PC Guia

QNAP TS-X53B LIGAÇÕES PARA TODOS OS GOSTOS

O novo NAS TS-x53B é um dos mais evoluídos que a marca chinesa nos fez chegar até hoje. Este dispositiv­o pode albergar até quatro discos SATA de 3 ou 3,5 polegadas para partilhar o espaço disponível pelosdispo­sitivos que estejam em rede com ele.

- P. Tróia

Mas esta QNAP não se fica por aqui. qui. Existe também a hipótese de ampliar as suas funcionali­dadesades através de actualizaç­ões de memória RAM, que, de série, é de 8 GB ou através da instalação de placas PCI Express que, por exemplo, podem melhorar o desempenho da ligação à rede ou para aumentar a capacidade de processame­nto de dados.

MAIS QUE UM DISCO EXTERNO

Sim, este NAS é mais que uma máquina de partilha de espaço de armazename­nto numa rede, o seu processado­r interno, um Intel Celeron J3455 com quatro núcleos a funcionar a 1,5 GHz permitem levar a cabo tarefas como transcodif­icação de ficheiros de áudio ou vídeo em tempo real ou instalar um pequeno servidor web ou de email. Outra utilização popular destes sistemas é a de prototipag­em de sites Web durante o seu desenvolvi­mento. Isto é possível através da instalação de um programa de servidor web como o Apache, de um sistema de gestão de bases de dados como o MySQL, acompanhad­os por um interpreta­dor de linguagem PHP e finalmente de um sistema de gestão de conteúdos como o Wordpress ou o Drupal. Todas estas aplicações são gratuitas e podem ser instaladas automatica­mente através da loja de aplicações da própria QNAP que está disponível através da interface Web do dispositiv­o. Mas se não quiser usá-lo para estas “coisas sérias” há também a possibilid­ade de o transforma­r num media center e ligá-lo directamen­te a um televisor através de um cabo HDMI. O QNAP até inclui um comando à distância para o controlar quando está a ser usado nestas funções. No entanto, pelos mais de 700 euros que a QNAP pede por ele, há melhores coisas para ele fazer. No campo das ligações, o TS-x53B tem duas entradas RJ-45 para a ligação à rede, duas entradas HDMI, quatro entradas USB 3.0 e entradas para microfone e colunas. Tudo isto na parte de trás. Na parte da frente estão duas entradas USB 3.0 (Type-A e Type-C) e uma entrada para cartões de memória SD. Ainda à frente está um pequeno ecrã que permite ao utilizador saber o que se está a passar com o sistema. Os discos podem ser trocados com o sistema ligado e, se usar discos de 3,5 polegadas, não necessita de parafusos para a instalação. Se usar discos de 3 polegadas tem a hipótese de usar um adaptador ou de os aparafusar a um dos lados do suporte. Os suportes são de encaixe, o que dispensa a utilização de uma chave.

O SILÊNCIO É DE OURO

Apesar de dispor de refrigeraç­ão activa (leia-se ‘ventoinha’), na maioria dos casos nem se dá por ele a funcionar. A construção é excelente, embora a peça frontal em plástico semi-transparen­te não inspire muita confiança. Mas também é daquelas coisas em só se terá de mexer quando se tem de mudar um dos discos. O ‘calcanhar de Aquiles’, neste campo, é o facto de as placas terem de estar de acordo com uma norma da própria QNAP, que o obriga o utilizador a comprá-las ao fabricante. No que respeita ao desempenho, utilizando o nosso conjunto de ficheiros com 4,7 GB, obtivemos uma boa marca de 108 MB/s. Não deve ter sido alheio do facto de, em vez de discos mecânicos, termos usado discos SSD da Transcend, que acrescenta­m muito mais velocidade de escrita e leitura que uma unidade da geração anterior. No que respeita ao software, este NAS suporta as opções habituais de configuraç­ão de discos como RAID 0,1, 5, 6,10, 5 + hot spare e JBOD Single. Todas as configuraç­ões são feitas através da interface web da própria unidade.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal