PC Guia

GOOGLE CHROMECAST

O Google Chromecast é um pequeno e maravilhos­o dispositiv­o, que funciona de forma extremamen­te simples,

-

EMBORA LIMITADO EM TERMOS DE FUNCIONALI­DADES, O CHROMECAST É A SOLUÇÃO MAIS SIMPLES E ACESSÍVEL PARA TRANSFORMA­R QUALQUER TELEVISOR NUMA SMART TV.

Mas que exige que utilize sempre o seu terminal móvel (smartphone ou tablet Android ou iOS), ou então um computador, desde que equipado com o Google Chrome (Windows, Mac e Chromebook). Visualment­e, o Chromecast é um dongle que se liga a uma porta HDMI do seu televisor e à corrente, através do cabo MicroUSB e do transforma­dor incluído. Para facilitar a arrumação dos cabos por detrás do seu televisor, se o mesmo tiver uma porta USB, poderá ligar o cabo a essa mesma porta, o que dispensa o uso do transforma­dor. Para o colocar a funcionar, tal como foi explicado anteriorme­nte, apenas precisa de usar a aplicação Google Home para colcoar o Chromecast a funcionar com a sua rede Wi-Fi doméstica. A partir daí, apenas precisará de usar a aplicação Google Home, ou qualquer outra aplicação no seu dispositiv­o portátil que permita transmitir para o Chromecast.

VERSÃO ULTRA “VITAMINADA”

O Chromecast não permite instalaçõe­s no próprio dispositiv­o – estas têm de estar instaladas no terminal que irá funcionar em conjunto com o Chromecast, tendo este último apenas a função de receber o sinal para reprodução no televisor. Ainda assim, não é complicado usar leitores de multimédia como o Kodi, o Stremio, ou outros, com o Chromecast. Algumas destas apps já têm a opção de transmitir o sinal até para outros dispositiv­os como Apple TV. Infelizmen­te, se tiver conteúdos multimédia no seu próprio dispositiv­o, e pretenda reproduzi-los no Chromecast, a tarefa já não será tão simples, visto que poucas aplicações são compatívei­s com esse tipo de reprodução. O Chromecast, dito ‘normal’, está limitado a uma resolução 1080p FullHD, sendo necessária a aquisição do modelo Chromecast Ultra caso queira reproduzir conteúdos em resolução Ultra HD 4K com HDR, sendo este ligeiramen­te diferente por usar uma ligação Wi-Fi mais potente (802.11ac Dual-Band) e uma ligação Gigabit Ethernet, caso o sinal do seu Wi-Fi doméstico não permita a largura de banda necessária para uma reprodução sem falhas.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal