As­sis­ten­te de voz e re­a­li­da­de au­men­ta­da na “re­cei­ta” tec­no­ló­gi­ca da Mer­ce­des

A Tes­la es­tá, nes­te mo­men­to, a sur­far a on­da da tec­no­lo­gia co­mo nin­guém. Mas as mar­cas tra­di­ci­o­nais de au­to­mó­veis pro­me­tem não dar des­can­so a uma Tes­la que não se po­de dei­xar ador­me­cer à som­bra da ba­na­nei­ra da elec­tri­ci­da­de. A Mer­ce­des dá o exem­plo.

PC Guia - - ON -

Os car­ros in­te­li­gen­tes, tal co­mo os smartpho­nes, dei­xa­ram a sua mar­ca no Mo­bi­le World Congress de 2018. Afi­nal, ha­ve­rá al­go mais mó­vel do que um… au­to­mó­vel? Ca­da vez mais, as mar­cas do sec­tor sa­bem que é im­por­tan­te es­tar tam­bém pre­sen­tes nas fei­ras de tec­no­lo­gia e não ape­nas nos sa­lões tra­di­ci­o­nais do gé­ne­ro, co­mo o de Pa­ris, Ge­ne­bra ou De­troit. E a ra­zão é bas­tan­te ób­via: in­síg­ni­as co­mo a Mer­ce­des tam­bém têm de ape­lar aos con­su­mi­do­res que es­tão ca­da vez mais se­den­tos de no­vi­da­des tec­no­ló­gi­cas nos smartpho­nes e que es­tão ho­je em dia acostumado­s a fa­lar para as­sis­ten­tes vir­tu­ais e em vez de es­cre­ver ou to­car em bo­tões. Ou se­ja, a so­fis­ti­ca­ção de um au­to­mó­vel es­tá mui­to além do fac­to de ser eléc­tri­co.

NÃO SA­BE? PER­GUN­TE À MER­CE­DES!

É pre­ci­sa­men­te nes­te cam­po que a Mer­ce­des ata­cou em for­ça na edi­ção des­te ano do MWC, ao apre­sen­tar aque­le que se­rá o pri­mei­ro as­sis­ten­te de voz a fa­zer par­te de um sis­te­ma de en­tre­te­ni­men­to au­to­mó­vel. O Ask Mer­ce­des re­cor­re a in­te­li­gên­cia ar­ti­fi­ci­al e fun­ci­o­na co­mo a Si­ri no iPho­ne. Por exem­plo, es­te sis­te­ma vai ser es­pe­ci­al­men­te im­por­tan­te para quem não per­ce­be as­sim tan­to de au­to­mó­veis e não es­tá para ler o ma­nu­al de ins­tru­ções. As­sim, po­de per­gun­tar ao seu au­to­mó­vel o que sig­ni­fi­cam os mo­dos de con­du­ção co­mo o ‘Sport+’ ou pe­dir ins­tru­ções de co­mo em­pa­re­lhar o smartpho­ne via Blu­e­to­oth. Para já, ape­nas Clas­se E e Clas­se S vão ser com­pa­tí­veis com o Ask Mer­ce­des.

RE­A­LI­DA­DE AU­MEN­TA­DA PARA O GPS

Além de apre­sen­tar um con­cept car Smart au­tó­no­mo e eléc­tri­co, a Mer­ce­des quis tam­bém mos­trar o no­vo Clas­se A, que sur­ge ago­ra com um ecrã a ocu­par gran­de par­te do ta­bli­er on­de es­tá in­te­gra­da a no­va in­ter­fa­ce digital da mar­ca, a Mer­ce­des-Benz User Ex­pe­ri­en­ce (MBUX), que tam­bém tem IA, tal co­mo os mais re­cen­tes smartpho­nes a che­gar ao mer­ca­do. Ou­tra das ca­rac­te­rís­ti­cas é a pre­sen­ça de so­lu­ções de re­a­li­da­de au­men­ta­da nos ma­pas do GPS in­te­gra­do, que re­for­çam a si­na­li­za­ção, di­rec­ções e no­mes de rua, tudo com ba­se nu­ma câ­ma­ra que vai fil­man­do o ca­mi­nho à fren­te do au­to­mó­vel. Com pre­ços a par­tir dos 32 450 euros, o no­vo Clas­se A che­ga­rá em Maio a Por­tu­gal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.