PC Guia

INSTALAÇÃO SEM ESPINHAS

Acabou de comprar uma box Android, mas não faz ideia do que fazer a seguir? Não se preocupe: siga as nossas instruções.

-

Depois de adquirir o modelo que desejava, é natural que esteja desejoso de instalar tudo para a experiment­ar. Abrindo a caixa, irá deparar-se com um conjunto de acessórios, como um transforma­dor, um comando, um cabo HDMI (habitualme­nte) e, por vezes, uma antena, sendo esta necessária instalar caso pretenda ligar a sua caixa à sua rede Wi-Fi doméstica. As caixas costumam trazer um manual de instruções/instalação, mas por vezes podem vir em chinês (literalmen­te) ou em qualquer outro idioma, dependendo do país de onde foram importadas.

USAR RATO E TECLADO PARA INTERAGIR

Outro detalhe que convém saber é o de que, na grande maioria das situações, tal como nas caixas que testámos, estas tendem a vir sem pilhas para os comandos, uma situação que deverá resolver quanto antes, visto que o comando é fundamenta­l para a instalação e configuraç­ão da sua box Android. Poderá, se quiser, usar um teclado e rato, sendo esta combinação a mais acertada por uma questão de configuraç­ão, uma vez que terá de escrever os seus dados de login em apps ou no próprio sistema operativo. De resto apenas terá de escolher o local ideal, próximo do seu televisor, para colocar a caixa, ligar o cabo HDMI e o de rede (caso não use Wi-Fi), bem como o transforma­dor para alimentar a mesma. De seguida, basta seguir as instruções no ecrã.

BOX ANDROID

Ligando aboxAn dr oidà TV, esta entra no processo inicial de instalação instalação ,, muito similar ao existente quando compra um smartphone ou tablet novo. No primeiro ecrã ser-lhe-á pedido para escolher o idioma e o fuso horário, devendo neste último ponto escolher o fuso de GMT +0:01, que correspond­e ao meridiano de Greenwich, a hora oficial de Portugal Continenta­l e Madeira, ou GMT 0:00, caso esteja a viver nos Açores. Alguns modelos, especialme­nte os que vêm equipados com versões Android mais antigas, como 5.1 Lollipop, será necessário determinar a resolução do ecrã, sendo recomendáv­el ter a certeza de qual será a resolução máxima do seu televisor (ou do ecrã que usar com a box). Por defeito, deverá escolher FullHD 1080p a 50 ou 60 Hz; caso a box e a televisão sejam compatívei­s, a opção ideal será 2160p a 60 Hz. Igualmente importante, nos modelos que pedem para configurar a resolução, será determinar qual a saída de áudio desejada: PCM (directamen­te para o equipament­o ligado), HDMI Pass-Through ou S/PDIF óptico Pass-Through. Estas duas últimas são opções fundamenta­is, se estiver a usar ligações de áudio diferentes das ligações de vídeo, como por exemplo ter o cabo S/PDIF óptico ligado a um amplificad­or dedicado e o HDMI para o televisor. De seguida, será pedido para escolher qual o tipo de ligação que irá usar, se Ethernet ou Wi-Fi, sendo necessário, nesta última situação, identifica­ra sua rede e inserira senha de acessoàmes ma. Estaéu ma daquelas ocasiões em que o teclado poderá facilitar a sua tarefa. Onde o teclado também poderá ser uma preciosa ajuda é no passo seguinte, o da configuraç­ão da sua conta Google, fundamenta­l para usar a Play Store.

PROCURAR ACTUALIZAÇ­ÕES NA LOJA

Depois de tudo isto configurad­o, fica com acesso à interface principal da sua box Android, sendo recomendáv­el que verifique se já saíram actualizaç­ões para o sistema operativo e para as apps pré-instaladas. Em muitos casos, vai poder encontrar uma aplicação pré-definida que serve de atalho para as actualizaç­ões de sistema; outra solução é aceder ao menu de actualizaç­ão, a partir das ‘Definições de Sistema’ > ‘Dispositiv­o’ > ‘Acerca de’, e, neste menu, escolher a opção de actualizar, quando disponível. Já a nível das aplicações, deverá abrir a loja Google Play e aceder ao menu ‘Os meus jogos e aplicações’ e ao sub-menu ‘Actualizaç­ões’.

CHROMECAST CH HROMECAST

Se eestiver a instalar um Chromecast, deverá ligar o mesmo à entrada HDMI do ttelevisor e instalar a aplicação Google Home no seu dispositiv­o móvel, disponível­poníveldis­p para Android e iOS. De seguida configureo acesso ao Wi-Fi do seu dispositiv­o móvel, acedendo à rede criada pelo Chromecast, para que possa configurar o mesmo através da aplicação Google Home. Após ambos estarem na mesma rede, a aplicação irá identifica­r o seu Chromecast e atribuir um código que aparecerá no televisor, sendo necessário confirmar se o mesmo é igual ao visualizad­o no ecrã do seu dispositiv­o móvel.

ASSOCIAR A CONTA GOOGLE

Depois, deverá introduzir o nome que deseja atribuir ao Chromecast e configurar o mesmo para poder aceder à sua rede doméstica, escolhendo-a através das redes detectadas, e introduzin­do a password da mesma. Por fim será pedido para associar a sua conta Google, para que possa instalar apps e usar todas as funcionali­dades do seu Chromecast.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal