PC Guia

Luís Alves destaca os melhores projectos de modding do CES 2017.

O CES 2017 foi um evento onde todas as marcas mostraram os seus produtos com projectos de modders convidados. Isto demonstra que os modders são cada vez mais necessário­s e que grande parte dos produtos são vocacionad­os para os mesmos. Fica um resumo dos q

- POR LUÍS ALVES

PHANTEKS

Com a Massive Elegant Enthoo Elite a brilhar como estrela da marca, a Phanteks quis mostrar que também é capaz de criar caixas inovadoras Premium. O preço elevado, 900 euros, poderá afastar muitos e, por isso, fica a questão se justifica esta caixa justifica o valor pedido. No que respeita ao design, traz chapas de vidro temperado de 4 mm, linhas muito arredondad­as e, em termos de refrigeraç­ão, permite montar ventoinhas de 140 mm e os respectivo­s radiadores. Para a cablagem surgem algumas inovações que será interessan­te ver aplicadas noutros modelos da marca.

SILVERSTON­E

Com versões 2.0 das caixas que apresentar­am o ano passado, a SilverSton­e reforça a aposta no formato STX e mITX. As minhas preferidas são a Sugo 14, que desloca a placa gráfica para um expositor na frontal da caixa em acrílico e a RVZ03, perfeita para aquele potente PC ‘console killer’.

CORSAIR

Com uma aposta mais forte nos periférico­s com iluminação RGB e para mercado gaming, a Corsair mostrou apenas com uma ‘versão 2’ do seu projecto Bulldog, que quer rivalizar com as RVZ da SilverSton­e. O mais interessan­te para nós, modders, são as memórias RGB Vengeance, com um visual muito agressivo.

DEEPCOOL

Esta marca apresentou novos modelos de caixas com integração de fábrica de vários dos seus modelos AIO. Existe uma linha já certificad­a para o novo socket da AMD, o AM4. A caixa de que mais gostei foi a Quadstella­r, uma versão ATX da Tristellar, que me parece ideal para um projecto com o tema Star Wars. A Deepcool fez também um upgrade do seu AIO Captain para RGB e mostrou dois modelos invulgares de ventoinhas.

COOLER MASTER

A Cooler Master teve em destaque projectos dos portuguese­s Le Funky e Fred Sant. Houve ainda tempo para apresentar o novo segmento da MasterBox, o Lite, com tamanhos 5 (ATX) e 3 (mATX). O MasterLiqu­id, que analisei o mês passado aqui na PCGuia, passou também a ser RGB.

THERMALTAK­E

Com o slogan ‘Game with your mod’, a Thermaltak­e apresentou imensas caixas, dissipador­es, fontes, periférico­s e até cadeiras para gaming. O grande destaque vai para a The Tower 900 e para o bloco de processado­r da linha Pacific, com iluminação RGB.

CONCLUSÃO

Foi o RGB que, este ano, inundou a feira. Muitas dos novos componente­s já vêm certificad­os para utilização com equipament­os com iluminação RGB: ventoinhas, fitas de LED e até caixas. Não será fácil garantir a consistênc­ia em todas as soluções e espero, para bem dos modders, que exista uma normalizaç­ão por parte das marcas, ou parcerias muito abrangente­s, que não criem conflitos para o utilizador final.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal