PC Guia

SAMSUNG QLED Q8C

- G.Dias

ASamsung fez chegarhega­r ao mercado nacional os novos vos televisore­s QLED, que embora continuem ntinuem a recorrer à tecnologia Quantum Dot, foram significat­ivamente melhorados os para permitir uma qualidade de imagemm ao nível dos ecrãs de tecnologia OLED. Com um nível máximomo de brilho de 2000 nits, praticamen­te o dobro do oferecido pelos ecrãs com tecnologia­ologia OLED, sem perda da qualidade das as cores reproduzid­as, o QLED Q8C destaca-se-se pela certificaç­ão Ultra HD Premium, entre outras normas. Porém, convém não nos esquecermo­s de que a tecnologia Quantumntu­m Dot continua a usar os princípios de um televisor LCD tradiciona­l. Este sistemaema é revolucion­ário por usar uma camadaa adicional com nanopartíc­ulas que, ao receberem luz provenient­e do sistema de retroilumi­nação, reflectem-na com uma cor específica – daí as cores vibrantes com uma saturação perfeita, mesmo com níveis de brilho impression­antemente elevados.

QUALIDADE DE IMAGEM

Além do brilho elevado, este Q8C destaca-se por oferecer um nível de contraste impression­ante para um televisor que se mantém fiel às soluções LCD. Há um sistema ma de retroilumi­nação lateral, embora continuemn­uem a existir pequenas situações em que ue o nível de contraste não consegue gue ser superior aos resultados oferecidos cidos por um ecrã OLED. Isto significa fica que, sempre que usar um sinal nal de boa qualidade (no mínimo HD), o resultado ado será uma imagem em à altura, sendo que o processame­nto faz uma eficaz conversão do sinal nal para Ultra HD e HDR. R. Todavia, este sistema ma vai proporcion­ar resultados ados estranhos, se estiver r a usar um sinal SD, comoomo o tradiciona­l de televisão,evisão, onde o sistema ma de redução de ruído acaba por gerar autênticos ticos “borrões” em situaçõesõ­es como legendas, obrigando-nos ando-nos a elevar o nívelel de sharpness para evitar esse efeito. Por outro lado, se usar serviços com sinal Ultra HD e HDR, como o Netflix e Amazon Prime, rapidament­e ficará convencido das excepciona­is capacidade­s deste ecrã, tal será o nível de detalhe reproduzid­o no ecrã. Falta referir um ponto que continuamo­s a criticar: a adopção de ecrãs curvos, pois embora tenham uma superfície rugosa para eliminar reflexos de luz, continuam a persistir perdas de contraste em ângulos de visualizaç­ão mais irregulare­s, embora longe do verificado nos anteriores televisore­s curvos.

SOLUÇÕES INTINTELIG­ENTES

Apesar de tudo tudo, esta Q8C tem muito mais para oferecer q que um ecrã superior, visto ter um corpo m muito elegante, com uma moldura mínim mínima (quase invisível), uma traseira que es esconde toda a cablagem (que fica agora colocadaco­lo dentro de uma tampa no suporte do ecrã), para o qual contribui, e muito, a ado adopção de um novo sistema designado de ligação invisível. Esta solução, criad criada pela Samsung, permite que todos os seus dispositiv­os sejam ligados a uma box exter externa, que irá comunicar com o ecrã através de um minúsculo cabo de fibra óptica, e embora seja ainda necessário a ligação de um cabo de alimentaçã­o. No fundo pas passam a ser necessária­s duas tomadas elé eléctricas: uma para o ecrã e outra para a box externa. Esta box é a responsáv responsáve­l pelo processame­nto do sistema operativo Tizen, que recebe a nova designação ‘Eden’, nome que se enquadra na perfeição com o funciona funcioname­nto perfeito, fluído e intuitivo desta nova interface Smart TV. Embora similar à solução originalme­nte desenvolvi­da pela LG com o seu Web OS, o sistema Eden é composto por uma barra horizontal que dispõe as aplicações e fontes de sinal mais usadas por si, podendo ser totalmente personaliz­ada. Para tirar partido deste sistema, a Samsung criou um novo comando inteligent­e, que pode controlar diversos dispositiv­os ligados (como Apple TV, Xbox One e TV Box), tendo ainda acesso a controlos por voz.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal