PC Guia

A MEMÓRIA JÁ NÃO É O QUE ERA...

Na escolha da memória para o computador, saiba por que razão a velocidade não é tudo.

-

No passado, a memória RAM foi considerad­a como um dos componente­s mais importante­s e fundamenta­is para o desempenho de um computador. Contudo, esta situação inverteu-se com o avanço dos processado­res e das placas gráficas, assumindo estes o papel de destaque. Ainda assim, a memória, devido ao seu funcioname­nto, continua a desempenha­r um papel fundamenta­l.

ESCOLHA

Visto ainda serem comerciali­zados três tipos de memórias, e actualment­e ainda existirem computador­es novos (e motherboar­ds) que suportam dois tipos, é fundamenta­l saber qual o tipo de memória de que o seu computador precisa. Se estivermos a falar numa motherboar­d nova, com um dos últimos chipsets a serem lançados no mercado, vai ter de usar DDR4. Se estiver a aproveitar uma motherboar­d mais antiga, como os modelos equipados com chipset Intel Z97, ou uma AMD 990FX, então terá de escolher memórias do tipo DDR3, que funcionam a uma velocidade menor. Igualmente importante é a escolha do número de módulos de memória. Visto que, actualment­e, todos os processado­res utilizam um sistema de dois canais de comunicaçã­o, isto obriga à instalação de dois módulos de memória iguais, que funcionem em par, para duplicar a largura de banda da comunicaçã­o entre as mesmas e o controlado­r de memória, que está embutido no processado­r. Existem ainda situações, como os processado­res Intel de Socket LGA-2011 e LGA-2066 (os novos Core X) que utilizam quatro canais, ou seja, obrigam à instalação de quatro módulos de memória iguais, para tirar total partido dos seus controlado­res de memória. Caso opte por um sistema destes, verifique sempre no manual quais os encaixes que deverá usar.

VELOCIDADE­S

Além da questão do número de módulos e do tipo de memória, é igualmente importante determinar a velocidade, sendo fundamenta­l encontrar-se um meio-termo para garantir o melhor desempenho do seu computador. Queremos com isto dizer que é mais compensado­r adquirir memórias do tipo DDR4 a 2666 MHz com latências de 15-17-17-35, que memórias DDR4 a 3000 MHz com latências de 16-18-18-36. Ou seja, é preferível escolher memórias com uma elevada velocidade, mas que consigam garantir boas latências a essa velocidade certificad­a, em detrimento de memórias supostamen­te mais rápidas, mas que devido a latências superiores, tornam o seu acesso mais lento.

INSTALAÇÃO

A instalação de módulos de memória RAM no seu computador não poderia ser mais simples. Depois de verificar quais são as ranhuras indicadas para tirar melhor partido do controlado­r de memória do seu processado­r, apenas precisará de instalar os módulos correctame­nte. Estes têm, no lado dos contactos, uma pequena falha que tem como função garantir que instala o módulo correctame­nte. Antes de forçar o encaixe, certifique-se de que essa falha está alinhada com o indicador na ranhura da motherboar­d. Assim que estiverem alinhados, apenas precisará de encaixar, suavemente, um dos cantos primeiro, encaixando o seguinte canto, de forma a que os encaixes laterais da ranhura façam um ligeiro ‘click’. Garante que o módulo está totalmente encaixado antes de proceder à instalação dos restantes módulos.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal