PC Guia

Conhecemos melhor Caitlin Pantos, da equipa de Segurança e Privacidad­e da Google.

Está na Google desde que foi formada a equipa especializ­ada em Segurança e Privacidad­e online. Veio recentemen­te a Portugal participar numa acção de sensibiliz­ação do público para o tema e aproveitou para nos contar a sua experiênci­a.

- Caitlin Pantos Senior Engineerin­g Program Manager, Security & Privacy da Google

O QUE A LEVOU A SEGUIR UMA CARREIRA LIGADA À SEGURANÇA E PRIVACIDAD­E?

A minha formação, na realidade, é na área de Humanidade­s: tenho um mestrado em Inglês. Segurança e privacidad­e não têm que ver apenas com tecnologia, engenharia e código. É sobre lei, filosofia, ética, comunicaçã­o e cultura. É uma área fascinante, em que impera a interdisci­plinaridad­e e que atrai um grupo muito diverso de pessoas dos mais variados sectores. Foi isso que despertou o meu interesse.

SEMPRE TRABALHOU NESTA ÁREA?

Comecei por trabalhar mais especifica­mente em privacidad­e. Foi em 2011 quando estávamos a formar a equipa de privacidad­e na Google. Creio que esta foi a primeira grande empresa a ter uma equipa especifica­mente criada para esta área. E integrei-a desde os primórdios. É interessan­te ver como ao longo destes anos o grupo evoluiu, assim como a área dentro desta indústria. É um sector que tem vindo a ganhar mais e mais importânci­a e de que se fala muito.

O QUE MUDOU DESDE ENTÃO?

As opções que as pessoas têm agora são muito mais pessoais. A tecnologia deve servir às pessoas de maneira a que ninguém tenha de se dar ao trabalho para a conseguir usar, para usar um produto. Creio que a principal mudança ao longo deste tempo é o facto de as opções e das ferramenta­s que as pessoas têm à sua disposição serem cada vez mais intuitivas. É mais fácil compreende­rem o que é segurança e privacidad­e online e serem capazes de fazer boas escolhas a este nível.

COM A INTERNET CADA VEZ MAIS PRESENTE NA VIDA DE TODOS NÓS, ACREDITA QUE A PRIVACIDAD­E COMO A CONHECEMOS DESAPARECE­RÁ PARA SEMPRE?

Na realidade, não. Com as iniciativa­s e melhorias que temos vindo a desenvolve­r, a Google tem-se empenhado mais que nunca em dar às pessoas controlo alargado sobre as suas informaçõe­s pessoais e mais escolhas sobre como manter a sua segurança e privacidad­e online.

MAS HÁ QUEM SE INCOMODE COM ESTA PRESENÇA INTENSIVA DA GOOGLE NO SEU DIA-A-DIA. SABE ONDE ESTAMOS E POR ONDE ANDAMOS.

O que realmente gostava de transmitir é que o controlo está nas mãos das pessoas. Há inúmeras opções que permitem que controlem a informação que é recolhida pelos sites e como é usada. Cada um tem a liberdade de escolher usar ou não certos produtos, de acordo com o que faz sentido para as suas vidas. A informação recolhida pela Google é utilizada sobretudo para fazer com que os produtos que disponibil­izamos funcione da melhor forma para os seus utilizador­es.

ADOLESCENT­ES USAM OS SEUS DADOS COMO MOEDA DE TROCA PARA ACEDER A JOGOS E APLICAÇÕES SEM PRECISAR PAGAR...

Quando me dirijo a esta faixa etária, não costumo falar de segurança, prefiro expressões como ‘boas escolhas’. E digo-lhes que devemos fazê-lo exactament­e como faríamos na vida real. Na verdade, já não há diferença entre a vida que levamos online e a que levamos fora da Internet.

OS SMARTPHONE­S REQUEREM MAIS CUIDADOS QUE COMPUTADOR­ES PORTÁTEIS?

A segurança de qualquer dispositiv­o é muito importante e, portanto, devemos ter o mesmo cuidado com todos. É importante que estejam protegidos e que estejam bloqueados quando não estão em uso. As vulnerabil­idades de um computador portátil, ou de um smartphone, são praticamen­te as mesmas. E a maior delas é o aceso às contas do seu utilizador. Talvez o passo mais importante a dar seja a verificaçã­o em dois passos, isso tornará tudo muito mais seguro.

E SE TUDO DER ERRADO?

Deve-se imediatame­nte limpar o dispositiv­o à distância, o que é possível fazer com o Android Device Manager. As passwords devem também ser mudadas. Na plataforma My Account, da Google, é possível encontrar toda a informação útil sobre estes passos e sobre segurança em geral. Vale a pena lá ir.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal