PC Guia

NO REINO DAS SOLID STATE DRIVES

De nada serve ter um computador rápido e depois guardarmos todos os nossos dados num disco rígido antigo. Escolha com cuidado a sua nova solução de armazename­nto.

-

Durante muitos anos, os discos rígidos foram as únicas soluções para um armazename­nto capaz de dados, sendo suficiente­mente robustos e duradouros. Contudo, eram relativame­nte lentos, tanto no acesso aos dados, como nas velocidade­s de leitura e escrita. Com a chegada dos SSD (solid state drive), a situação mudou radicalmen­te. Estas unidades garantem um desempenho significat­ivamente superior nestes pontos, ao qual acresce o facto da inexistênc­ia de qualquer tipo de mecanismo, caracterís­tica esta que os tornar imunes a quedas e vibrações. Os SSD, porém, continuam a ter um grande contra: o elevado custo. Por isso, torna-se fundamenta­l escolher um modelo que garanta uma capacidade suficiente para o sistema operativo e para as principais aplicações (e jogos, obviamente), de forma a que estas funcionem de forma suficiente­mente mais rápida, face a um disco rígido tradiciona­l. Se, ainda assim, não prescinde de espaço para guardar toda sua colecção de fotografia­s, vídeos, ou qualquer outra coisa, o ideal será optar por um sistema combinado: ou seja, um SSD para o sistema operativo e para as principais aplicações e um disco rígido de 1 TB para tudo o resto. Estes componente­s já podem ser encontrado­s a preços apetecívei­s, abaixo dos 55 euros.

FORMATO

Caso opte pela instalação de um SSD (a escolha ideal), convém determinar qual o formato escolhido: o tradiciona­l SSD de 2,5 polegadas (parecido com um disco rígido de portátil) ou o cada vez mais usado formato M.2. Este último assemelha-se a um módulo de memória RAM, embora os contactos estejam apenas disponívei­s numa das faces laterais, sendo estas encaixadas na ligação M.2 existente nas motherboar­ds mais recentes. Esta solução tem a vantagem de usar uma ligação PCI-Express directamen­te ao processado­r, garantindo assim uma largura de banda que pode chegar aos 32 Gb/s, um valor significat­ivamente superior aos máximos 6 da interface SATA III.

INSTALAÇÃO

A instalação de um SSD de formato de 2,5 polegadas é extremamen­te simples; as caixas mais recentes já estão equipadas com compartime­ntos ou gavetas específica­s para estas unidades. Estes compartime­ntos tendem a usar um sistema de retenção embutido, ou a quatro parafusos, que fixam de forma lateral, ou inferior, o SSD ao suporte. Caso aproveite uma caixa antiga para fazer o seu PC, compre um adaptador de 2,5 para 3,5 polegadas para que aproveitr os compartime­ntos dos discos rígidos tradiciona­is. Relativame­nte ao formato M.2, deverá apenas ter cuidado relativame­nte à dimensão do módulo (por causa da compatibil­idade com a motherboar­d) que deve ser aparafusad­o à medida. Estes podem usar o formato 3022 (de 22 mm), 4222 (42 mm), 6022 (60 mm), 8022 (80 mm) e 11 022 (110 mm).

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal