PC Guia

AVAST FREE

-

O software gratuito de segurança da Avast pode ser muito útil e competente. Mas, na altura de tentar fazer com que pague por uma solução mais avançada, ou por mais apps, não facilita.

ONDE ESTÁ O TRUQUE?

Durante a instalação, utilizador­es menos atentos podem facilmente instalar software desnecessá­rio. O instalador do Avast passa por várias janelas onde impinge ferramenta­s gratuitas ou funcionali­dades premium. Mas há mais: quando faz a actualizaç­ão do Avast Free para a versão mais recente, vai deparar-se com um grande botão verde que pede uma activação. O mesmo está na interface principal do programa. É claro que isto parece ser o último passo para activar o upgrade, mas não é o caso. O que a marca quer é que instale uma versão de teste gratuita do software pago Avast Internet Security (59,99 euros/ano), como se pode ver bem na janela depois de olhar com mais atenção.

QUAL É A SOLUÇÃO?

Infelizmen­te, o Avast não permite esconder este tipo de anúncios/ ofertas. O melhor mesmo é ter cuidado onde clica, para ficar a salvo de instalaçõe­s indesejada­s. Leia bem os pop-ups que o software abre com propostas deste género, porque com letras mais pequenas, e a cinzento, há quase sempre um link que diz ‘Não, obrigado’.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal