronto para seguir o nosso tutorial, que envolve uns passos na linha de comandos do sistema operativo da maçã, o Terminal.

1

Em primeiro lugar, faça um backup de todos os dados que tiver no seu Mac para evitar que qualquer problema ponha em causa o acesso aos ficheiros que tem no computador. Pode usar um disco externo comum, ligá-lo ao Mac e defini-lo como Time Machine (‘Preferênci­as do Sistema’ > ‘Time Machine’ > ‘Selecione o disco de cópia de segurança’). Depois de feito o backup, desligue o disco que serviu de Time Machine e ligue o que vai usar para configurar a Fusion Drive. Tenha em atenção que esta unidade vai ser completame­nte formatada, por isso veja primeiro se tem dados que não quer apagar antes de começar este processo.

2

Já com o SSD ligado e pronto a usar, abra o Terminal (es-escrevacre­va ttertermin­alil na bbusca ddo macOS)OS) e didigiteit didiskutil­ktil lilist,t o que vai identiiden­tificar os volumes presentes no sistema: aqui vão aparecer o disdisco HDD onde está o sistema operativo - /dev/ disk1 (interna (internal, virtual) - e o SSD que tem ligado por USB - / dev/disk2 (ex (external, physical). Este passo serve, essencialm­ente, para c confirmar a disponibil­idade das duas unidades de armazename­narmazenam­ento.

3

Para criar a Fusion Drive e juntar (virtualmen­te) os dois discos num só, continue no Terminal e escreva diskdiskut­il coreStorag­e create Fusion / devdev/disk1 /dev/disk2; onde está ‘FusFusion’ pode escrever o nome que quisquiser, já que é a designação pela qual vai ficar conhecida a sua unidade de “fusfusão”. O sistema vai depois começar a crcriar a nova partição, o que demora algualguns segundos.

4

Quando este processo terminar, escreva diskutil coreStorag­e createVolu­me e faça copy/paste do valor que surge à frente da indicação Core Storage Fusion UUID (2BDE345-DFG4538… e por aí fora). Digite ainda jhfs+, o sistema de formatação que vamos usar, o nome que quiser dar à Fusion Drive, no nosso caso ‘Fusion’, e o espaço, em percentage­m, que quer usar. Deverá ter, então, qualquer coisa como: diskutil coreStorag­e createVolu­me 2BDE345-DFG4538 jhfs+ Fusion 100%.

5

Assim que clicar ‘Enter’, o macOS vai criar a nova drive e fazê-la aparecer no desktop e no Finder, com o nome que lhe deu. A partir de agora, se instalar aqui o macOS, o sistema vai fazer automatica­mente a gestão dos ficheiros que vão ficar no SSD e no HDD, que passam, para todos os efeitos, a ser apenas uma drive.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal