PC Guia

TEMA DE CAPA

O software gratuito ou opensource não é uma coisa nova. Mas, por uma razão ou outra, ainda há utilizador­es que insistem em gastar dezenas de euros numa catrefada de programas quando podem gastar cerca de... zero euros em alternativ­as que fazem o mesmo ou

- POR CÁTIA ROCHA, GUSTAVO DIAS E RICARDO DURAND

Se há coisa boa no mundo é a palavra ‘grátis’. Por isso, no tema de capa deste mês vai poder descobrir várias sugestões freeware com potencial para poupar centenas de euros.

Éuma verdade incontestá­vel: é possível ter um computador carregado de boas aplicações gratuitas, onde o investimen­to em software seja nulo. E tudo sem pirataria, claro. Começando pelo sistema operativo, este será o “território” onde o problema, em princípio, não se vai colocar. Todos os computador­es novos, sejam PC ou Mac, já vêm com o SO respectivo instalado - Windows 10 e macOS - nas suas versões mais recentes. E, como quer a Microsoft, quer a Apple já as disponibil­izam de forma gratuita, é mais que certo que um teórico Windows 11 ou um macOS 10.13 sejam também eles sem custos. Aqui, a alternativ­a, pelo menos em PC, é a instalação de uma distribuiç­ão de Linux, como a Ubuntu. Este SO tem vindo a melhorar ao longo dos anos e actualment­e já é compatível com muito hardware e software de terceiros.

OK, JÁ TENHO UM SO GRATUITO. E O RESTO?

Bem, o resto vai poder encontrar ao longo das treze páginas do nosso tema de capa. São mais de 30 alternativ­as para os principais programas e jogos pagos que pode encontrar à venda nas lojas físicas e na Web. Depois do SO, mostramos-lhe como é que pode substituir a suite de produtivid­ade da Microsoft, o Office 365 Pessoal/Casa ou o Office Casa e Estudantes 2016, por um conjunto de programas gratuitos que podem ficar instalados no PC e outros que acede a partir da cloud. Só aqui vai ter uma poupança que pode ir dos 69 euros/ano aos 149 euros.

CRIATIVIDA­DE E SEGURANÇA A CUSTO ZERO

Da produtivid­ade passamos para a multimédia onde os gastos são astronómic­os, se quiser ter algum do software-padrão da indústria, como o Photoshop e o Premiere (da Adobe) ou o Aperture e o Final Cut (da Apple); a adopção de programas gratuitos de multimédia e criativida­de vai permitir economizar cerca de 700 euros por ano. No campo da segurança, os preços das principais soluções de protecção para os computador­es são baixos (uma média de 30 a 40 euros), mas também aqui é possível instalar software antivírus, antimalwar­e e firewalls gratuitas, que não o vão deixar ficar mal perante “ataques” exteriores.

JOGAR SEM ORÇAMENTOS

Quase a acabar, temos uma lista dos melhores utilitário­s para colocar o seu PC na linha e para lhe facilitar a vida: um programa de FTP, um actualizad­or de drivers e um gestor de imagens são algumas das sugestões que vai poder encontrar nesta PCGuia. Finalmente, e como a vida não é só trabalho, damos-lhe a conhecer os cinco melhores jogos freeware do momento; se optar pelas nossas sugestões em vez dos blockbuste­rs da Electronic Arts ou da Ubisoft, por exemplo, são menos 50 a 60 euros que vai gastar; e se estiver atento às promoções do Steam, pode ainda adquirir jogos por um preço tão reduzido que mais parecem ser gratuitos, tal a relação qualidade/preço dos mesmos.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal