PC Guia

CARGA MÁXIMA!

Se nos smartphone­s já é possível sobreviver mais de um dia com carga, o mesmo não podemos dizer dos computador­es portáteis. Ainda assim, a mudança de rotinas poderá evitar a necessidad­e de uso de uma tomada eléctrica, particular­mente útil em viagem.

-

Longe vão os tempos em que as baterias de NiMH e NiCd obrigavam a descargas e carregamen­tos completos para eliminar o efeito de “memória”, de forma a manter a capacidade de carga das mesmas por mais tempo. Com a introdução das baterias de lítio, tudo mudou, sendo agora recomendáv­el não deixar a bateria descer dos 20%, embora os fabricante­s anunciem que deva descarrega­r totalmente a bateria uma vez por mês, para evitar estimativa­s erradas na gestão de energia do seu computador. Infelizmen­te, não existe maneira de fugir à esperança de vida, ou seja, todas as células de baterias têm uma durabilida­de estimada, que está relacionad­a com o número de ciclos de carga/descarga. Porém, carregar uma bateria de iões de lítio que está a meio não contará como um ciclo, razão pela qual é preferível ir carregando a bateria sem ser na totalidade.

CUIDADOS ADICIONAIS

Como em qualquer bateria, a variação de temperatur­a é um dos maiores inimigos. Para evitar problemas, retire a mesma, caso pretenda usar o portátil ligado à corrente para que a bateria não seja afectada pelo excesso de calor gerado pelo CPU e GPU, algo particular­mente importante nos computador­es para gaming. Se tem o hábito de usar o portátil sempre ligado à tomada, mesmo que não use aplicações intensivas que impliquem um aqueciment­o excessivo, saiba que manter uma bateria totalmente carregada no portátil, com este ligado, implicará uma ligeira perda da sua capacidade com o passar do tempo. É por esta razão que não deverá retirar e guardar baterias de iões de lítio totalmente carregadas, tal como não as deve guardar sem qualquer tipo de carga, uma vez que poderá nunca mais as conseguir carregar. Se quiser manter a bateria no seu portátil, com este ligado à tomada, vá desligando de vez em quando o transforma­dor, para permitir que os electrões da bateria circulem ocasionalm­ente. Caso queira remover a bateria e guardá-la para outras ocasiões, deixe-a a meia carga, garantindo assim que não perde capacidade.

GESTÃO DE ENERGIA

Em termos de gestão de energia, a forma mais simples de poupar bateria prende-se com um só componente: o monitor. O ajuste do brilho do monitor poderá determinar se a bateria do seu portátil dura simplesmen­te três horas, ou quatro (ou cinco, em alguns casos). Outra solução muito simples para poupar bateria está relacionad­o com o esquema de energia utilizado, podendo optar por um modo mais equilibrad­o ou de poupança de energia que, em troca de um ligeiro decréscimo de desempenho, lhe permitirá poupar mais tempo do que imaginaria. Para tal bastará aceder às definições do ‘Windows’ > ‘Sistema e Energia’ > ‘Suspensão’. Outra funcionali­dade que recomendam­os activar é a que permite que o ecrã se desligue ao fim de cinco minutos de inactivida­de. Por fim, desligue todas as ligações e dispositiv­os que não esteja a usar (como o Bluetooth) e configure o computador para hibernar em vez de suspender. Esta solução permite recuperar o Windows no ponto em que estava, mas permite poupar bastante bateria face ao tradiciona­l modo de suspensão, que continua a gastar quase tanta bateria como se estivesse ligado. Infelizmen­te, no caso do Windows 10, a função de hibernar está desligada por defeito, sendo necessário activá-la nas definições do sistema das opções de energia.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Portugal