PC Guia

CORSAIR GLAIVE RGB

Os ratos modulares não são novidade. Veja-se o exemplo do Mad Catz RAT, talvez uma das primeiras ofertas neste mercado. Mas estes ratos para jogos já não voltam, depois da “morte” anunciada da sua fabricante. ovidade. . tz tas os a “morte ”

-

Para colmatar este vazio deixado no mercado, a Corsair lançou recentemen­te o Glaive RGB, um rato para jogos que oferece algumas funcionali­dades de personaliz­ação do apoio da mão. Ainda não chega ao nível que os RAT ofereciam, mas parece ser um bom começo. O Glaive RGB tem um chassis em metal, que lhe confere uma solidez bastante maior que os ratos com chassis em plástico. Este facto também os tornam mais pesados que os outros, o que pode ser um problema para as pessoas que gostam de ratos mais leves. À volta do chassis está uma carenagem em plástico preto, com textura de borracha na parte de cima.

BOTÕES PARA TUDO

Este rato tem seis botões: o direito e esquerdo, o da roda, um na parte superior para mudar entre os vários perfis de resolução do sensor e mais dois, programáve­is, do lado esquerdo. Os botões p principais­p têm interrupto­resp OMROM que, que,q segundo a Corsair, estão certificad­oscertific­ado os para cinquenta milhões de cliques. Note-se que este rato está pensado para pessoas dextras. Existem ainda cinco locais de iluminação: duas linhas do lado esquerdo e direito, cinco LED, na parte de cima que servem para indicar a resolução do sensor, junto ao sítio onde entra o cabo e o logo na parte de trás. Tal como acontece com os outros dispositiv­o da Corsair, também a iluminação deste rato pode ser programada ao nível do efeito e cores através do software CUE que se pode descarrega­r do site da Corsair.

ADAPTE-O À SUA MÃO

A parte modular deste rato resume-se à possibilid­ade de se mudar a peça que suporta o polegar da mão direita. Existem três opções que vão desde uma peça que não oferece qualquer apoio, até uma peça que não deixa que o polegar toque na mesa. Ao contrário do que acontecia com os ratos da Mad Catz, , trocar estas peças é facílimo isto porqque porque e estão agarradas ao chassis através dedee ima imanes. Este pormenor não faz com que elase elas p pareçam soltas, bem pelo contrário. Poor Por ex exemplo, a peça maior, como toca na messa,mesa, te tem mesmo de se levantar o rato paara para a remover. O sensor oferece um m máximo de 16 000 dpi de resolução, quee que pod podem ser afinados ao ritmo de 1 dpi de cada vez, para reacções rápidas e ocupar umu um m mínimo de espaço possível em cima da s secretária.

MÃOS QUENTES

Uma coisa tem de se ser dita acerca do Glaive: aqueece. aquece. Ao fim de algum tempo de utili utilização, o rato está morno e nnão não me refiro ao calor que a mãoo mão pas passa ao rato, estou a falar mesmo do calor que o dispositiv­o emana, principalm­en principalm­ente na parte de cima. Não é de todo desc desconfort­ável, mas é estranho. O conforto de utilização é inegávelg inegável e a possibilid­ade de afinar a resolução ao padrão de cada jogador é excelente. A parte de modularida­de podia ser um pouco mais explorada, como, por exemplo, a hipótese de se trocar os apoios do rato por outros em cerâmica, ou qualquer outro material que ofereça menos fricção. As dimensões do orifício do sensor também podiam ser um pouco maiores porque, pela minha experiênci­a, os buracos deste tamanho têm a tendência de ficarem obstruídos facilmente, o que prejudica o desempenho e principalm­ente a precisão do movimento. P.Tróia

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal