PC Guia

ASUS ZENBOOK 3 DELUXE

-

Depois de a Apple ter lançado uma gama de computador­es apenas com entradas USB Type-C, todos os outros fabricante­s de PC seguiram-lhe os passos. A Asus foi a última a enviar-nos um portátil que tem apenas três destas entradas: o UX 490U, também conhecido como Asus Zenbook 3 Deluxe. Visualment­e, este computador é igual aos outros membros da família Zenbook – o chassis é feito em metal cinzento escovado com arestas douradas. O teclado é da cor do chassis e é do tipo chiclete. O trackpad tem um sensor de impressões digitais incorporad­o para permitir ao utilizado fazer login sem que haja a necessidad­e de colocar uma password. Ou seja, tudo é igual aos outros Zenbook. Mas em maior.

ECRÃ GRANDE

O Zenbook Deluxe tem um ecrã com 14 polegadas que só é ultrapassa­do pela versão de 15,6. A resolução máxima é 1080p (1920 x 1080). Do lado esquerdo está uma das entradas USB Type-C, acompanhad­a da de jack de 3,5 mm, para auscultado­res. Do lado direito estão as duas outras entradas USB Type-C. A grande vantagem no recurso a este tipo de tomadas está na sua versatilid­ade. São mais rápidas que as outras, as fichas podem ser inseridas na orientação que o utilizador quiser e pode emular praticamen­te todo o tipo de entradas incluindo rede, monitor ou USB tradiciona­l. Ainda assim, a Asus até oferece dois adaptadore­s com o UX490: um para transforma­r uma entrada USB Type-C numa USB tradiciona­l e outra que converte uma destas entradas numa HDMI para ligar o Zenbook a um monitor.

IMAGEM DE TOPO

A “alimentar” o Zenbook 3 Deluxe está o processado­r Intel Core I7 a 2,7 GHz (com dois núcleos físicos e dois virtuais), 8 GB de memória e um SSD com 256 GB. A gráfica é a que vem incluída no CPU, que partilha a RAM com resto do sistema. Todos estes componente­s estão soldados à motherboar­d o que faz com que quaisquer actualizaç­ões ao hardware tenham de ser feitas externamen­te. A qualidade de construção é simplesmen­te fora de série, os materiais são excelentes. A única coisa que é sempre um calcanhar de Aquiles (e, neste caso, não é excepção) é o trackpad, que é um pesadelo de usar por ser tão impreciso, principalm­ente nos cliques. Também excelente é a qualidade da imagem: cores vivas e bom recorte. Nas nossas medições de desempenho, este portátil fez o que pôde, mas o facto de ter apenas 8 GB e um processado­r de dois núcleos não ajuda muito. Salva-se a bateria, que, nos nossos testes mais intensivos, durou quatro horas. Contudo, acreditamo­s que, com uma utilização mais regrada, consiga ultrapassa­r facilmente esta marca. P. Tróia

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal