PC Guia

As dez principais novidades que do próximo sistema operativo da Apple: o High Sierra.

O próximo update do sistema operativo da Apple está a poucos dias de ser disponibil­izado para todos os computador­es Mac compatívei­s. Aqui ficam dez das principais novidades que marcam esta “escalada” na “serra” do macOS.

-

1 ENCONTRAR E-MAILS DE FORMA MAIS RÁPIDA

A actual pesquisa do Mail da Apple é demorada e, por vezes pouco eficaz. Mas com o High Sierra é adicionada uma opção que nos ajuda a encontrar mensagens antigas e importante­s: no topo dos resultados da pesquisa vai surgir um conjunto de e-mails considerad­os como Top-Hits. Aqui vai haver uma grande componente de machine learning por parte da Apple, uma vez que o SO vai analisar quanto tempo levamos a ler uma mensagem, quantas vezes a abrimos e se vem de contactos com quem trocamos emails muitas vezes.

2 PARTILHAR UM FICHEIRO A PARTIR DA DRIVE ICLOUD

É uma das funcionali­dades que estavam a fazer falta à plataforma da cloud da Apple, desde que o MobileMe e o iDisk foram encerrados. Agora, basta partilhar um link de um ficheiro com um amigo ou colega de trabalho para que possam trabalhar os dois no mesmo ficheiro. Sim, é mais uma coisa que outros já têm há séculos (ex.: Google Drive) e que só agora é implementa­doimpl pela Apple - um clássico da “maçã”, portanto.

3 NOTAS FÁCEIS DE ENCONTRAR

A apapp de Notas do macOS tem melhorado considerav­elmente ao longo dos ttempos e tem recebido mais funcionali­dades, como a capacidade de guardargua­r imagens. Mas, mesmo assim, muitos utilizador­es continuam a preferirpr­efe software como o Evernote na altura de escolher um recurso deste género.géne No High Sierra, a Apple quer subir de nível e vai vitaminar ainda mais a Notas. Uma das mudanças passa por ser possível fazer pin (marcar) as nnotas mais importante­s no topo da interface.

4 ACABOU-SE O ÁUDIO DOS VÍDEOS AUTOPLAY NA WEB

Já nnos aconteceu a todos: abrimos uma página Web e, de repente, começa a papassar um vídeo que está em autoplay e cujo som quase nos fura os tímpanos.tímp Pois, isso tem os dias contados com o Safari no High Sierra. Por defeito,defe todos os vídeos que passam de forma automática estão em mute. Mas vai haver uma opção em que pode activar excepções. A pergunta é: será que alguém a vai usar mesmo?

5 LIVE PHOTOS NO FACETIME

A apaplicaçã­o de videochama­da da Apple passa a ter uma opção que permite tirar uma Live Photo de um momento da conversa. O tempo de duração é o memesmo que já temos disponível nos iPhones (cerca de 2 a 3 segundos), sendosend que o nosso interlocut­or é sempre avisado de quando o fazemos, tudo em nome da transparên­cia e da privacidad­e. Pois.

6 EDIÇÃO AVANÇADA DE FOTOGRAFIA

Já falámos várias vezes na MacGuia sobre a aplicação Fotos e das suas capacidade­s. Embora modestas, cumprem os requisitos mínimos; contudo, esta é mais uma app que vai subir de nível. A Apple prepara-se para adicionar funcionali­dades de edição de cor avançadas, como por exemplo, uma ferramenta de Curvas (para ajustar o contraste) semelhante à do Photoshop. No “menu” estará ainda a Selective Color para aplicar apenas as mudanças à cor selecciona­da (aumentar ou diminuir intensidad­e num canal de cor). Mas não é tudo: vai haver muitos filtros para aplicar às imagens. Exacto, como no Instagram.

7 UMA SIRI MAIS AMIGÁVEL

Esta mudança vai acontecer também no iOS 11 e vai dar à Siri um tom de voz mais natural. Acredita-se que a Apple se terá inspirado do no filme Her para dar mais humanidade a este assistente digital, com entoações de voz mais de acordo com as frases que estiver a dizer. Mas bom, bom, era mesmo meter a Scarlett Johansson a falar-nos ao ouvido como fez com o Joaquin Phoenix.

8 PARTILHAR ARMAZENAME­NTO NO iCLOUD

O iCloud é um daqueles softwares que, como se costuma dizer, tem espaço para várias melhorias. Já referimos um deles e, o conceito de ‘disponibil­izar updates a conta-gotas’ da Apple vai verter mais uma pinguinha no High Sierra. Passa a haver possibilid­ade de partilhar um plano de armazename­nto com várias pessoas, mais ou menos como acontece com o Netflix ou o Spotify. Mas atenção: isto só vai ser possível nas opções de 200 GB e 2 TB.B.

9 ADEUS, SOFTWARE DE 32-BIT

Os dias do software de 32-bit no macOS estão a chegar ao fim. Com a entrada em cena do High-Sierra, a partir de Janeiro de 2018 todas as apps submetidas na App Store vão ter de ser de 64-bit, obrigatori­amente. Isto não significa que este SO não seja compatível com software antigo que tenha já instalado, mas o aviso fica feito: o High-Sierra será o último sistema operativo da Apple a ter compatibil­idade «sem compromiss­os» com 32-bit.

10 REALIDADE VIRTUAL, COMPRESSÃO DE VÍDEO E SISTEMA DE FICHEIROS

Decidimos juntar estas três novidades num só ponto porque se explicam rapidament­e. O novo sistema de ficheiros é o APFS, decalcado do iOS, e que aumenta a rapidez e desempenho­sempenho do sistema; a API da Apple actualiza-se para a versão 2, o que vai permitir usar sistema ma de realidade virtual e placas gráficas externas nos Mac; finalmente, a compatibil­idadee com a norma HVEC vai possibilit­ar bilitar fazer compressão de vídeo atété 40% mais rápido; mas aqui há á um ‘mas’: para ver vídeo HVECC 4K o seu Mac vai precisar de ter um processado­r Intel Skylake ou superior.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal