PC Guia

HP ZBOOK 17 G4

Com este novo ZBook 17 G4, a HP revela-nos a estação de trabalho portátil perfeita, equipada com tudo o que alguma vez precisará para trabalhar, mesmo em viagem.

-

Descubra como pode um computador portátil vir equipado e oferecer o desempenho de uma estação de trabalho.

E norme’ e ‘pesado’, são os primeiros ‘ dois adjectivos que nos vieram à cabeça quando retirámos o ZBook 17 G4 da caixa. Depois de abrir a enorme tampa que esconde um ecrã IPS de 17,3 polegadas e resolução 4K (3840 x 2160), encontrámo­s um computador que poderia, não fosse as suas dimensões, passar por normal computador portátil, tais as linhas atraentes, elevada qualidade da construção e os materiais usados que o caracteriz­am. O teclado retroilumi­nado é agradável de usar, bem como o touchpad de grandes dimensões, que permite a utilização do clássico trackpoint.

RESULTADOS FORA DO NORMAL

A razão para estas doimensões prende-se com a necessidad­e da utilização de um eficaz sistema de arrefecime­nto activo de duas ventoinhas, fundamenta­l para garantir um funcioname­nto eficaz dos componente­s de topo deste computador. Estamos a falar num processado­r Xeon E3-1535M, 64 GB de memória RAM do tipo DDR4 a 2400 MHz com ECC (com correcção de erros), e de uma fenomenal placa gráfica profission­al dedicada Nvidia Quadro P5000 com 8 GB de memória dedicada. Esta configuraç­ão é tão especial que decidimos criar uma nova lista de benchmarks, para partido deste hardware tão especial; o resultado foi um desempenho fora do normal, mesmo quando comparado a workstatio­ns de secretária.

COMPONENTE­S À ESCOLHA

Embora esta configuraç­ão seja boa para quem precise de uma poderosa ferramenta de trabalho, a HP permite que a mesma seja ajustada, sendo possível escolher os componente­s de acordo com o orçamento disponível. Além do Xeon usado, poderá escolher outros processado­res, desde o Core i5-7300HQ, bem como as memórias que podem começar nos 8 GB, ou na placa gráfica, que pode ser desde a Nvidia Quadro M2200, P3000 ou P4000, além da P5000 utilizada neste modelo em concreto. Em termos de armazename­nto, a HP só recomenda a utilização de um SSD do tipo NVMe, o que faz todo o sentido tendo em conta o tipo de tarefas que este equipament­o irá desempenha­r, estando este ZBook de teste equipado com duas unidades de 512 GB cada.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal