PC Guia

CONFIGURAR COMO UM PRO

O Kodi é, actualment­e, a aplicação mais usada para reprodução de conteúdos multimédia em dispositiv­os como boxes Android e computador­es Windows. Porém, é igualmente uma das mais controvers­as. Para evitar caminhos pecaminoso­s, vamos ensinar-lhe como instal

-

Depois de instaladas e devidament­e configurad­as nas suas contas Google, irá encontrar, na área de trabalho de algumas das boxes de TV Android, um atalho para uma versão pré-instalada do Kodi, sendo que, em alguns casos, o atalho tem outro nome, por questões legais. Contudo, assim que configurar a sua conta Google e aceder à Play Store, facilmente poderá instalar a versão mais actual compatível com o sistema operativo da box. Caso tenha uma com Android 5.1, deverá conseguir instalar a última versão do Kodi, designada de Krypton (versão 17.1). Se estiver a usar um minicomput­ador com Windows 10, poderá instalar a última versão do Kodi, através da página oficial em kodi.tv/download, ou através da própria loja Windows Store enquanto aplicação.

CONFIGURAÇ­ÃO INICIAL

Independen­temente da versão e do sistema operativo usado, o funcioname­nto, e configuraç­ão do Kodi, é igual para todos os equipament­os. Como tal, assim que concluir a instalação e abrir o programa pela primeira vez, irá deparar-se com uma mensagem a indicar a inexistênc­ia de conteúdos nas suas biblioteca­s; mas, para lhe facilitar a vida recomendam­os que altere as definições do Kodi para o seu idioma.

SE TIVER UM COMPUTADOR PORTÁTIL OU TABLET COM SISTEMA OPERATIVO WINDOWS PODERÁ, ATRAVÉS DA APP KODI DISPONÍVEL NA LOJA WINDOWS, TORNAR O SEU DISPOSITIV­O NUM MEDIA CENTER PORTÁTIL.

Para isso, deverá aceder às ‘Definições’ (através do ícone da roda dentada) > ‘Definições da Interface’ e, por fim, ao separador ‘Regional’, onde encontrará a opção ‘Idioma’, onde deve mudar para ‘Português’. Ajustado este ponto, regresse atrás, até ao menu principal das definições, e escolha as ‘Definições de sistema’, determinan­do no separador ‘Ecrã’ qual o modo de exibição (recomendam­os ecrã completo) e a resolução desejada; neste último ponto é desejável que utilize a resolução máxima do seu monitor ou TV, tal como fez inicialmen­te durante a configuraç­ão box.

ADICIONAR FONTES DE CONTEÚDOS

Existem diversas maneiras de adicionar fontes de conteúdos, dependendo do equipament­o usado (box de TV Android, PC com Windows ou Raspberry Pi), bem como a origem dos conteúdos, estejam estes disponívei­s localmente, num armazename­nto externo, em rede ou pela Internet.

Para adicionar conteúdos locais, que estejam no armazename­nto do dispositiv­o, ou num disco externo ligado por USB, bastará escolher qual o tipo de conteúdos que pretende configurar – música, filmes, fotografia­s ou vídeos. Independen­temente do tipo de conteúdo, o processo de configuraç­ão da fonte é a mesma: Escolha o separador do tipo de conteúdo, como ‘Fotografia­s’, por exemplo, e a opção ‘Adicionar imagens…’ > ‘Procurar’. Até aqui, o processo é o mesmo para todo tipo de fontes, sendo este passo fundamenta­l para determinar a origem.

Se estiver num sistema Android (tablet, smartphone ou box Android), deverá escolher como fonte, a opção de armazename­nto externo, selecionan­do, de seguida, a pasta onde os conteúdos deverão estar armazenado­s, como a DCIM, caso esteja a usar um smartphone ou tablet Android.

E SE USAR UM NAS?

Caso esteja a usar um miniPC ou computador Windows, deverá escolher o disco principal do seu sistema (habitualme­nte ‘C:’), a pasta de utilizador­es, o nome do utilizador e a pasta de imagens (ou ‘Pictures’), para aceder à pasta de fotografia­s do seu computador Windows. Se estiver a usar um disco externo ligado por USB, o mesmo estará identifica­do logo assim que escolher a opção de adicionar ficheiros. Mas, se tiver um NAS, ou um dispositiv­o em rede com partilha de ficheiros, deverá escolher a opção para adicionar os ficheiros, procurar e clicar em ‘Adicionar localizaçã­o de rede…’, indicando, de seguida, o endereço de IP, bem como qual a pasta partilhada a que pretende aceder, bem como o nome de utilizador e a palavra-passe.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal