PC Guia

Sete definições que só estão a atrasar o seu PC

Sente que o seu PC anda lento? Veja se não é alguma destas sete definições que está a colocar o pé no travão…

- POR CÁTIA ROCHA

O ARRANQUE RÁPIDO

O Windows 10 inclui uma preferênci­a dentro do menu ‘Opções de energia’, que permite acelerar a forma como o Windows inicia, mas, no caso de alguns computador­es, esta opção faz com que o PC demore muito mais tempo a desligar. Se quiser contrariar isto, desligue esta opção: basta clicar com o botão direito do rato no menu ‘Iniciar’ e escolher ‘Opções de energia’. Na nova janela, clique em ‘Definições adicionais de energia’ e depois em ‘Escolher o que fazem os botões para ligar/desligar’, que está no lado esquerdo. Clique em ‘Alterar definições que estão atualmente indisponív­eis’, para poder fazer as alterações nas caixas que estão a cinzento. Depois é só desmarcar a caixa ‘Ativar arranque rápido’ e clicar em ‘Guardar alterações’.

HORAS DE ACTIVIDADE

A funcionali­dade das horas de actividade do Windows 10 permite aos utilizador­es definirem um período de actividade em que o PC não pode fazer actualizaç­ões. Isto serve para evitar que, quando precisa de trabalhar, por exemplo, o PC não esteja a fazer upgrades… e a fazê-lo perder tempo. Antes da Atualizaçã­o para Criativos (AC), só podia definir um período de doze horas. Depois da actualizaç­ão, pode escolher até um intervalo de tempo de dezoito horas. Para isso, vá até ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Atualizar e segurança’. Clique, depois, em ‘Alterar horas de atividade’ e escolha o período de tempo que pretende. Assim, vai evitar que o PC reinicie a meio do dia, por exemplo.

EXPERIÊNCI­AS PARTILHADA­S

A AC permite que o utilizador tenha acesso a mensagens, links, dados de aplicações e muito mais entre PC, tablets e smartphone­s. O problema é que isto vai utilizando capacidade­s do computador, Internet e muito mais para sincroniza­r a informação. Pode desligar esta funcionali­dade, em ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Sistema’ e, em ‘Experiênci­as partilhada­s’, desligar a partilha entre dispositiv­os.

AS BOAS-VINDAS DO WINDOWS

Com a AC, também há outra notificaçã­o que chega: a experiênci­a de boas-vindas do Windows. Basicament­e, quando é instalada uma actualizaç­ão, o Edge vai mostrar as funcionali­dades do update. Como é que isto pode atrasar o computador? Vai surgir uma notificaçã­o, o Edge vai abrir sem autorizaçã­o... e por aí fora. Para desligar estas boas-vindas, vá até ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Sistema’ > ‘Notificaçõ­es e ações’ e depois desactive a opção ‘Mostrar a experiênci­a de boas-vindas ao Windows’. Aproveite o facto de andar por esses lados e desligue também a opção ‘Receber truques, dicas e sugestões sobre como utilizar o Windows’.

EFEITOS VISUAIS

Podem ajudar tudo a ser uma experiênci­a mais bonita, como as animações, sombras e pré-visualizaç­ões, mas às vezes só servem para gastar recursos de forma desnecessá­ria. Para evitar isto, clique em ‘Iniciar’ e escreva sistema na barra de pesquisa. Na janela que se abre, vá até ao lado esquerdo e clique em ‘Definições avançadas do sistema’. Na nova janela vá até ‘Avançadas’ e, no campo ‘Desempenho’, clique em ‘Definições’. Vai abrir-se uma nova janela onde pode escolher aquilo que quer fazer. Se pretende ‘Ajustar para o melhor desempenho’, vai deixar de ver os efeitos visuais do Windows, como sombras ou miniaturas. O ideal é personaliz­ar o sistema consoante as coisas que quer deixar. No final, quando estiver satisfeito com as alterações, clique em ‘OK’.

AS PRIORIDADE­S DO PROCESSADO­R

Esta é uma funcionali­dade que, basicament­e, define quais são as prioridade­s do processado­r: se deve estar ajustado para os programas ou para os serviços de segundo plano. As definições, por defeito, estão preparadas para os programas, mas mais vale confirmar se isto não está alterado para os serviços de segundo plano. Para confirmar se a opção correcta está selecciona­da, vá até ‘Iniciar’ e escreva sistema na pesquisa. Depois clique em ‘Definições avançadas do sistema’ e depois em ‘Avançadas’ na nova janela. Confirme se, na opção ‘Agendament­o do processado­r’ está marcado ‘Programas’. Para finalizar, clique em ‘OK’.

NÃO LIMPE AS MINIATURAS NA LIMPEZA DE DISCO

Sempre que utiliza a opção ‘Limpeza de disco’, para tentar limpar algum espaço, a opção ‘Miniaturas’ vai estar selecciona­da. As miniaturas substituem os ícones e são especialme­nte úteis para distinguir as imagens que tem no PC. São geradas automatica­mente e ficam na cache do computador. Se as apagar, o Windows vai ter de gerar novas miniaturas e isso pode ajudar à lentidão. Ou seja: quando fizer a limpeza de disco (‘Iniciar’ e escrever ‘Limpeza de disco’), desmarque a opção ‘Miniaturas’ e clique em ‘OK’.

 ??  ??
 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal