A ME­MÓ­RIA JÁ NÃO É O QUE ERA...

Na es­co­lha da me­mó­ria para o computador, sai­ba por que ra­zão a velocidade não é tu­do.

PC Guia - - CAPA -

No pas­sa­do, a me­mó­ria RAM foi con­si­de­ra­da co­mo um dos com­po­nen­tes mais im­por­tan­tes e fun­da­men­tais para o desempenho de um computador. Con­tu­do, es­ta si­tu­a­ção in­ver­teu-se com o avan­ço dos pro­ces­sa­do­res e das pla­cas grá­fi­cas, as­su­min­do es­tes o pa­pel de des­ta­que. Ain­da as­sim, a me­mó­ria, de­vi­do ao seu fun­ci­o­na­men­to, con­ti­nua a de­sem­pe­nhar um pa­pel fun­da­men­tal.

ES­CO­LHA

Vis­to ain­da se­rem co­mer­ci­a­li­za­dos três ti­pos de me­mó­ri­as, e ac­tu­al­men­te ain­da exis­ti­rem computador­es no­vos (e mother­bo­ards) que su­por­tam dois ti­pos, é fun­da­men­tal sa­ber qu­al o ti­po de me­mó­ria de que o seu computador pre­ci­sa. Se es­ti­ver­mos a fa­lar nu­ma mother­bo­ard no­va, com um dos úl­ti­mos chip­sets a se­rem lan­ça­dos no mer­ca­do, vai ter de usar DDR4. Se es­ti­ver a apro­vei­tar uma mother­bo­ard mais an­ti­ga, co­mo os mo­de­los equi­pa­dos com chip­set Intel Z97, ou uma AMD 990FX, en­tão te­rá de es­co­lher me­mó­ri­as do ti­po DDR3, que fun­ci­o­nam a uma velocidade me­nor. Igual­men­te im­por­tan­te é a es­co­lha do nú­me­ro de mó­du­los de me­mó­ria. Vis­to que, ac­tu­al­men­te, to­dos os pro­ces­sa­do­res uti­li­zam um sis­te­ma de dois ca­nais de co­mu­ni­ca­ção, is­to obri­ga à ins­ta­la­ção de dois mó­du­los de me­mó­ria iguais, que fun­ci­o­nem em par, para du­pli­car a lar­gu­ra de ban­da da co­mu­ni­ca­ção en­tre as mes­mas e o con­tro­la­dor de me­mó­ria, que es­tá em­bu­ti­do no processado­r. Exis­tem ain­da si­tu­a­ções, co­mo os pro­ces­sa­do­res Intel de Soc­ket LGA-2011 e LGA-2066 (os no­vos Core X) que uti­li­zam qua­tro ca­nais, ou se­ja, obri­gam à ins­ta­la­ção de qua­tro mó­du­los de me­mó­ria iguais, para ti­rar to­tal par­ti­do dos seus con­tro­la­do­res de me­mó­ria. Ca­so op­te por um sis­te­ma des­tes, ve­ri­fi­que sem­pre no ma­nu­al quais os en­cai­xes que de­ve­rá usar.

VE­LO­CI­DA­DES

Além da ques­tão do nú­me­ro de mó­du­los e do ti­po de me­mó­ria, é igual­men­te im­por­tan­te de­ter­mi­nar a velocidade, sen­do fun­da­men­tal en­con­trar-se um meio-ter­mo para ga­ran­tir o me­lhor desempenho do seu computador. Qu­e­re­mos com is­to di­zer que é mais com­pen­sa­dor ad­qui­rir me­mó­ri­as do ti­po DDR4 a 2666 MHz com la­tên­ci­as de 15-17-17-35, que me­mó­ri­as DDR4 a 3000 MHz com la­tên­ci­as de 16-18-18-36. Ou se­ja, é pre­fe­rí­vel es­co­lher me­mó­ri­as com uma ele­va­da velocidade, mas que con­si­gam ga­ran­tir boas la­tên­ci­as a es­sa velocidade cer­ti­fi­ca­da, em de­tri­men­to de me­mó­ri­as su­pos­ta­men­te mais rá­pi­das, mas que de­vi­do a la­tên­ci­as su­pe­ri­o­res, tor­nam o seu aces­so mais len­to.

INS­TA­LA­ÇÃO

A ins­ta­la­ção de mó­du­los de me­mó­ria RAM no seu computador não po­de­ria ser mais sim­ples. De­pois de ve­ri­fi­car quais são as ra­nhu­ras in­di­ca­das para ti­rar me­lhor par­ti­do do con­tro­la­dor de me­mó­ria do seu processado­r, ape­nas pre­ci­sa­rá de ins­ta­lar os mó­du­los cor­rec­ta­men­te. Es­tes têm, no la­do dos con­tac­tos, uma pe­que­na fa­lha que tem co­mo fun­ção ga­ran­tir que ins­ta­la o mó­du­lo cor­rec­ta­men­te. An­tes de for­çar o en­cai­xe, cer­ti­fi­que-se de que es­sa fa­lha es­tá ali­nha­da com o in­di­ca­dor na ra­nhu­ra da mother­bo­ard. As­sim que es­ti­ve­rem ali­nha­dos, ape­nas pre­ci­sa­rá de en­cai­xar, su­a­ve­men­te, um dos can­tos pri­mei­ro, en­cai­xan­do o se­guin­te can­to, de for­ma a que os en­cai­xes la­te­rais da ra­nhu­ra fa­çam um li­gei­ro ‘click’. Ga­ran­te que o mó­du­lo es­tá to­tal­men­te en­cai­xa­do an­tes de pro­ce­der à ins­ta­la­ção dos res­tan­tes mó­du­los.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.