Ca­pi­tal So­ci­al

PC Guia - - ON -

Ve­nham jo­gar! O en­tu­si­as­mo su­e­co por uma so­ci­e­da­de sem mo­e­das ar­re­fe­ceu. A ideia de vi­ver sem tro­cos a cho­ca­lhar no bol­so pa­re­cia bas­tan­te ape­la­ti­va ao iní­cio, mas o fac­to de ter to­das as tran­sac­ções mo­ne­tá­ri­as re­gis­ta­das di­gi­tal­men­te dei­xou es­tes es­can­di­na­vos de pé atrás. E se al­guém des­li­gar a fi­cha ao sis­te­ma, o que é que acon­te­ce?

Ima­gi­nem que as vos­sas tran­sa­ções são con­tro­la­das pe­lo Go­ver­no. E es­se Go­ver­no é a Chi­na, que já tem em vi­gor um Sis­te­ma de Cré­di­to So­ci­al, que pre­meia os ci­da­dãos de con­fi­an­ça e pu­ne os de­so­be­di­en­tes.

Se fi­zer­mos compras nu­ma em­pre­sa es­tran­gei­ra, em de­tri­men­to de uma nacional, perdemos pri­vi­lé­gi­os? Se cri­ti­car­mos a com­pa­nhia aé­rea do Es­ta­do po­de­re­mos ser pe­na­li­za­dos com mais ta­xas, ter um lu­gar pi­or no avião ou a não termos di­rei­to a uma da­que­las re­fei­ções fan­tás­ti­cas que ser­vem du­ran­te o voo?

Uma em­pre­sa de­sen­vol­veu uma In­te­li­gên­cia Ar­ti­fi­ci­al que ob­ser­va as emoções, ener­gia e grau de dis­tra­ção dos con­du­to­res, pa­ra evitar com­por­ta­men­tos que re­sul­tem em aci­den­tes.

Mas, e se apli­ca­rem o mes­mo sis­te­ma no lo­cal de tra­ba­lho? É mais que o con­tro­lo dos há­bi­tos on­li­ne dos tra­ba­lha­do­res, mas a ob­ser­va­ção di­rec­ta da sua ac­ti­vi­da­de. Se for um trabalhado­r me­nos em­pe­nha­do per­co pontos no meu cré­di­to so­ci­al?

É a ga­mi­fi­ca­ção - des­cul­pem o pa­la­vrão - da ci­da­da­nia e, co­mo sa­be­mos, nos jogos perdemos mais ve­zes que ga­nha­mos. Um mo­de­lo so­ci­al des­te ti­po se­ria um anes­té­si­co que nos man­te­ria dó­ceis e fun­ci­o­nais sob o olhar de uma tes­te­mu­nha per­ma­nen­te. Es­que­çam a falta de li­kes nos vos­sos posts, is­to é bem mais efi­caz.

Epi­cu­ro dis­se pa­ra fa­zer­mos tu­do co­mo se es­ti­vés­se­mos a ser ob­ser­va­dos. Eu pre­fi­ro dan­çar co­mo se nin­guém es­ti­ves­se a ver.

Twit­ter: @alex­ga­me­la

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal

© PressReader. All rights reserved.