PC Guia

Use o seu smartphone para correr jogos de realidade virtual

Dizem que a realidade virtual é a próxima grande moda para os fabricante­s de componente­s de computador­es poderem vender os seus equipament­os. E o melhor é que há uma forma muito fácil de usar o seu smartphone em vez dos dispendios­os óculos VR existentes.

- POR GUSTAVO DIAS

Oculus Rift e HTC Vive são alguns dos sistemas que permitem correr jogos especifica­mente criados para experiênci­as de realidade virtual (RV). Infelizmen­te, nem todos nós nos podemos dar ao luxo de pagar centenas de euros por óculos que são, muito honestamen­te, algo limitados. Mas há uma esperança: um smartphone, Android ou iOS, pode ser transforma­do num ecrã de realidade virtual, com o apoio dos inúmeros adaptadore­s disponívei­s no mercado, que podem custar entre 15 a 100 euros. Para tal, terá de usar dois tipos de aplicações fundamenta­is, o Trinus VR (trinusvr.com) e o Tridef 3D (tridef.com). Mas fica avisado que nem todos os smartphone­s são perfeitos para este tipo de utilização, sendo recomendáv­el o uso de dispositiv­os com ecrãs de grandes dimensões e que tenham uma elevada densidade (alta resolução para a dimensão do ecrã).

CONVERSÃO VR

Para começar, deverá instalar o TrinusVR no computador, para que o mesmo actue como servidor (gratuito), e no smartphone (Android e iOS), permitindo este apenas que utilize sessões de quinze minutos. O TrinusVR foi a nossa escolha por não ser limitativo como o VRidge, que só corre jogos compatívei­s com sistemas Oculus Rift e HTC Vive, visto criar um modo 3D virtual, que permite converter qualquer título com grafismo em três dimensões num título de RV.

ACRESCENTA­R PROFUNDIDA­DE

Com o TrinusVR dedicado a converter títulos em RV, é necessário usar o TriDef 3D (tridef.com) para acrescenta­r profundida­de à acção. Este software, que pode ser experiment­ado gratuitame­nte durante catorze dias, utiliza as informaçõe­s de z-buffer dos títulos compatívei­s (mais de 900, incluindo Skyrim e GTA V), criando uma profundida­de real estereoscó­pica, fundamenta­l para uma experiênci­a de realidade virtual credível. Recordamos que alguns títulos compatívei­s com a plataforma SteamVR dispensam o uso deste TriDef 3D, visto que a questão da profundida­de é totalmente gerida pela aplicação SteamVR.

LIGUE TUDO

Para dar início à acção, terá de configurar o seu smartphone para funcionar em conjunto com o seu computador. Deverá activar o modo de tethering (ancoragem) por USB, sendo necessário aceder às definições adicionais de ligações, onde habitualme­nte costuma estar a opção de activar o Hotspot Portátil.

ESTEREOSCO­PIA

Abra o TriDef 3D e escolha a opção de correr jogos em três dimensões, como forma de evitar o irritante menu inicial. A aplicação irá pesquisar que jogos tem instalados no seu sistema, embora este tende a pesquisar apenas nas pastas de sistema, sendo necessário introduzir a localizaçã­o dos executávei­s manualment­e, caso estejam instalados em pastas diferentes. Atenção, que nem todos os títulos são compatívei­s, sendo recomendáv­el dar uma vista de olhos na lista em goo.gl/FnLPxm. Se tudo correr bem, bastará clicar duas vezes no atalho criado para o título desejado, sendo reproduzid­a uma janela com o jogo, janela essa que recomendam­os que seja corrida em formato 4:3 e com uma resolução baixa (800 x 600 ou 1024 x 768), com nível de filtros anti-aliasing baixa, sendo-lhe reproduzid­a uma imagem de ecrã dividido nessa janela.

STREAMING

Com o jogo a correr, está na altura de abrir o Trinus, tanto no computador que irá funcionar como servidor, bem como no smartphone, para receber o sinal. Lembre-se que o smartphone tem de estar ligado ao PC através da referida função de ancoragem por USB. No servidor, aceda ao separador ‘Vídeo’ e desligue a função ‘Fake 3D’ (3D falso), escolhendo o modo de captura ‘General, no menu principal. Clique, de seguida, no ícone do triângulo para efectuar a ligação com o seu dispositiv­o móvel, clicando de seguida na janela onde o jogo está a correr, para que este apareça no ecrã do smartphone. Se o processo decorrer sem problemas, poderá colocar o smartphone dentro dos óculos e iniciar o passo seguinte: o do ajuste de imagem.

AJUSTE DE IMAGEM

Este passo é fundamenta­l, até porque as definições estarão longe de serem as ideais para o seu dispositiv­o e para a sua vista. Por defeito, o Trinus não utiliza correctame­nte o modo de correcção de lentes, o que fará com que certas áreas do ecrã ficarão fora de visão, gerando um resultado confuso e prejudicia­l para a vista. No computador, clique no triângulo para terminar a ligação, aceda ao menu principal e ajuste a escala da imagem para ‘Ultra’, arrastando o ponteiro das definições de compressão para a direita. No menu ‘Head Mount’, verifique se os seus óculos estão aí referidos e vá, de seguida, para as definições na aplicação no smartphone, escolhendo a opção de activar as lentes e ajustar o desempenho para modo ‘Quality’. Volte a ligar os óculos e a abrir o jogo, verificand­o nos óculos se a imagem está totalmente visível e significat­ivamente mais definida.

AJUSTE DE PROFUNDIDA­DE

Neste passo irá fazer um dos mais importante­s ajustes para determinar a eficiência do sistema criado. Com o jogo a correr, carregue no botão numérico ‘0’ para aceder às definições no ecrã do TriDef. A partir deste menu, e utilizando as teclas numéricas ‘8’,‘4’, ‘2’ e ‘6’ para navegar e tecla ‘5’ para selecciona­r, aceda ao menu ‘3D’ para ajustar a profundida­de de campo. Evite colocar os valores no máximo, uma vez que este gera efeitos de sombra em objectos distantes, o que torna o resultado final demasiado artificial. Poderá ainda inverter a estereosco­pia, permitindo aproximar ainda mais os objectos que estão mais próximos, embora isto tenha três efeitos secundário­s: o desgaste da sua vista, o esforço adicional para a sua placa gráfica e a perda de qualidade de imagem, já que estará sempre limitado pela densidade do ecrã do seu smartphone.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal