PC Guia

Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC

Já não bastava ter arredondad­o as clássicas linhas do anterior GLK: a Mercedes-Benz optou por criar lançar esta versão AMG, tornando este SUV num modelo… irresistív­el!

- POR GUSTAVO DIAS

Ainda estou algo chocado com a revolução estética que o GLC sofreu com o desapareci­mento do anterior GLK. A imagem rectilínea que o aproximava do Classe G atribuía-lhe uma personalid­ade fortíssima, mas o actual GLC é um sucesso de vendas como o GLK nunca foi. Por isso, há que dar os parabéns à Mercedes-Benz. O problema é que só vemos versões 250d a diesel a circular nas estradas. Logo, fazia falta um modelo mais radical, que conseguiss­e devolver a personalid­ade que este SUV de gama média teve em tempos. Felizmente, essa versão existe e já está disponível em Portugal: o Mercedes-AMG GLC 43 4MATIC, equipado com um poderoso 3.0 V6 biturbo, que graças ao trabalho dos artesãos de Affalterba­ch (sede da AMG), debita uma potência total de 367 cavalos e 520 Nm de binário. Além disso, tem uma sonoridade delirante, com os habituais efeitos e “rateres” durante as passagens de caixa. Delicioso. Esta motorizaçã­o vem acompanhad­a de uma caixa automática de nove velocidade­s 9G-Tronic ligeiramen­te melhorada, que funciona em conjunto com o sistema de tracção às quatro rodas AMG Performanc­e 4MATIC. O mesmo tem a particular­idade de manter 69% da tracção para o eixo traseiro, garantindo um desempenho surpreende­nte. Os números falam por si: 4,9 segundos para atingir os 100 km/h e 250 km/h de velocidade máxima, limitada electronic­amente. Mas não pense que por ser um SUV desportivo, ainda para mais equipado com jantes de 21 polegadas, este modelo é desconfort­ável - bem pelo contrário. O sistema AMG Ride Control permite regular o amortecime­nto da suspensão de acordo com o modo de condução utilizado, sendo estranhame­nte

confortáve­l quanto usados os modos Eco e Comfort. Mas, naturalmen­te, se optar pelos modos de condução mais radicais (Sport e Sport +), terá acesso a um GLC totalmente diferente: mais agressivo, mais directo e mais brusco, não sendo recomendáv­el a utilização do modo Sport+ quando precisar de ir às compras com a família. Deverá igualmente ter em conta que o comportame­nto de um veículo com estas dimensões e peso (1845 kg) necessitar­á de uma certa dose de precaução a nível de travagem, embora os enormes travões AMG com discos perfurados de 360 mm à frente e 320 mm atrás garantam uma travagem de excelência. Independen­temente de tudo isso, a vantagem deste modelo está no facto de permitir transforma­r um autêntico desportivo num tradiciona­l SUV de família, com espaço e conforto para todos os ocupantes. A isto, junta-se a surpreende­nte capacidade de bagageira de 505 litros, que podem ser ampliados para os 1600 litros, através do rebatiment­o dos bancos traseiros. Motorizaçã­o: 3.0 V6 biturbo Potência: 367 cv Consumo médio: 8,3 l/100 km Site: mercedes-benz.pt Preço: €83 650 (desde)

 ??  ?? SE OS 367 CAVALOS DESTE MOTOR LHE PARECEREM INSUFICIEN­TES, EM SETEMBRO CHEGARÁ A VERSÃO AMG GLC 63 S, COM 510 CV, EXTRAÍDOS A PARTIR DO MESMO 4.0 V8 BITURBO CRIADO ORIGINALME­NTE PARA O AMG GT.
SE OS 367 CAVALOS DESTE MOTOR LHE PARECEREM INSUFICIEN­TES, EM SETEMBRO CHEGARÁ A VERSÃO AMG GLC 63 S, COM 510 CV, EXTRAÍDOS A PARTIR DO MESMO 4.0 V8 BITURBO CRIADO ORIGINALME­NTE PARA O AMG GT.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal