A 5.ª CO­LU­NA

PC Guia - - ON - ANDRÉ ROSA

Olá a to­dos. Es­te mês te­mos a luz ver­de da­da ao parlamento eu­ro­peu para avan­çar com as “má­qui­nas de cen­su­ra” da In­ter­net.

Es­ta pro­pos­ta da co­mis­são eu­ro­peia, que so­be ago­ra ao parlamento eu­ro­peu, trans­for­ma to­dos os si­tes de con­teú­do pú­bli­co, on­de qual­quer pes­soa pos­sa fa­zer uplo­ads, em au­tên­ti­cas má­qui­nas de cen­su­ra. Re­su­min­do: a ideia é cri­ar um fil­tro gi­gan­te que va­li­de, no mo­men­to do uplo­ad para, se es­se mes­mo con­teú­do é pro­te­gi­do por di­rei­tos de au­tor e no mo­men­to cen­su­rar o mes­mo (bit.ly/2tVRcU1).

Além de, tec­ni­ca­men­te, ser mui­to di­fí­cil de im­ple­men­tar, is­to tor­na as re­des so­ci­ais, fó­runs de dis­cus­são e ou­tros que tais em po­lí­ci­as di­gi­tais, sen­do que a pro­pos­ta in­clui ex­cep­ções co­mo os pro­ve­do­res de in­ter­net, lo­jas on­li­ne, re­po­si­tó­ri­os de tra­ba­lhos e ser­vi­ços de cloud pri­va­dos.

Co­mo no­ta fi­nal, es­te mês dei­xo-vos um ar­ti­go da as­so­ci­a­ção de de­fe­sa dos di­rei­tos di­gi­tais eu­ro­peia so­bre a po­lí­ti­ca de re­ten­ção de da­dos por­tu­gue­sa: bit.ly/2FLaz7W. E já sa­bem: qual­quer coi­sa po­dem con­tac­tar-me pe­lo Twit­ter com per­gun­tas ou te­mas que quei­ram ver aqui dis­cu­ti­dos.

Até ao pró­xi­mo mês!

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.