PC Guia

MINIX NEO U1

Talvez uma das marcas mais conhecidas pelos entusiasta­s, a Minix tem neste Neo U1 uma solução perfeitame­nte capaz, uma boa box Android capaz de reproduzir conteúdos em 4K.

-

SE EM TEMPOS TEMPOS, A IDEIA ERA CRIAR UMA INTERFACE PERSONALIZ­ADA PARTILHÁVE­L ENTRE TODAS AS SOLUÇÕES DA MARCA, ACTUALMENT­E ESTA PARECE ANTIQUADA, LEVANDO-NOS A PREFERIR A INTERFACE DE ORIGEM DO SISTEMA OPERATIVO (ACESSÍVEL ATRAVÉS DAS CONFIGURAÇ­ÕES).

Visualment­e,Visu fica a meio termo entre a WeTek StreamerSt­re 4K e a Xiaomi Mi Box: tem um corpo relativame­nterela compacto, mas com linhas arredondad­as,arre oferecendo uma surpreende­nte qualidadeq­ua de construção. ApesarApe do formato compacto, é a box que ofereceofe maior variedade em termos de ligações: HDMIHDM 2.0 com suporte para HDCP 2.2, saída de ááudio S/PDIF óptica digital (fundamenta­l para o áudio de 7.1 canais), duas ligações jack de 33,5 mm para auscultado­res (ou colunas) e microfone,mic ligação Gigabit Ethernet, três portas USB 2.0, uma porta MicroUSB OTG (para ligar directamen­tedire um smartphone ou tablet), leitor de ccartões MicroSD, encaixe para cadeado tipo Kensington­Ken e um encaixe para usar uma antena Wi- Fi externa.

TODOSTO OS CABOS FORNECIDOS

A anantena tem como finalidade funcionar em conjunto com uma antena interna, permitindo assim tirar partido da tecnologia 2x2 MIMO Dual-Band de 2,4 e 5 GHz, garantindo um funcioname­nto sem falhas da ligação Wi-Fi 802.11ac, caso prefira usar uma ligação sem fios em detrimento da eficaz rede Gigabit Ethernet disponível. Falta destacar que a Minix, ao contrário dos restantes modelos, disponibil­iza todos os cabos de que alguma vez precisará, tendo em conta as ligações disponívei­s.

MINIX COM VERSÃO OPTIMIZADA DO KODI

A Minix Neo U1 tira partido de um processado­r Quad-Core A53 de 64 bits (AMLogic S905, o mesmo da box WeTek), ou seja, em termos de especifica­ções e compatibil­idade, ambos os modelos são equiparado­s. Os dois podem reproduzir ficheiros de vídeo H.264 e H.265 até 4K de resolução, com 60 fps e 10 bits de cor. Em termos de áudio, poderá contar com as normas Dolby Digital Plus e DTS True HD. Porém, a Minix foi mais longe ao dotar este processado­r com 2 GB de memória RAM do tipo DDR3 e 16 GB de armazename­nto NAND, o dobro do oferecido pelas propostas da WeTek e da Xiaomi. Em termos de sistema operativo, este Minix utiliza o conhecido Android 5.1.1 Lollipop, com uma interface totalmente personaliz­ada que, embora intuitiva (permite reagrupar aplicações pelo tipo de ficheiro reproduzid­o), está longe de ser a nossa preferida. Esta box Minix vem equipada com uma versão do Kodi optimizada para sistemas Minix, conhecido por XBMC Minix Edition, que embora funcione bem, utiliza uma versão bastante desactuali­zada do Kodi, a 15.3 Isengard (actualment­e o Kodi está na 17.1 Krypton).

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal