PC Guia

RECUPERAR DADOS COM O DMDE

-

1 DOWNLOAD E EXTRACÇÃO

Vá a dmde.com/download e clique no botão para descarrega­r a versão do DMDE para Windows. Depois de descarrega­da, extraia a ferramenta para uma unidade que não a que pretenda recuperar os ficheiros perdidos. Uma vez extraído todo o conteúdo do ficheiro ZIP, clique no ficheiro executável DMDE.exe para iniciar a aplicação

2 ESCOLHA A UNIDADE

Abrindo o DMDE, ser-lhe-á pedido para escolher a unidade de onde deseja recuperar os ficheiros perdidos. Para simplifica­r o processo, recomendam­os que escolha a opção ‘Discos Lógicos’, escolhendo de seguida a letra da unidade onde os mesmos estariam armazenado­s. Se a partição não estiver visível, escolha a lista ‘Dispositiv­os Físicos’, escolhendo de seguida o dispositiv­o onde estaria a partição, ou os ficheiros perdidos.

3 SELECCIONE A PARTIÇÃO

Escolhendo o Dispositiv­o Físico, o DMDE irá pesquisar a unidade até encontrar partições. Clique em ‘OK’ nas possíveis janelas de erro que lhe poderão surgir. Quando encontrar a lista de partições, tente identifica­r a partição desejada através do nome de Volume, bem como pelo tamanho da partição, clicando de seguida em ‘Abrir Volume’.

4 OPÇÕES DE RECONSTRUÇ­ÃO

Clique de seguida no volume que indica [Todos Encontrado­s + Reconstruç­ão] no painel esquerdo, escolhendo a opção ‘$Root’, para poder aceder a todos os ficheiros da partição. Se seguida, com o botão direito do rato, escolha a opção ‘Procurar por Ficheiros’, podendo determinar, através dos filtros, para pesquisar apenas ficheiros num terminado formato (como DOC, por exemplo).

5 O QUE RECUPERAR

Por estarmos a usar a versão gratuita, esta tem como limitação a recuperaçã­o de apenas quatro mil ficheiros, limitação essa que deverá ser mais do que suficiente para quem precisa de recuperar alguns ficheiros específico­s (licença anual sem limitação custa dezasseis euros). Escolha de seguida os ficheiros ou pastas que deseja recuperar e clique em ‘Ferramenta­s e Recuperar’.

6 REVER E RECUPERAR

Agora tem de clicar no botão que indica ‘Tamanho’, para ter uma ideia do espaço que os ficheiros recuperado­s deverão ocupar. Escolha, de seguida, a unidade de destino para a recuperaçã­o desses mesmos ficheiros (nunca use a mesma unidade) e não se esqueça de activar a opção ‘Incluir Excluído’, para adicionar os ficheiros que foram acidentalm­ente eliminados.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal