PC Guia

TRANSFORME O SEU COMPUTADOR DE CASA NUM SERVIDOR VPN

Se viaja frequentem­ente, o mais provável é que já tenha passado pelo desespero de estar a tentar ligar a uma rede Wi-Fi qualquer – sem saber se é segura ou não. Por isso, às vezes dá jeito utilizar uma VPN para ter algum tipo de segurança ao utilizar rede

- POR CÁTIA ROCHA

Se viaja frequentem­ente, o mais provável é que já tenha passado pelo desespero de estar a tentar ligar a uma rede Wi-Fi qualquer – sem saber se é segura ou não. Siga o guia da Cátia Rocha para configurar uma VPN e ter algum tipo de segurança, ao utilizar redes públicas.

Para ter a certeza de que está a aceder a uma ligação segura, aqui fica a sugestão de um serviço gratuito de VPN que irá utilizar o seu computador de casa como um servidor de proxy, que vai funcionar como um intermediá­rio entre a sua informação e a rede. Para isso, são precisos dois computador­es. O seu PC de casa passa a funcionar como o tal proxy, para evitar possíveis problemas de segurança. Claro que se a ligação fora de casa for lenta, esta opção não servir para ajudar à velocidade – principalm­ente se estiver muito longe de casa. Aqui foi utilizada a Hamachi, uma VPN gratuita.

1 PREPARAR O SERVIDOR

Para este guia, vai precisar de e dois computador­es: um que vai funcionar como servidor e um portátil, que funcionará como cliente (e que andará fora de casa). O ‘PC servidor’ tem de estar sempre ligado para que isto funcione – algo que tem de ter em conta se, por exemplo, estiver fora durante vários dias. Ao utilizar o ‘PC servidor’, faça o download do LogMeIn Hamachi em vpn.net. O download está disponível para Windows, Mac e Linux. Quando o programa iniciar pela primeira vez, clique no ícone ‘Power’. Para isso, vai precisar de criar uma conta de utilizador. É através dessa conta que controla toda a configuraç­ão. Confirme a conta, clique em ‘Criar uma nova rede’ e dê-lhe um nome e uma password de acesso.

2 CONFIGURAÇ­ÃO NO COMPUTADOR CLIENTE

Agora, precisa de ir até ao portátil e instalar o Hamachi. Use o mesmo login que utilizou no computador ‘servidor’. Vai receber um email como notificaçã­o de cada vez que adicionar um novo dispositiv­o, já que isto funciona como um mecanismo de segurança. De seguida, escolha ‘Ligar a uma rede existente’. Seleccione a rede e introduza a password que criou no primeiro passo. O nome do PC inicial vai aparecer. Clique com o botão direito aí e escolha ‘Procurar’ – aqui, introduza o seu login habitual da conta do Windows, para ter acesso às informaçõe­s do PC servidor. Se tiver algum problema a ligar à rede, convém dar uma olhadela às definições de firewall e criar algumas excepções para o Hamachi.

3 CONFIGURAR O PRIVOXY

No seu computador ‘cliente’, vai precisar de fazer o download do Privoxy, disponível em bit.ly/2qTtMcy. Aqui, escolha o ficheiro privoxy_ setup_3_0_23.exe e faça a instalação. Depois disso, vai aparecer uma janela branca. Pode fechá-la, ir até aos ícones escondidos da barra do Windows, clicar com o botão direito e escolher ‘Main Configurat­ion’. O programa vai abrir um documento de texto; vá até à secção 4.1 e procure por listen-address 127.0.0.1:8118. Coloque um ‘#’ em frente a essa linha e, por baixo, escreva listen-address [o IP no topo da sua janela do Himachi]:8118. Guarde o documento e reinicie o Privoxy. A firewall do Windows pode pedir para permitir ou negar a conexão.

4 CONFIGURAR O BROWSER

Depois, ainda tem de configurar o browser do portátil, para que redireccio­ne o tráfego da rede pelo Hamachi. Vá até ao browser, abra as definições e clique em ‘mostrar definições avançadas’ – no Chrome, por exemplo. Nas definições de rede clique em ‘alterar definições de proxy…’; escolha ‘Definições de LAN’ e introduza as informaçõe­s que tem do Prixovy, incluindo a porta 8118. Quando terminar, vá até privoxy.org/config e confirme se o Privoxy está bem configurad­o. Se sim, já pode aceder com uma ligação segura através do ‘PC servidor’. Caso não esteja bem configurad­o, vale a pena confirmar se não existe qualquer conflito de proxy ou de firewall.

5 OPÇÕES DE SEGURANÇA DO PRIVOXY

As definições default do Privoxy costumam ser adequadas para quem quer uma configuraç­ão rápida – mas há mais para explorar. Para isso, clique com o botão direito do rato no ícone do Privoxy. Escolha a opção ‘Edit’ > ‘User Actions’ para personaliz­ar o programa. Por exemplo, o Privoxy permite não guardar uma cache de cookies por definição – mas pode escolher quais os sites que podem ser uma excepção.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal