PC Guia

WINZIP

-

Esta ferramenta de compressão de ficheiros (36,84 euros) tem uma versão gratuita que é, precisamen­te, a única de que alguma vez iremos precisar.

ONDE ESTÁ O TRUQUE?

Quem usa muito a versão trial do WinZip já deve ter dado de caras com uma mensagem que avisa de que o período de teste gratuito (Evaluation Version) acabou. Mas, se esperar uns segundos, isto desaparece e pode continuar a usar o software. Contudo, quem tiver uma versão mais recente, vai mesmo ter um limite de 21 dias de utilização grátis - depois disso será impossível continuar a usar o WinZip. É aqui que muitos de nós vamos pensar seriamente em comprar, finalmente, esta aplicação, para não ficarmos impedidos de fazer unzip aos ficheiros que já comprimimo­s com o WinZip.

QUAL É A SOLUÇÃO?

Como seria de esperar, isto não é verdade. Os ficheiros que tiver zipado com o WinZip continuam a poder ser utilizados com outras aplicações semelhante­s, efectivame­nte gratuitas. A primeira coisa a fazer é desinstala­r o WinZip: ‘Iniciar’ > ‘Definições’ > ‘Aplicações’ > ‘WinZip’ > ‘Desinstala­r’. Feito isto, os ficheiros zipados passam a ser abertos normalment­e com a ferramenta pré-definida que já vem instalada no Windows 10. Também pode comprimir ficheiros com este recurso: clique numa selecção de ficheiros com o botão direito do rato e, no menu de contexto, escolha ‘Enviar para’ > ‘Pasta comprimida (zipada)’. Se tiver ficheiros comprimido­s com extensões RAR ou 7Zip, use as apps gratuita PeaZip (peazip.org) ou 7-Zip (7-zip.org).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal