PC Guia

A JANELA PARA NOVOS MUNDOS VIRTUAIS

Dependendo do tipo de utilização, a selecção da placa gráfica é, actualment­e, o que exige maior ponderação, e em certos casos, maior

-

Se, anteriorme­nte, tudo o que era gráficos em três dimensões passava pelo processado­r (nos tempos remotos), actualment­e as placas gráficas são as responsáve­is pela reprodução de todos os gráficos reproduzid­os. Embora existam processado­res com placas gráficas integradas decentes, nada bate o desempenho de uma boa placa gráfica dedicada. Estas são, actualment­e, oriundas de um dos dois únicos fabricante­s que restam no mercado: a AMD (ex-ATI) ou Nvidia. Em ambas, o amplo catálogo está dividido por segmentos, com caracterís­ticas distintas em termos de desempenho, poder de processame­nto e capacidade de memória.

ESCOLHA ACERTADA

Só a Nvidia tem dez modelos distintos da actual geração GeForce GTX 10, sendo que os fabricante­s teimam em não ajudar, ao criar diversas variantes a partir de cada um desses modelos, alguns com diferentes capacidade­s de memória, outros com diferentes velocidade­s de funcioname­nto, através do recurso a soluções de arrefecime­nto de desempenho superior. Caso queira criar um sistema simples, onde jogue ocasionalm­ente, recomendam­os modelos de gama média ou baixa, pois têm um desesmpenh­o superior a qualquer solução integrada. Modelos como uma AMD Radeon RX 560 ou uma Nvidia GeForce GTX 1050, desde que garanta que usam 4 GB de memória dedicada, um requisito cada vez mais importante nos jogos mais recentes.

GAMING

Se os jogos são a razão da sua existência, ou pelo menos a razão pela qual inventou inúmeras desculpas para comprar um computador novo, então deverá optar por placas gráficas mais avançadas. Porém, a escolha poderá ser simplifica­da, bastando usar a resolução máxima do seu monitor como factor limitador. Se tiver um monitor FullHD (máximo de 1920 x 1080), então a sua escolha deverá recair em modelos como as AMD Radeon RX 580 ou 570, ou as Nvidia GTX 1080 ou 1070 – ambos os modelos são perfeitos para conseguir explorar os detalhes gráficos dos principais jogos da actualidad­e. Se utilizar uma resolução superior, aí recomendam­os que aposte nos modelos de topo, como as Nvidia GTX 1080 ou 1080 Ti, ou até mesmo a poderosa Nvidia Titan Xp. Após escolher a sua placa gráfica ideal, está na altura de a instalar.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal