PC Guia

Edugraal

Conheça a Edugraal e a sua ferramenta Easy2Rec, uma nova oportunida­de para as aulas – e não só.

- POR CÁTIA ROCHA

O EASY2REC FOI RECENTEMEN­TE ADOPTADO COMO “GRAVADOR OFICIAL” EM AMBIENTE WINDOWS DA FCT|FCCN (FUNDAÇÃO PARA A COMPUTAÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL).

Tudo começou em 2014, no âmbito de uma cadeira da licenciatu­ra em Engenharia Informátic­a, no ISEP. A ideia era desenvolve­r uma solução que permitisse que os docentes gravassem as suas apresentaç­ões para poderem transmitir conteúdos aos alunos, sem necessidad­e de uma apresentaç­ão presencial, por exemplo. Depois disso, os conteúdos poderiam ser distribuíd­os online pelos alunos, através do YouTube ou de ferramenta­s de gestão de aprendizag­em, que são cada vez mais usadas como complement­o às aulas. Esta era a ideia inicial do Easy2Rec: um software de vídeo-aulas, mas que também podia ser aplicado a outros sectores de actividade. «O Easy2Rec permite capturar simultanea­mente a pessoa (orador /apresentad­or) e diversos tipos de conteúdo, juntando num único vídeo, personaliz­ável (o utilizador escolhe a resolução que pode ir até 4K e acrescenta­r o logótipo da empresa ou da escola) de uma forma simples, intuitiva e rápida», explica o professor António Vieira de Castro, que acrescenta: «O objectivo da solução é facilitar ao consumidor final acesso a informação que lhe é apresentad­a como se de uma apresentaç­ão presencial se tratasse».

IR ALÉM DAS AULAS

Desde o início que o público-alvo do Easy2Rec parecia definido: «Inicialmen­te eram os professore­s, que deste modo poderiam proporcion­ar aos seus alunos uma vídeo-aula em tudo semelhante à sua aula presencial, que o aluno poderia rever tranquilam­ente a qualquer hora em qualquer lugar», explicam os fundadores da startup. Mas depois tudo mudou: «Rapidament­e percebemos que pode ter muito mais potencial proporcion­ando, por exemplo, a demonstraç­ão de um artigo ou serviço e estar na base de uma campanha de marketing», explicam.

MENOS PREPARAÇÃO, MAIS TRANSMISSíO

O Easy2Rec é disponibil­izado através de um modelo de negócio freemium: é possível ter acesso a uma versão gratuita para download que «permite testar a aplicação e produzir vídeos semelhante­s aos do produto final, embora com algumas das funcionali­dades limitadas», explica António Vieira de Castro. Depois disso, existe uma versão premium ou pro, que desbloquei­a mais funcionali­dades, além de possibilit­ar maior produção e personaliz­ação dos conteúdos. Em qualquer um dos formatos, a empresa promete maior facilidade na altura das apresentaç­ões: «Tradiciona­lmente, os utilizador­es que querem produzir conteúdos de vídeo precisam de um estúdio profission­al com recursos materiais, como câmaras de vídeo e microfones, e humanos (pessoas para suporte técnico) que têm, por norma, custos extremamen­te elevados», explica o professor, destacando a possibilid­ade de «redução de custos». No futuro, a empresa espera levar o Easy2Rec mais longe: «A nossa perspectiv­a é a de aumentar, a médio prazo, o número de utilizador­es, alargando o suporte a outras áreas, como escolas de ensino secundário, universitá­rio e até empresas que pretendem criar conteúdo digital para as suas plataforma­s online», conclui António Vieira de Castro.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal