Se­te tru­ques pa­ra ta­re­fas bá­si­cas no Windows

Não in­te­res­sa quan­tas ho­ras e di­as pas­sa ao com­pu­ta­dor: há sem­pre al­gu­ma for­ma de fa­zer as coi­sas me­lhor e mais de­pres­sa.

PC Guia - - ÍNDICE - POR CÁ­TIA RO­CHA

Já há uns anos que os Daft Punk pe­dem que se tra­ba­lhe, mas que se fa­ça tu­do me­lhor e mais de­pres­sa, também. Se acha que já do­mi­na os tru­ques mais nor­mais, ain­da po­de ha­ver es­pa­ço pa­ra me­lho­ri­as – se­ja pa­ra co­pi­ar e co­lar, im­pri­mir e mui­to mais.

1 CO­PI­AR E CO­LAR

Já sa­be que exis­te o ‘Ctrl+X/C/V’ pa­ra cor­tar, co­lar e co­pi­ar, não é? É um co­man­do sim­ples e, pro­va­vel­men­te, o “bê-a-bá” tec­no­ló­gi­co de qual­quer pes­soa. Mas sa­bia que po­de também usar es­te con­jun­to de te­clas pa­ra ter lo­go aces­so à sua área de trans­fe­rên­cia do Of­fi­ce? An­tes dis­so, tem de ac­ti­var es­sa fun­ção. Por exemplo, no Word, vá até ao can­to su­pe­ri­or esquerdo, on­de es­tá ha­bi­tu­al­men­te o ‘Co­lar’. Cli­que na se­ta que es­tá ao la­do de ‘Área de Trans­fe­rên­cia’ e nas ‘Op­ções’, em bai­xo, ac­ti­ve a pri­mei­ra op­ção: ‘Mos­trar au­to­ma­ti­ca­men­te a área de trans­fe­rên­cia do Of­fi­ce’. Sur­gi­rá uma ja­ne­la na la­te­ral do ecrã, com tu­do aqui­lo que vai co­lo­can­do na área de trans­fe­rên­cia. Ao li­gar is­to, vai ter es­ta ja­ne­la em ou­tros pro­du­tos do Of­fi­ce, co­mo o Ou­tlo­ok, por exemplo.

2 IM­PRI­MIR

O equi­va­len­te à tin­ta in­vi­sí­vel no Word se­ria a op­ção de texto ocul­to. O que é que is­to faz? É uma for­ma de fa­zer com que al­gum texto fi­que es­con­di­do num do­cu­men­to, o que se­rá útil se pre­ci­sar de im­pri­mir du­as ver­sões: uma com o texto ocul­to e ou­tra com o texto vi­sí­vel, por exemplo. Pa­ra ocul­tar texto, bas­ta se­lec­ci­o­nar o seg­men­to de texto que quer ocul­tar, car­re­gar com o bo­tão di­rei­to e es­co­lher ‘Ti­po de Le­tra’, mar­car ‘Ocul­to’ e de­pois fi­na­li­zar com ‘OK’. Se re­pa­rar que, ao im­pri­mir, o texto ocul­to apa­re­ce, po­de fa­zer ‘Ctrl+P’, ir até às ‘Op­ções’ e, em ‘Vi­su­a­li­za­ção’, des­mar­car a op­ção ‘Im­pri­mir texto ocul­to’.

3 APA­GAR FI­CHEI­ROS

É um da­do ad­qui­ri­do: a Re­ci­cla­gem é on­de vão parar os fi­chei­ros que quer apa­gar. Mas também é o sí­tio on­de es­sas al­mi­nhas fi­cam até à or­dem final de eli­mi­na­ção (aka ‘qu­an­do es­va­zia a re­ci­cla­gem’). Pa­ra evi­tar es­te lim­bo, o CC­le­a­ner é a for­ma mais rá­pi­da de ga­ran­tir que o ac­to de apa­gar al­gu­ma coi­sa é mesmo final. Mas, só as­sim pa­ra evi­tar de­sas­tres, po­de es­co­lher que os fi­chei­ros só sejam eli­mi­na­dos à sé­ria pas­sa­das 24 ho­ras. As­sim, ca­so ha­ja ar­re­pen­di­men­tos, po­de re­cu­pe­rá-los. Pa­ra fa­zer is­to, abra o CC­le­a­ner, vá até ‘Op­ti­ons’, ‘Ad­van­ced’ e de­pois em ‘Only de­le­te fi­les in Recy­cle Bin ol­der than 24 hours’.

4 ABRIR DO­CU­MEN­TOS

Às ve­zes, a Microsoft gos­ta de mu­dar as de­fi­ni­ções-pa­drão dos pro­gra­mas – is­so acon­te­ceu, por exemplo, com as al­te­ra­ções fei­tas com o lan­ça­men­to do Word 2013, que mu­dou as de­fi­ni­ções de vis­ta de lei­tu­ra pa­ra vis­ta de im­pres­são. Pa­ra fa­zer com que os do­cu­men­tos abram lo­go no seu mo­do fa­vo­ri­to, abra um do­cu­men­to Word, vá a ‘Fi­chei­ro’ e de­pois ‘Op­ções’. Lá, vai en­con­trar as ‘Op­ções de ar­ran­que’, on­de de­ve des­mar­car a op­ção ‘Abrir anexos de cor­reio elec­tró­ni­co e ou­tros fi­chei­ros não edi­tá­veis na vis­ta de lei­tu­ra’. Se ra­ra­men­te im­pri­me do­cu­men­tos, não há gran­de van­ta­gem em vi­su­a­li­zar a in­for­ma­ção. Sen­do as­sim, po­de es­co­lher a vis­ta de ras­cu­nho, por exemplo. Ca­so quei­ra, po­de es­co­lher abrir por de­fei­to os seus do­cu­men­tos Word em vis­ta ras­cu­nho. Po­de ir até ‘Fi­chei­ro’, ‘Op­ções’, ‘Avan­ça­das’ e, no cam­po ‘Ge­ral’, es­co­lher a op­ção ‘Per­mi­tir a aber­tu­ra de um do­cu­men­to na vis­ta Ras­cu­nho’.

5 GUARDAR DO­CU­MEN­TOS

Qu­an­do guar­da al­gum do­cu­men­to do Word ou uma fo­lha de cál­cu­lo do Ex­cel, po­de tor­nar o do­cu­men­to con­fi­den­ci­al, ao adi­ci­o­nar uma pas­sword. Pa­ra fa­zer is­so, no Word, car­re­gue em ‘Fi­chei­ro’ > ‘In­for­ma­ções’ > ‘Pro­te­ger o do­cu­men­to’ > ‘En­crip­tar com pa­la­vra-pas­se’. Es­co­lha a pas­sword que qui­ser e con­fir­me no­va­men­te. O mesmo processo é apli­cá­vel ao Ex­cel.

6 FA­ZER CAPTURAS DE ECRÃ

Um dos tru­ques do Windows 10 li­ga­do às capturas de ecrã é o de po­de­rem ser guar­da­das au­to­ma­ti­ca­men­te no OneDrive, dei­xan­do de la­do pro­gra­mas co­mo o Paint. Pa­ra fa­zer is­so, vá até à sua bar­ra de ta­re­fas, car­re­gue no íco­ne do OneDrive e, com o bo­tão di­rei­to, em ‘De­fi­ni­ções’ e de­pois em ‘Guardar au­to­ma­ti­ca­men­te’. Em bai­xo, nas ‘Capturas de ecrã’, mar­que a op­ção ‘Guardar au­to­ma­ti­ca­men­te capturas de ecrã no OneDrive’. Pa­ra ti­rar um scre­enshot, bas­ta car­re­gar na fiel te­cla ‘PrtScn’.

7 PRO­CU­RAR NO COM­PU­TA­DOR

Sim, há quem con­si­ga ter o Am­bi­en­te de Tra­ba­lho lim­po, ar­ru­ma­di­nho, or­ga­ni­za­do – mas es­sas pes­so­as de­vem re­pre­sen­tar me­nos de 10% da po­pu­la­ção. Por is­so, na­da me­lhor que saber co­mo fil­trar bem as pes­qui­sas no com­pu­ta­dor. Pa­ra che­gar lá, abra uma pas­ta do ‘Ex­plo­ra­dor de Fi­chei­ros’ e car­re­gue com o bo­tão di­rei­to em ‘Ver’ e de­pois es­co­lha ‘De­ta­lhes’. Is­to vai fa­zer com os seus fi­chei­ros sejam apre­sen­ta­dos com mais por­me­no­res; no to­po, on­de es­tão in­for­ma­ções co­mo ‘No­me’, ‘Da­ta’ ou ‘Ti­po’, po­de apli­car di­fe­ren­tes fil­tros. O de ‘Da­ta’ é par­ti­cu­lar­men­te in­te­res­san­te, por­que po­de pes­qui­sar num de­ter­mi­na­do in­ter­va­lo de tem­po. O uso de fil­tros po­de aju­dar na bus­ca, já que, em al­guns ca­sos, con­se­gue eli­mi­nar vá­ri­os fi­chei­ros do cam­po de vi­são.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.